Sintomas de tricomoníase em pombos, medicamentos para tratamento e prevenção

Se for detectada tricomoníase em pombos, os proprietários de aves devem iniciar imediatamente o tratamento. A doença se espalha rapidamente e é especialmente perigosa para animais jovens. Um corpo frágil não é capaz de resistir à infecção. Os pintinhos infectados sofrem gravemente com a doença e podem morrer. Os sintomas nem sempre são observados em animais adultos. Esses próprios indivíduos tornam-se portadores do vírus.


Causas da doença

Os agentes causadores da doença são micróbios flagelados. As bactérias nocivas são ativas na água quente, mas quando entram num ambiente seco perdem as suas propriedades perigosas. Trichomonas se multiplicam nas membranas mucosas.Portanto, a doença afeta a laringe ou o papo das aves, bem como os órgãos do sistema digestivo.

Os surtos da doença são mais típicos no verão. A água morna é confortável para os microorganismos. Para contrair tricomoníase, os pombos só precisam beber de uma poça. As bactérias morrem em líquido frio. Mesmo durante o degelo após a geada, os parasitas não apresentam atividade. Portanto, no inverno a doença raramente aparece.

Especialista:
As fontes de infecção geralmente incluem bebidas e alimentos de baixa qualidade, que contêm muita poeira ou cascas de grãos não tratadas. Partículas duras prejudicam o ambiente mucoso, o que facilita a introdução de Trichomonas.

Sintomas de tricomoníase em pombos

Quando infectadas, as aves perdem a atividade e tornam-se lentas e letárgicas. Os pássaros muitas vezes recusam comida e até param de beber. A placa que aparece na membrana mucosa da laringe bloqueia a respiração e complica o reflexo da deglutição.

A tricomoníase aguda ocorre em pombos jovens. Ao mesmo tempo, o seguinte é observado nas aves:

  1. Desenvolvimento lento.
  2. Espessamento do esôfago, o que leva à incapacidade de engolir alimentos.
  3. Produção abundante de muco que se acumula no bico.
  4. Vômito, muitas vezes com coágulos sanguíneos.
  5. Esgotamento do corpo.
  6. Diarréia, acompanhada pela liberação de uma massa borbulhante de tonalidade verde-amarelada.
  7. Cheiro desagradável de podridão.

Nos adultos, a tricomoníase raramente se manifesta na forma de sintomas desagradáveis. Mais frequentemente, a doença passa sem sinais visíveis. Às vezes é notado:

  1. Ataques de asfixia.
  2. Diarréia.
  3. Distúrbio da marcha.

A tricomoníase se manifesta de diferentes maneiras em pombos. Algumas aves parecem quase saudáveis, enquanto outras apresentam apenas alguns sintomas de doença. Às vezes a doença leva à morte de aves.O quadro clínico depende da capacidade de resistir aos efeitos dos microrganismos.

tricomoníase em pombos

Regras de diagnóstico

Para testar a tricomoníase, é retirado material da cavidade oral dos pombos. A amostra é examinada ao microscópio. Os esfregaços são primeiro corados pelo método Romanowsky e depois o número de bactérias na gota é contado para determinar a intensidade da infecção.

Ao contrário de outras bactérias, as Trichomonas não conseguem sobreviver após serem transferidas de uma ave para outro ambiente. Após 30 minutos, o patógeno morre. Portanto, você não pode atrasar a análise. O biomaterial é examinado imediatamente após a coleta da amostra.

Às vezes, os agricultores organizam diagnósticos para pombos que não apresentam sinais óbvios de problemas de saúde. Estudos ajudam a identificar portadores de tricomoníase em casos assintomáticos da doença.

Tratamento e prevenção

A tricomoníase pode ser tratada numa fase inicial da doença.

Nesse caso, os medicamentos ajudam:

Nome Dosagem Modo de aplicação
"Tricópole" Para pintinhos - 35 g do medicamento são diluídos em 2 litros de água A solução é colocada na boca com uma pipeta ou administrada através de uma sonda.
Para pombos adultos – 3 g por 1 l A mistura resultante é fornecida às aves por vários dias.
Nitrato de prata, iodoglicerina ou lugol Prepare uma solução a 0,25% Lubrifique áreas com úlceras

Recomenda-se remover as protuberâncias da pele dos pombos com bisturi e depois tratar as áreas afetadas com iodo. Em animais jovens, são removidas formações em forma de tampão amarelo na cavidade oral e o bócio é massageado. Na véspera da época de reprodução, os veterinários aconselham adicionar Trichopolum à bebida dos pombos para prevenção. Formalina, manganês ou outros desinfetantes também ajudam. O curso é projetado para uma semana. Os agricultores precisam prestar atenção à limpeza dos bebedouros.A água estagnada é um terreno fértil adequado para Trichomonas.

A aglomeração, a umidade e as correntes de ar suprimem o sistema imunológico e aumentam o risco de infecção em pombos. É melhor colocar os animais jovens separadamente do rebanho principal. Os contactos com aves selvagens são limitados tanto quanto possível.

É útil adicionar óleo de peixe e vitaminas à dieta dos pombos. Desinfetar uma sala com uma solução de água sanitária ou carbonato de sódio ajuda a destruir colônias de bactérias nocivas. Os exames preventivos de pombos por veterinários, bem como os exames de esfregaços retirados da membrana mucosa, também protegem contra surtos de infecção.

Os proprietários de aves devem lembrar que casos não tratados de tricomoníase em pombos podem ser tratados. Indivíduos exaustos muitas vezes morrem. Para garantir que o rebanho alado permaneça saudável, as aves recebem alojamentos confortáveis ​​e nutrição adequada.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim