Preparações inseticidas são amplamente utilizados para tratar plantas contra pragas que impedem o crescimento das culturas e estragam os frutos verdes e maduros. Consideremos a composição e forma de liberação do Imidaclopride, a finalidade e mecanismo de sua ação e o uso de acordo com as instruções. Toxicidade do produto, efeitos em plantas, insetos, humanos. Compatibilidade, armazenamento e análogos.
Composição e forma de liberação do medicamento
O medicamento contém a substância ativa imidaclopride (imidaclopride) da classe dos neonicotinóides, na quantidade de 200 g por 1 litro. Produzido pela Bayer na forma de grânulos solúveis em água ou concentrado em embalagens de 1 e 5 g, em frascos de 0,4 kg. Um pesticida com ação sistêmica possui vias de penetração intestinal e de contato.
Finalidade e mecanismo de ação
As preparações com imidaclopride são usadas contra pragas de cereais (de insetos-praga, besouros terrestres), besouros da batata do Colorado, pulgões, tripes em batatas, tomates, em macieiras e ameixeiras de gorgulhos e pulgões, em pepinos e tomates de estufa de pulgões, moscas brancas, tripes, em cebolas de um complexo de pragas.
O imidaclopride é absorvido pelas plantas através das raízes e tecidos acima do solo e, como outros neonicotinóides, atua no sistema nervoso central dos insetos. A ação se manifesta na estimulação do sistema nervoso, o que leva à paralisia e morte das pragas após 3-5 dias. O imidaclopride tem uma atividade residual longa, portanto o período de proteção dura de 2 a 4 semanas.
O imidaclopride se desintegra mais rapidamente sob a influência da radiação ultravioleta e da umidade, nenhum vestígio da substância é detectado nas superfícies das plantas tratadas com a solução após 3-4 semanas.
Instruções de uso do produto "Imidaclopride"
O produto destina-se à pulverização de plantas jovens e adultas, sendo necessário apenas 1 tratamento para destruir a população da praga.
Taxa de aplicação (em l por ha):
- tomate, batata – 0,15-0,2;
- macieira, ameixa – 0,2-0,3;
- tomates em estufa, pepinos – 0,25-0,25;
- cebola, tomate de jardim - 1.
Consumo – 200-400 l por hectare. O tempo até a colheita permitida dos frutos é de 20 dias.
Precauções de segurança para uso
Em termos de toxicidade, o Imidaclopride pertence à classe 3 para humanos e à classe 1 para abelhas.Também é tóxico para peixes e principalmente organismos aquáticos e insetos, portanto o medicamento não deve ser usado próximo a corpos d'água, empreendimentos de piscicultura e fontes de água. Não utilizar durante o verão das abelhas ou durante a floração das árvores.
Nos casos de intoxicação por imidaclopride, aparecem sintomas de intoxicação geral; Para reduzir o impacto ao ser humano, ao trabalhar com o produto ou sua solução, é necessário usar roupas de proteção, calçar luvas de borracha altas e grossas nas mãos e respirador e óculos de plástico com proteção lateral no rosto.
Se o produto entrar no estômago, é necessário enxaguar: beber 1 litro de água com um medicamento adsorvente (carvão medicinal, 1 comprimido por 10 kg de peso). Depois disso, induza o vômito. Se os sintomas não desaparecerem ou o quadro não melhorar, procure imediatamente a ajuda de um médico.
Compatibilidade com outras substâncias
Os produtos que contêm imidaclopride podem ser combinados numa solução comum com fungicidas. O uso generalizado de medicamentos contra pragas e fungos ajuda a diminuir o tempo de cuidado das plantas, a fazer o tratamento na hora certa, sem necessidade de pausa.
Se a compatibilidade das substâncias contidas nas preparações com o imidaclopride for desconhecida, devem ser realizados testes antes da mistura para demonstrar se reagem entre si.Para isso, é necessário misturar um pequeno volume de solução de cada produto em um recipiente comum e, se não houver alterações perceptíveis nas propriedades físicas ou químicas, como aumento de temperatura, mudança de cor, estrutura, então os medicamentos pode ser misturado.
Recursos de armazenamento
Os produtos que contêm imidaclopride podem ser armazenados por 3 anos se o líquido ou grânulos estiverem na embalagem original bem fechada. Condições de armazenamento: temperatura positiva, mas não alta, ambiente escuro e seco. Agrotóxicos, fertilizantes naturais e químicos podem ser armazenados próximos ao produto. Não coloque alimentos, rações para animais, medicamentos ou produtos domésticos perto de agroquímicos.
Após o vencimento do prazo de validade, não utilize o medicamento, não o utilize se suas propriedades tiverem sido alteradas devido ao armazenamento inadequado. O preparo preparado, diluído em água, pode ser armazenado por apenas 1 dia, portanto é necessário preparar a solução antes de tratar as plantas e utilizá-la integralmente.
Análogos de inseticidas
Foram desenvolvidos inseticidas para uso agrícola: “Akiba”, “Warrant”, “Idikum”, “Bifas”, “Imidashans”, “Borey”, “Zenith”, “Armor Quadra”, “Imidalit”, “Alfa-Serf” , “Imidabel”, “Bator”, “Batrider”, “Gunner Duo”, “Imidor”, “Kalash”, “Comandante”, “Conrad”, “Operacat Akro", "Colorado", "Locustin", "Prestige", "Coiote", "Imagem", "Imiprid", "Confidor", "Monção", "Reitor", "Respeito", "Sidoprid", "Rua", “Taboo”, “Tanrek”, “Surf-Extra”, “Tuareg”, “Picus”, “Twingo”, “Forcer Ento”, “Hat-Trick”, “Nuprid-600”, “Fluteprid”, “Espero” . Muitos destes produtos podem ser usados em residências particulares.
O “Imidaclopride” é um inseticida moderno e eficaz usado em vegetais e frutas contra um complexo de pragas.O desempenho é mediano, mas o efeito protetor é duradouro; para se livrar dos insetos basta 1 spray. Mantém a resistência das plantas ao frio e ao calor, doenças, secas e mudanças de temperatura.