A variedade de morango Polka é o resultado da seleção holandesa e foi difundida pela primeira vez na Polónia. A planta foi rapidamente reconhecida pelo mercado europeu devido ao seu sabor e rendimento surpreendentes. Apesar de um período de cultivo tão longo, a popularidade da variedade não diminuiu.
- Mais informações sobre morangos Polka
- Peculiaridades
- Características dos arbustos
- Descrição das frutas vermelhas
- Produtividade
- Usabilidade
- Vantagens da variedade
- Imperfeições
- Nuances de cuidar de morangos
- Rega
- Cobertura
- Cobertura morta
- Capina e afrouxamento
- Preparando morangos para o inverno
- As nuances do plantio de morangos
- Selecionando um local
- Material de plantio
- Datas de desembarque
- Preparação do solo
- Qual esquema de plantio escolher
- Descrição passo a passo do pouso
- Propagação de morango
- Propagação por sementes
- Plantando morangos com bigode
- Outros métodos
- Doenças e pragas de plantas
- Coleta e armazenamento
Mais informações sobre morangos Polka
Cada variedade possui características próprias. Os jardineiros confiam neles ao escolher uma espécie ou outra.
Peculiaridades
A principal característica da variedade Polka é a despretensão e excelente produtividade. A planta enraíza-se bem na maioria das regiões.
Características dos arbustos
Os arbustos possuem as seguintes características distintivas:
- não diferem em altura (atingem 12-15 cm) e ramificação;
- estrutura poderosa;
- propenso a crescer demais;
- os caules são grossos, com bordas;
- a lâmina foliar é de tamanho médio, com borda recortada, de cor verde com tonalidade escura, com estrutura enrugada;
- forma muitos pedúnculos altos e fortes.
Descrição das frutas vermelhas
Durante o período de maturação, os frutos apresentam coloração escarlate. Um fruto totalmente maduro adquire uma tonalidade vermelho escuro com brilho. O peso dos bagos varia de 45 a 65 g e a polpa é rosada.
O sabor é a principal vantagem desta variedade. Os frutos são suculentos, com sabor a caramelo. Eles são perfeitamente passíveis de processamento, secagem e congelamento. Quando processados, os bagos não perdem o aroma.
Produtividade
A variedade não se caracteriza pelo aumento da produtividade. São 1,4 kg por arbusto. A planta frutifica bem em canteiros abertos e em casa de vegetação.
Usabilidade
A planta forma bigodes muito rapidamente. Para evitar o esgotamento dos arbustos, eles devem ser removidos a tempo. Com os devidos cuidados, produzem uma colheita estável.
Vantagens da variedade
Durante o processo de cultivo, foram reveladas as seguintes vantagens desta variedade:
- em dias ensolarados a colheita é máxima;
- os bagos são densos, o que garante uma boa transportabilidade;
- características de sabor;
- indicadores de aparência;
- resistência a baixas temperaturas, em latitudes médias não necessita de abrigo no período de frio;
- despretensão, resistência ao oídio e podridão cinzenta;
- não afeta os ácaros do jardim;
- Tolera clima quente e condições secas.
Imperfeições
Na hora de escolher uma variedade para cultivo, é necessário levar em consideração não só as vantagens da variedade, mas também as desvantagens:
- a quantidade de colheita diminui no 3º ano de cultivo;
- requer atualização constante dos plantios;
- durante o período seco, os indicadores de sabor deterioram-se;
- os arbustos crescem rapidamente.
Nuances de cuidar de morangos
Para obter o resultado desejado, recomenda-se seguir dicas de cuidados com morangos. Os arbustos produzem um pequeno número de gavinhas, o que facilita o cuidado da planta.
Rega
Os morangos precisam de bastante rega, mas não os regue em excesso. A irrigação é realizada quando a camada superior do solo seca, aproximadamente duas vezes por semana. A irrigação por gotejamento é considerada ideal. A água flui para a raiz e o solo não fica encharcado nem seca. A rega é realizada de abril ao outono. Depois, a rega é reduzida pela metade.
Cobertura
Durante a floração, recomenda-se a utilização do complexo preparado “Ryazanochka”. O produto oferece proteção contra infecções fúngicas, aumenta a quantidade de colheita e melhora as características gustativas. Recomenda-se o uso de fertilizantes orgânicos na forma de verbasco e excrementos de pássaros.
A primeira alimentação é realizada na primavera. Durante o período de frutificação, a planta necessita de fertilizantes potássicos, excrementos de galinha e cinzas.
Cobertura morta
Esta é uma forma de proteger as frutas de forma confiável contra doenças, insetos nocivos, ervas daninhas e sujeira. Primeiro, a planta é coberta com cobertura morta na primavera, quando aparecem os ovários, então os caules das flores não entrarão em contato com o solo.Após a colheita, retire a cobertura morta e, no final do outono, espalhe-a novamente para protegê-la do congelamento. Na primavera, quando começa o crescimento, a cobertura morta é removida.
Os seguintes materiais podem ser usados:
- folhas;
- canudo;
- grama seca;
- agulhas de pinheiro;
- agrofibra;
- papel;
- serragem;
- casca de árvore.
Mas nem todos são adequados para o inverno. No inverno, é melhor usar agulhas de pinheiro, grama seca e palha. A cobertura morta não é espalhada na planta, mas ao redor dela.
Capina e afrouxamento
Afrouxar o solo ajuda a aumentar a produtividade. A polca, como outras variedades de morango, precisa de solo leve. Após a rega, é necessário soltar para amolecer a crosta. É importante remover as ervas daninhas, pois elas se tornam as culpadas pela propagação de doenças.
Preparando morangos para o inverno
Após a colheita dos frutos, limpe os arbustos das folhas danificadas e doentes. Depois é importante fazer tratamento contra parasitas e doenças, e enriquecer o solo com fertilizantes orgânicos.
Recomenda-se cobrir as plantações jovens com material ou palha durante o inverno para evitar o congelamento. A produtividade depende de como a planta sobrevive ao inverno. A proteção natural é a massa de folhas cultivadas durante o verão. Idealmente, quando há muita neve, serve como isolante térmico. O solo não congela. Durante os invernos com pouca neve, os morangos precisam de abrigo. Os ramos de abeto são ideais como material de cobertura. Eles retêm bem o calor e a planta não apodrece.
As nuances do plantio de morangos
Para obter o resultado desejado é importante ter muita atenção ao plantio, que é realizado de acordo com determinadas exigências.
Selecionando um local
Selecione uma área com boa iluminação, uma ligeira inclinação, 2-3 graus. Deve-se dar preferência aos leitos localizados no sudoeste, evitando-se o lado nordeste.
Material de plantio
Morangos se reproduzem:
- por sementes: as rosetas são cultivadas a partir de sementes;
- bigode: rosetas da mata-mãe;
- dividindo o mato.
Cada jardineiro escolhe o material de plantio mais conveniente e ideal.
Datas de desembarque
A planta deve ser plantada de agosto a setembro. A distância ideal entre os arbustos é de pelo menos 0,4 M. No outono as mudas enraízam-se melhor. É importante prestar atenção na rega, pois nessa época faz muito calor e os arbustos jovens podem secar. Se os morangos forem plantados na primavera, a frutificação ocorrerá no ano seguinte.
Preparação do solo
O preparo do solo inclui: escavação, remoção de ervas daninhas, fertilização com agentes minerais e orgânicos. O solo deve ser ligeiramente ácido. Ao cavar o solo, é necessário adicionar2 6-7 kg de esterco e 50 g de preparações minerais. Os preparativos são realizados duas semanas antes do desembarque.
Os morangos são propensos a danificar as raízes devido a doenças fúngicas. Para prevenir a infecção em águas estagnadas, deve ser plantada em solo franco-arenoso.
Qual esquema de plantio escolher
Dependendo da disponibilidade de espaço e preferências, são selecionados os seguintes esquemas de plantio:
- Horizontal em uma ou duas linhas. Na primeira opção, a distância entre linhas deve ser de no mínimo 0,75 m, entre arbustos - 0,2 m Duas linhas: espaçamento entre linhas é de 0,3-0,35 m, arbustos a uma distância de 0,25 m.
- Vertical. Ideal para pequenas áreas. As cristas estão localizadas em estruturas especiais que, como as pirâmides, estão alinhadas em várias fileiras. Placas e vigas são adequadas para construção. A altura do piso é de 0,2 M. O método é especialmente conveniente quando cultivado em estufa.
- Para agrofibra. Primeiro você precisa estabelecer caminhos estreitos a partir das tábuas. A distância entre arbustos e fileiras é a mesma do plantio horizontal.Com uma faca afiada, faça furos em forma de cruz na agrofibra, virando os cantos para dentro. Plante mudas.
Descrição passo a passo do pouso
Após a marcação dos canteiros, o plantio ocorre conforme o seguinte esquema:
- faça furos a uma distância de 25 cm;
- despeje um litro de água;
- encurte ligeiramente as raízes das mudas, isso estimulará o crescimento das raízes laterais;
- dispor as mudas;
- polvilhe com terra;
- despeje água.
Propagação de morango
Cada jardineiro escolhe um método de propagação conveniente e adequado. Cada um deles possui características próprias.
Propagação por sementes
As espécies híbridas não se prestam a este método. Apenas morangos varietais podem ser cultivados a partir de sementes. As vantagens deste método:
- o resultado são arbustos saudáveis;
- produtividade aumentada;
- Os frutos silvestres são grandes e de excelente sabor.
Para obter sementes de uma baga boa e saudável, corte a casca das sementes e seque. Antes de plantar, deixe de molho por um dia e semeie em um recipiente preparado, cubra com uma tampa e leve à geladeira por duas semanas. Em seguida, coloque em local aquecido. O transplante é realizado após a formação de duas folhas maduras.
Plantando morangos com bigode
São selecionadas plantas-mãe com mais de 2 anos, saudáveis, não afetadas por pragas e com colheita constante.
Plano de ação:
- A primeira roseta é utilizada para o plantio.
- Deve ser fixado ao solo, sem separá-lo da bucha principal.
- Em agosto, corte a gavinha da planta mãe e retire a roseta com um torrão de terra.
- Plante em um canteiro preparado. No inverno, o arbusto crescerá o número necessário de folhas para proteção durante o período de frio.
Outros métodos
Para propagação, é utilizado o método de divisão de uma planta adulta. Mas existe o risco de a roseta não criar raízes na nova crista.O período de adaptação pode ser bastante longo. Freqüentemente, esse arbusto começa a dar frutos apenas na estação seguinte.
Necessário:
- É realizada na primavera ou após a colheita dos frutos silvestres.
- Pegue uma planta com pelo menos 3 anos. Com um período de idade mais curto, as plantas não criarão raízes.
- Para o plantio recomenda-se utilizar substrato: terra misturada com húmus e areia em partes de 2:2:1.
- Desenterre o arbusto, remova as folhas secas e danificadas.
- Para facilitar a separação, coloque o arbusto na água.
- Divida o arbusto em partes, cada uma contendo uma roseta inteira.
- Apare a parte inferior da raiz e coloque-a em uma solução de manganês para desinfecção.
- Plante e cubra com filme para acelerar o enraizamento.
Doenças e pragas de plantas
Apesar da imunidade da planta a uma série de doenças, em particular à podridão cinzenta e ao oídio, ela não possui imunidade ao verticillium. A lesão é causada por um parasita. O sistema raiz sofre. Esses microrganismos sugam o suco da planta e envenenam os morangos com produtos metabólicos. O dano eventualmente se espalha para os caules das flores. Se a bucha estiver bastante danificada, não será possível salvá-la.
Coleta e armazenamento
Os morangos são considerados uma variedade universal de mesa. Tem um sabor agradável, por isso é popular. Possui boa transportabilidade, pois os bagos são densos e não liberam suco. Se os morangos forem transportados, devem ser colhidos verdes, com pontas esbranquiçadas. Coloque o recipiente com frutas vermelhas no frio, a temperatura ideal de armazenamento não é superior a +5 ÓCOM.