Os inseticidas organofosforados são um grupo de substâncias ativas de toxicidade moderada incluídas em preparações destinadas ao controle de insetos-praga. Antes do advento dos piretróides, eles eram um dos ingredientes ativos mais comumente usados em produtos químicos antiparasitários porque eram considerados menos perigosos que os organoclorados. Medicamentos à base de malatião ainda podem ser comprados nas lojas hoje.
História da aparência
No território da antiga União Soviética, uma substância da classe química dos compostos organofosforados é mais conhecida como karbofos. O desenvolvimento do malatião começou na década de 40 do século passado, e a American Cyanamid Company, em particular o cientista Cassady, esteve envolvida nisso. A substância foi obtida pela adição de ácidos dialquilditiofosfóricos a compostos com ligação dupla. Em 1953, o malatião recebeu o nome pelo qual ainda hoje é conhecido.
Na mesma época, os cientistas soviéticos também estavam envolvidos em pesquisas semelhantes e, como resultado, obtiveram a mesma substância, chamada karbofos. Hoje, o malatião é um dos ingredientes ativos mais antigos utilizados em produtos químicos insectoacaricidas.
Propriedades físicas e químicas
O karbofos puro é um líquido bastante pesado, ligeiramente oleoso e absolutamente transparente. No entanto, o malatião comercial pode ter uma tonalidade amarelada ou ligeiramente vermelha. A substância é pouco solúvel em água (0,145 g/l), mas bem solúvel em solventes orgânicos, o que reduz o perigo caso o composto químico entre em contato com a pele da pessoa que realiza o tratamento.
Como o karbofos é um composto bastante volátil, fragrâncias especiais são adicionadas aos insectoacaricidas para reduzir esta característica. Devido a essas substâncias, todos os medicamentos à base de malatião apresentam um odor desagradável.
Princípio de ação contra organismos prejudiciais
A substância ativa da classe dos compostos organofosforados pertence aos venenos nervosos. Seu princípio de ação baseia-se no bloqueio de uma enzima importante para a vida da praga - a colinesterase.O corpo do parasita produz enzimas que podem neutralizar o efeito do veneno, mas isso acontece muito lentamente, resultando em convulsões, seguidas de paralisia do inseto e morte completa.
As preparações à base de karbofos são caracterizadas por efeitos fumigantes, intestinais e de contato.
Apesar do surgimento de medicamentos à base de substâncias piretróides (menos perigosas), os insectoacaricidas com malatião continuam a ser procurados pelas suas vantagens:
- baixo custo dos medicamentos;
- nenhuma acumulação no solo;
- alta atividade acaricida;
- praticamente não leva ao desenvolvimento de resistência;
- apresenta toxicidade moderada para humanos e animais de sangue quente;
- pode ser usado em conjunto com piretróides, potencializando seu efeito;
- tem uma vida útil longa se certas regras forem seguidas.
As desvantagens dos produtos químicos à base de karbofos incluem o seguinte:
- curto período de ação protetora (não mais que uma semana);
- efeito lento sobre as pragas;
- falta de atividade ovicida;
- frequentemente apresenta fitotoxicidade;
- perigoso para insetos melíferos e habitantes aquáticos.
Resumo do medicamento
As preparações contendo karbofos são utilizadas não apenas pelos agricultores, mas também pelos proprietários de terrenos particulares. A lista dos produtos químicos mais populares inclui “Fufanon-Nova” (440 g/litro), “Alatar” (225 g/litro + 50 gramas de cipermetrina), “Antiklesch” (525 g/litro), “Inta-Ts- M” (140 g/kg + 29 gramas de cipermetrina) e “Profilaktin” (13 g/litro + 659 gramas de óleo de vaselina).
Instruções de uso
Para que os preparados insectoacaricidas à base de karbofos cumpram a tarefa e destruam as pragas, é necessário preparar corretamente a solução de trabalho para o tratamento das culturas e respeitar as taxas de consumo do medicamento especificadas nas instruções.
Como exemplo, são fornecidas instruções de uso para vários produtos químicos:
- "Fufanon-Nova". O conteúdo de uma ampola do medicamento é dissolvido em um litro de água e misturado até ficar homogêneo. Depois disso, a solução mãe é diluída em 10 litros de água e as plantas são pulverizadas. Dependendo do tipo de planta, são consumidos de 1 a 5 litros de fluido de trabalho por metro quadrado.
- "Alatar." Uma solução de trabalho para pulverização de culturas ornamentais e frutíferas é preparada a partir de 5 ml de insectoacaricida e 6 litros de água decantada. O trabalho de tratamento é realizado de manhã cedo ou após o pôr do sol, utilizando 0,5 a 2 litros por metro quadrado ou 2 a 5 litros de líquido por planta (árvores).
- "Anti-ácaro." Para preparar a solução, utilize 10 ml do produto químico, dissolvendo-os em um balde de 10 litros de água. Aplicar de 1 a 3 litros por metro quadrado ou de 2 a 5 litros por árvore ou arbusto adulto.
- "Inta-Ts-M." A droga destrói efetivamente o besouro da batata do Colorado e as lagartas comedoras de folhas. 1 comprimido de insectoacaricida é dissolvido em um litro de água, após o que a solução estoque é despejada em um balde de 10 litros de água e bem misturada. As taxas de consumo são de 2 a 5 litros por árvore e 5 litros por cem metros quadrados de jardim.
Medidas de segurança
As preparações à base de karbofos pertencem à 3ª ou 4ª classe de toxicidade, dependendo da presença de substâncias adicionais e da concentração do componente principal.Ao trabalhar com líquidos, certifique-se de que não entre em contato com a pele ou os olhos.
Terminado o tratamento da planta, lave todas as roupas e tome banho com detergente para remover qualquer resíduo químico.
Análogo
Você pode substituir medicamentos cujo princípio ativo é o karbofos por insectoacaricidas à base de piretróides.