Os jardineiros podam e beliscam hortaliças como pepino, tomate, abóbora, mas nem todo mundo sabe se é possível cortar as folhas da abobrinha para melhorar sua frutificação. As folhas desta planta são grandes. Eles fornecem sombra enquanto mantêm a abóbora fresca e úmida. Portanto, a questão de saber se é necessário aparar as folhas é questionável.
Preciso podar e por quê?
As folhas de abobrinha não desempenham apenas uma função importante - protegem os frutos do sol escaldante. Um grande número de folhas também pode ter consequências negativas.Se um arbusto de abóbora tiver muita folhagem, evita que o solo aqueça e que a umidade evapore. Como resultado, são criadas condições favoráveis para a vida de diversas pragas (caracóis, lesmas).
Quantidades excessivas de umidade combinadas com temperaturas mais baixas contribuem para o desenvolvimento de doenças fúngicas. Nessas condições, os frutos podem começar a apodrecer. Portanto, os jardineiros arrancam várias folhas da abobrinha em campo aberto. Isso permite minimizar o risco de formação de fatores negativos.
A poda do excesso de vegetação é necessária nas seguintes condições:
- Quando uma doença é detectada nas folhas de uma planta. Nesse caso, as áreas infectadas são removidas com cuidado para evitar a contaminação não só da parte sã do arbusto, mas também de outras hortaliças localizadas nas proximidades.
- Se os arbustos cresceram e interferiram em outras plantas.
- As folhas amareladas e danificadas devem ser removidas.
Com os devidos cuidados você pode conseguir uma boa colheita.
Tudo sobre abobrinha, regras para cortar caules e folhas
No vídeo você pode ver como aparar. Este é um processo importante, pois a retirada adequada do excesso de vegetação contribui para o desenvolvimento saudável de qualquer variedades de abobrinha.
A retirada das folhas promove melhor polinização da planta. Se o arbusto tiver crescido muito, será difícil para os insetos chegarem às flores e fazerem a polinização. E cortando 2 a 3 folhas, você pode facilitar o acesso das abelhas às flores.
Quais folhas podem ser colhidas e quando?
Como remover adequadamente o excesso de vegetação:
- A massa verde da planta não é arrancada, mas cortada.
- O procedimento deve ser realizado com faca afiada.
- É necessário cortar os brotos o mais próximo possível do caule, pois os pecíolos ocos podem começar a apodrecer e infectar a planta.
A poda preventiva é realizada em três etapas:
- Na primeira vez o procedimento é realizado durante o período de floração para melhor acesso dos insetos e da luz solar às flores. Aparam a folhagem durante o dia, quando o tempo está bom, para que à noite os cortes tenham tempo de secar. Remova as partes do arbusto que escondem as flores.
- A seguinte poda é higiênica. Isso pode ser feito a qualquer momento. Você deve primeiro inspecionar todos os arbustos e determinar a presença de massa verde que precisa ser cortada. Remova os brotos secos, danificados, doentes e amarelos.
- A terceira etapa é realizada quando os ovários dos frutos começam a se formar. Esta etapa é importante porque o ovário defeituoso é removido junto com o excesso de folhas. É preciso examinar cuidadosamente a planta, identificar as partes danificadas do arbusto que estão sombreando fortemente a abobrinha. O rendimento depende muito deste procedimento.
Ao realizar manipulações, é necessário um senso de proporção. Os agricultores que cortavam folhas de abobrinha em grandes quantidades enfrentaram posteriormente problemas no cultivo do vegetal.
Segredos e recomendações para o cultivo de abobrinha
Recomendações para cultivo de abobrinha Não é complicado. Quando realizado, o processo de cuidar de uma cultura termofílica trará prazer e uma boa colheita.
Muitas pessoas adoram pratos de abobrinha. O vegetal é consumido até cru, pois é rico em microelementos benéficos e necessários à saúde humana. Os agrônomos descobriram que para um melhor amadurecimento e formação de substâncias úteis, as frutas precisam ficar o máximo de tempo possível ao sol. Portanto, é muito importante cortar prontamente o excesso de vegetação acima dos frutos.
Ao transferir mudas para campo aberto, é recomendável levar em consideração a possibilidade de crescimento vegetal.Em alguns casos, os arbustos podem ter um diâmetro grande - 1,5-2 m. A distância recomendada entre os arbustos é de pelo menos 70 cm, e entre as fileiras - pelo menos 80 cm. Também é necessário escolher o local certo para o cultivo. As abobrinhas adoram solo quente, ensolarado e protegido do vento.
Para proteger os canteiros de doenças, jardineiros experientes aconselham o plantio de cebola e alho nas proximidades. A abobrinha convive perfeitamente com eles.
Mudar o local de cultivo ajudará a evitar doenças. A cada nova safra, é recomendável plantar abobrinha em uma área diferente.
A rega é de grande importância no cuidado dos vegetais. A cultura adora umidade, mas é melhor não molhar as folhas, caso contrário elas queimarão em dias de sol e calor. Regar por baixo e de preferência com água não fria. A rega é combinada com a fertilização. Durante o período de formação dos ovários, a rega deve ser abundante.
Ao cuidar da planta, é recomendável prestar atenção ao aparar as folhas inferiores. Eles podem reter muito a umidade, não permitir a passagem da luz solar e, assim, prejudicar o rendimento e o amadurecimento dos frutos. Você precisa extirpar 2-3 folhas a cada 2 semanas, mas não com mais frequência e nem mais. Caso contrário, existe o risco de destruir o arbusto.
Para que o vegetal dê frutos pelo maior tempo possível, os canteiros são cobertos com filme. Isso é necessário para reter o calor. O abrigo começa na segunda quinzena de agosto, quando as noites ficam frescas.
A colheita é feita com faca ou tesoura de poda afiada. O fruto é extirpado junto com o pedúnculo. Não é recomendado colher de um arbusto mais de uma vez por semana. Amostras sem podridão ou outros defeitos evidentes são consideradas adequadas para consumo. Seu tamanho é de 20 a 25 cm de comprimento e 10 cm de diâmetro.