Todos os proprietários enfrentam periodicamente o problema da falta de apetite em pequenos ruminantes. Mas pode ser difícil entender por que uma cabra está perdendo peso rapidamente e o que fazer para ajudar o animal a recuperar o peso. É perigoso quando desvios no comportamento de um animal e mudanças na aparência são sintomas de uma doença. Embora às vezes a falta de apetite possa ser simplesmente um capricho e uma relutância em comer a comida oferecida. E então é fácil resolver o problema simplesmente mudando sua dieta.
Por que uma cabra perde peso rapidamente?
Se excluirmos a possibilidade de doenças graves, veterinários e criadores de gado experientes sugerem várias razões para a perda de peso do gado:
- constipação pós-parto e recusa em comer. A falha do sistema hormonal pode causar prisão de ventre. A disfunção intestinal também provoca a doença, que é explicada pela alimentação da cabra com alimentos pesados e altamente calóricos antes do parto;
- um fenômeno comum é a perda de peso durante a gestação e o parto, pois no caso de uma gestação difícil a fêmea não tem forças para se alimentar bem;
- falta de vitaminas, micro e macroelementos.
Se a cabra perdeu muito peso, não entre em pânico. É necessário examinar o animal, certificar-se de que a dieta é nutritiva e de que não há fatores irritantes ou enervantes.
Como lidar com o problema?
Antes de começar a lutar pelo peso e pelo apetite, é aconselhável examinar o animal. Se não houver problemas visuais no corpo, você precisará entrar em contato com um veterinário e examinar a cabra magra. Já a perda de peso e a recusa alimentar são sintomas comuns de diversas doenças.
Uma dieta bem formulada é a chave para o pleno desenvolvimento de qualquer animal. A cabra é considerada um animal pouco exigente, mas não é de surpreender que ela se recuse a comer feno podre ou comida estragada. Você deve sempre monitorar a qualidade da ração e da água.
Para prevenir o raquitismo e a perda de peso devido à deficiência de vitaminas, os animais são alimentados com grama verde no verão e feno de alta qualidade no inverno. A dieta inclui constantemente galhos, grãos germinados, sementes de girassol, soja e sal. Deve-se ter em mente que em condições de calor extremo, os animais também podem recusar comida.
Medidas para prevenir a exaustão
Se o gado receber as condições adequadas e for selecionada uma dieta nutritiva, não haverá problemas de perda de peso ou falta de apetite.
Claro, tendo em conta a sazonalidade. Durante a estação fria, os animais podem sair por um curto período para evitar hipotermia. Uma alternativa razoável às caminhadas de inverno é ventilar periodicamente o ambiente durante o dia por 5 a 10 minutos.
Manter os animais em espaços apertados, úmidos ou mal ventilados não favorece o ganho de peso e o desenvolvimento. Portanto, os currais devem ser espaçosos e mantidos limpos. Recomenda-se desinfetar periodicamente as instalações contra parasitas. Às vezes, a exaustão pode ser causada por vermes que infectaram a cabra.
Portanto, é incentivada a desparasitação periódica de cabras adultas e animais jovens.
Se a perda de peso e a perda de apetite forem causadas por doença, o animal deve ser restaurado à forma gradualmente. Para despertar o apetite, a cabra é alimentada com iguarias. A criação das condições adequadas, uma dieta fortificada e água limpa contribuirá para o ganho de peso e o pleno desenvolvimento das cabras.