De quais vitaminas os pombos precisam e como administrá-las corretamente

Os pombos são criados para que haja alguém com quem cuidar nas horas vagas e admirar o voo do pássaro. Afinal, pássaros alimentados sempre voltam para casa. O pombo é uma deliciosa carne dietética. Qualquer que seja o propósito da criação destas aves, elas devem ser saudáveis. As vitaminas são necessárias para os pombos da mesma forma que para as pessoas, mas o seu conteúdo relativo e quantitativo é diferente.


De quais vitaminas os pombos precisam?

As vitaminas, pela sua importância para a vida, devem estar na atenção do avicultor. A necessidade deles no corpo dos pombos é influenciada por:

  • idade;
  • atividade física;
  • botar ovos;
  • condições dolorosas;
  • muda;
  • peso;
  • temperatura ambiente.

Nome da vitamina Funções vitais apoiadas e participação na formação de órgãos Quais produtos contêm mais
A Acuidade visual, plumagem, ossos, taxas de crescimento, alta produção de ovos, propriedades protetoras das mucosas em contato com o meio externo. Leite, óleo de peixe, cenoura, salsa, dente de leão.
E (tocoferol) Órgãos reprodutivos, imunidade, metabolismo de gorduras. Grãos e legumes germinados, laticínios, ovos, óleos vegetais.
D Metabolismo cálcio-fósforo, ossos, cascas de ovos. Levedura, óleo de peixe, óleo de girassol, legumes e partes verdes de ervilha, soja, feijão.
PARA Aumenta a coagulação sanguínea, participa do metabolismo dos tecidos conjuntivos e da formação de óvulos. Urtiga, alfafa, trevo, ervilha, tomate, cenoura, espinafre.
B1 (tiamina) Imunidade, sistema nervoso, metabolismo do carbono. Bolo, verduras, fermento, farelo, soja, soro de leite.
B2 (riboflavina) Processos de crescimento. Levedura de cerveja, grãos germinados, soro de leite.
B3 (ácido nicotínico) Metabolismo de proteínas e gorduras, enzimas, sistema nervoso, antitoxina. Levedura, bolo, gorduras animais e proteínas.
B4 (cloreto de colina) Articulações. Grãos, beterraba, fermento, legumes.
B5 (ácido pantotênico) Sistemas nervoso, cardiovascular, digestivo, metabolismo. Batata, fermento, cenoura, farelo, ervas, repolho.
B6 (cloridrato de piridoxina) Pele, hematopoiese, metabolismo de proteínas. Levedura, grama, ração animal.
B12 (cianocobalamina) Síntese de proteínas, hereditariedade, produção de ovos, hematopoiese, imunidade. Alimentos para peixes e animais.
B9 (ácido fólico) Metabolismo celular. Legumes, soja, grama.
N (biotina) Pele, metabolismo da gordura hepática. Legumes.
C (ácido ascórbico) Acelera os processos de cura e eliminação. Cenouras, verduras.

vitaminas para pombos

Como dar corretamente

No final do inverno, os suplementos vitamínicos tornam-se importantes até mesmo para aves caipiras. A nutrição dos pombos de aviário é totalmente calculada pelo seu proprietário e deve ser equilibrada durante todo o ano. As vitaminas são adicionadas aos alimentos ou à água.

O cálculo de dosagem mais preciso é obtido em relação ao peso corporal (miligramas por quilograma de peso vivo ou microgramas por quilograma). A vantagem de adicionar vitaminas aos alimentos e não à água é o fato de que a água fica contaminada rapidamente e é melhor trocá-la antes de estar toda bebida.

Especialista:
Alimentos mais espessos são processados ​​no trato digestivo por até 4 horas, dando tempo para que o medicamento seja absorvido pelas paredes intestinais. Além disso, nem todas as vitaminas são solúveis em água: A, D, E são apenas solúveis em gordura. É melhor servi-los com bolo gorduroso, óleo de peixe misturado com ração seca.

Os pombos têm um metabolismo mais intenso, por isso para eles a dosagem é reduzida para metade da norma até 1 ano inclusive. Recomenda-se que vitaminas concentradas secas (incluindo grupo B) sejam administradas quando forem detectados fortes sinais de sua deficiência. No caso de ligeiros atrasos de crescimento ou outros sintomas ligeiros, aumentar a percentagem de cascas de ovos, grãos germinados, farinha de erva e penas e cenouras raladas na ração.

As aves doentes recusam-se a comer e beber. Todos os componentes necessários para a recuperação são injetados à força, uma seringa é usada para líquidos.

Possíveis erros

Uma overdose de vitaminas tem um efeito prejudicial na função hepática. Outros órgãos também sofrem. Os medicamentos farmacêuticos devem ser administrados gradualmente, interrompendo o aumento da dose assim que se notar uma melhoria no estado dos pombos.A alimentação pode ser balanceada, mas as aves apresentam sinais de deficiência de vitaminas. Isso acontece com doenças do trato digestivo.

Tipo de hipovitaminose Dose terapêutica por dia para 1 pombo Sintomas
A, D, E 1-2 gotas de óleo de peixe por 10 dias (A, D).

Durante o período de postura - 40-150 mcg de pó concentrado da preparação E.

Fraqueza, inflamação dos olhos, penas opacas.
B3, B6, B9, B12 0,5 g de fermento, 30 mcg, 10 mcg, 30 mcg respectivamente. Anemia, paralisia do pescoço, fraqueza dos membros, retardo de crescimento, plumagem fina.
ÀS 5 50-70 mg (a dosagem é dada por 1 kg de ração). Membros trêmulos, crostas nos cantos dos olhos e da boca, articulações aumentadas nas pernas, fezes líquidas, plumagem deficiente.
ÀS 2 3-5 mg por 15 dias. Retardo de crescimento, hemorragia na córnea, plumagem deficiente, dedos tortos.
C 5-10mg. Anemia, diminuição da imunidade.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim