Quase todas as casas de campo cultivam morangos de jardim. Uma grande variedade de variedades permite-lhe saborear deliciosos frutos silvestres em qualquer canto do país. Muitos criadores estão tentando adaptar espécies estrangeiras ao rigoroso clima russo. O mais popular desses tipos era a variedade de morangos Murano. Tolera bem o clima frio da maioria das regiões da Rússia e agrada com uma rica colheita.
- Descrição e características dos morangos Murano
- Prós e contras da variedade
- Sutilezas do cultivo
- Escolhendo as mudas certas
- Hora de desembarque
- Área de pouso
- Processo de plantio
- Cuidando dos morangos Murano
- Rega
- Fertilizante
- Capina e afrouxamento
- Cobertura morta
- Inverno
- Doenças, pragas e prevenção
- Propagação de plantas
- Limpeza e armazenamento
Descrição e características dos morangos Murano
A espécie surgiu graças ao trabalho árduo de criadores italianos em 2004. Para o melhoramento, utilizaram variedades que não foram patenteadas. A base para Murano foram as bagas com os números R6R1-26 e A030-12. Depois disso, a planta foi testada em diferentes condições climáticas. Em 2012, o Consorzio Italiano Vivaisti recebeu a patente da variedade.
Murano é perfeito para cultivo em diversas condições:
- em terreno aberto;
- dentro de casa;
- ao usar sistemas hidropônicos.
A variedade remanescente possui plantas compactas. Distinguem-se pelo crescimento médio, a altura não ultrapassa os 30 cm, o diâmetro do arbusto ereto varia de 45 a 50 cm, as folhas grandes têm uma rica tonalidade verde, seu número é pequeno. Murano se reproduz por 2-3 gavinhas, que se enraízam bem por conta própria.
A planta possui grandes pedúnculos nos quais se desenvolvem botões poderosos, localizados ligeiramente acima da roseta. As flores brancas têm 5-6 pétalas. O diâmetro de um botão chega a 3,7 cm e o período desde o início da floração até a colheita não leva mais de um mês.
Os bagos da casta distinguem-se pelo formato regular, assemelhando-se a um cone ligeiramente alongado. A pele é lisa e brilhante, com tonalidade vermelha brilhante. A polpa é caracterizada pela suculência, densidade e carnosidade. Murano tem um aroma pronunciado. O peso de uma fruta é de 20 a 25 gramas. Em alguns casos, são encontrados representantes com peso superior a 35 g.
Um arbusto pode produzir até 1,1 kg de morangos em uma temporada. No final do período vegetativo, os bagos ficam mais pequenos, mas não perdem o sabor. As frutas toleram bem o transporte, por isso são muito procuradas pelos jardineiros.
Prós e contras da variedade
Como outros representantes dos morangos de jardim, a variedade Murano tem vantagens e desvantagens. Essas características são apresentadas na tabela.
Vantagens | Imperfeições |
A variedade de morango Murano tem um período de maturação precoce | Material de plantio é caro |
A planta se desenvolve bem em áreas mal iluminadas | A reprodução é difícil porque cada arbusto tem 2-3 gavinhas |
A frutificação é abundante e duradoura. Bagas amadurecem várias vezes | Na seca severa, as frutas morrem |
Não requer cuidados meticulosos | |
Tem excelente sabor | |
Os frutos toleram bem o transporte e mantêm a apresentação | |
A produtividade é alta | |
A planta é resistente à maioria das doenças inerentes à cultura | |
Possui resistência ao gelo e ao calor |
Como mostra a tabela, Murano apresenta um número suficiente de aspectos positivos. É por isso que a variedade é tão apreciada pelos jardineiros nacionais e estrangeiros. A principal desvantagem é a dificuldade de propagação por bigodes e, consequentemente, o alto custo do material de plantio.
Sutilezas do cultivo
Os criadores afirmaram que a maioria das variedades modernas são despretensiosas no cuidado. Mas ainda é necessário cumprir requisitos agronômicos simples no plantio e cultivo de frutas silvestres. Afinal, o desenvolvimento e a produtividade das plantas dependem dessas regras. A variedade Murano também precisa de atenção.
Escolhendo as mudas certas
Plantar morangos exigirá alguma diligência. O primeiro passo é escolher os brotos adequados. O custo dos futuros arbustos também é levado em consideração. A variedade tem um preço alto, por isso é importante inspecionar as mudas antes de comprar. É bom se você tiver a oportunidade de obter plantas jovens diretamente do jardim.Mas na maioria das vezes os arbustos são vendidos em lojas especializadas ou em viveiros.
Para escolher um bom broto de morango siga duas regras:
- O sistema raiz é desenvolvido e flexível. O comprimento das raízes é de pelo menos 7 cm, espessura - até 8 mm.
- Um arbusto robusto possui mais de três folhas verdes.
Hora de desembarque
Residentes de verão experientes notaram que a melhor época para plantar arbustos de morango é no final do verão e início do outono. Assim a planta enraizará melhor e passará pelo processo de endurecimento durante as geadas de inverno. Para acelerar a colheita, os arbustos são plantados na primavera. Para se proteger contra possíveis geadas de abril, as plantas são cobertas com agrofibra.
Área de pouso
Para os morangos Murano, optam-se por solos com acidez neutra. As bagas não devem ser plantadas em áreas ácidas ou pantanosas. Também é importante monitorar o nível das águas subterrâneas. Devem estar a mais de 1,5 metros das raízes das plantas. Esta condição garante frutificação abundante e plantas saudáveis. Os morangos são plantados em altitudes mais elevadas.
Processo de plantio
Os arbustos compactos são colocados mais próximos uns dos outros do que as variedades convencionais. O padrão de plantio padrão para morangos de jardim é 50 x 50 cm. Para Murano, os jardineiros usam um padrão de plantio de 30 x 30 cm e, em alguns casos, 25 x 25 cm. A variedade é perfeita para agrônomos iniciantes porque não exige cuidados.
No plantio de frutos silvestres, é importante levar em consideração os antecessores e a proximidade das culturas. Rábano, girassóis, botões de ouro, framboesas e vegetais da família das beladonas seriam péssimos companheiros de cama para os morangos. Excelentes antecessores serão endro, salsa, rabanete, feijão, legumes e alho. Também é importante dar uma pausa nos canteiros do plantio de morango por 5 anos.
Cuidando dos morangos Murano
A planta não deve ser abandonada após o plantio.Como qualquer outra cultura, necessitará de rega, fertilização, remoção de ervas daninhas e cobertura morta. Ao deixar os arbustos para o inverno em terreno aberto, deve-se tomar cuidado para cobri-los com cobertura morta. O cuidado adequado proporcionará à planta forte imunidade e alto rendimento.
Rega
Os criadores da variedade Murano afirmam que estas bagas são resistentes ao calor. Mas isso não significa que não precisem de rega regular. Uma boa solução é regar as plantas por gotejamento. A frequência de rega deve ser de pelo menos uma vez por semana. Nos verões secos, a frequência da irrigação aumenta em até 3 vezes. Aplicar cobertura morta nas raízes e criar sombra também ajudará a resistir ao calor.
Fertilizante
Para melhorar a saúde das plantas, vale a pena aplicar fertilizantes na hora certa. Esses eventos são realizados várias vezes por temporada. Deve-se notar que os morangos precisam de alimentação radicular e foliar. No início da primavera, compostos de nitrogênio são adicionados às plantas.
Após o aparecimento dos primeiros pedúnculos florais, as folhas recebem quantidade suficiente de potássio, fósforo, manganês e ferro. Esta composição é reabastecida após 3-4 semanas. Como preparo pré-inverno, a planta é alimentada com complexos minerais à base de potássio e fósforo. Os fertilizantes nitrogenados reduzem a resistência ao frio do inverno, por isso não devem ser aplicados no outono.
Capina e afrouxamento
Se os arbustos foram plantados em terreno aberto e não sob spunbond, a capina e o afrouxamento passarão a ser medidas de manutenção obrigatórias. Os arbustos de morango não toleram a proximidade de ervas daninhas. Os frutos ficarão pequenos e sem açúcar. Portanto, pelo menos 6 a 8 capinas são realizadas por temporada.
O afrouxamento permite que as raízes fiquem saturadas de oxigênio, o que tem um efeito benéfico no desenvolvimento das plantas.O preparo do solo é feito ao redor dos arbustos até uma profundidade de 4 cm e entre os canteiros - até 10 cm, atividade também combinada com a aplicação de fertilizantes. Não se deve realizar estes procedimentos durante a floração para que o pólen não caia das flores.
Cobertura morta
Essa ação ajuda a reduzir o número de capinas. A cobertura morta também mantém as propriedades férteis dos morangos. O período ideal para o procedimento é o aparecimento das primeiras flores. Isso se explica pelo fato de que no início da primavera o solo deve aquecer bem.
A cobertura morta mantém o solo úmido por mais tempo e retarda o crescimento de ervas daninhas. O material utilizado são agulhas de pinheiro, palha, feno, serradura, folhas caídas ou turfa.
Inverno
Após a frutificação, os morangos são preparados para o inverno. Corte as folhas e gavinhas, deixando no máximo 10 cm do caule. Antes que caia a primeira neve, a planta terá tempo de crescer algumas folhas.
O próximo passo é o tratamento com produtos químicos que protegem contra pragas e doenças. Depois disso, o fertilizante potássio-fósforo é aplicado e coberto com cobertura morta. A turfa é adequada como cobertura morta de inverno. Antes do início do frio, regue a planta para que as raízes tenham umidade suficiente. Nas regiões frias, um abrigo é criado a partir de galhos de pinheiro ou spunbond esticado.
Doenças, pragas e prevenção
A cultura é suscetível a doenças e pragas. Os morangos Murano não são exceção. Não existe um remédio universal contra casos desfavoráveis. Portanto, apenas um complexo de produtos químicos ajudará o jardineiro.
O enxofre coloidal é usado contra o oídio. Também combate os ácaros. A mistura bordalesa e o sulfato de ferro eliminam o apodrecimento e as manchas. O sulfato de cobre provou ser eficaz contra esporos de fungos.Entre os remédios populares, utilizam-se solução de leite com iodo, tintura de alho e cebola, cinza ou mostarda em pó.
Propagação de plantas
Os arbustos de morango se reproduzem de várias maneiras:
- deixando cair um bigode;
- separação da mata filha da mata mãe;
- sementes.
Um pequeno número de gavinhas na variedade Murano requer enraizamento oportuno. Para fazer isso, você precisa polvilhar o broto com terra no canteiro ou colocá-lo em um copo. O último método facilita o processo de separação da mata-mãe.
O próprio arbusto cresce bem e forma rosetas jovens. Após a frutificação, os morangos são divididos e propagados em arbustos separados. Usar sementes é uma maneira difícil de propagar uma variedade. Ele é meticuloso no cuidado de pequenos brotos.
Limpeza e armazenamento
A colheita ocorre alguns dias antes da verdadeira maturação. Isso ajuda a manter os morangos frescos por vários dias. As bagas são retiradas do arbusto junto com uma pequena cauda. Caso contrário, os frutos deteriorar-se-ão rapidamente. É melhor realizar este procedimento depois que o orvalho da manhã desaparecer ou antes do pôr do sol.
Armazene a colheita em caixas de madeira ou plástico. O fundo é coberto com um pano macio ou papel. Os bagos são colocados numa camada, após a qual são arrefecidos a uma temperatura de 0 - +2. As bagas são congeladas ou enlatadas.
Os morangos Murano têm uma boa descrição da variedade, o que é verdade. Os frutos são grandes e perfumados. Os arbustos são compactos, o que permite colocar mais plantas em uma área pequena. A variedade é fácil de cuidar e tolera poucas horas de luz do dia e climas frios.