Os pombos de bico curto Armavir foram criados por criadores Kuban. Os especialistas conseguiram criar pássaros com caráter lutador e características de aparência consistentes. Em comparação com outras espécies, as aves nativas do norte do Cáucaso não exigem muito esforço durante a reprodução. Mas você precisa conhecer as características das regras de manutenção e cuidados.
Origem
As primeiras menções aos pombos Armavir datam do século XVIII. No sul da Rússia, os pássaros apareceram com imigrantes da Ásia.Os pássaros se distinguiam pelas penas nas pernas e pelo bico curto. Os criadores se interessaram por pombos. Os trabalhos de criação de aves com características únicas continuaram durante um século e meio. A raça recebeu o nome da cidade onde estavam criando a nova espécie.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o número de pombos de bico pequeno diminuiu drasticamente. A pecuária só foi restaurada graças ao esforço dos avicultores. Hoje as raças Armavir são criadas principalmente nas regiões sul do país.
Descrição, características e variedades
Existem 2 tipos de pombos Armavir. Os criadores criaram kosmachi de cabeça branca e bico curto. Cada espécie tem seu próprio exterior, mas visualmente determinam imediatamente se pertencem à mesma raça.
A moldura fofa nas pernas é uma espécie de cartão de visita dos pássaros. Outros sinais:
- Estilo de voo único.
- Construção graciosa.
- O olhar de surpresa que os olhos grandes e ligeiramente salientes dão aos pássaros.
Kosmachi pertence às variedades de luta.
Kosmach de cabeça branca
A cabeça do Kosmachi é pequena, às vezes decorada com um topete. O bico é rosa, não ultrapassa 25 milímetros de comprimento e é curvado para baixo. Os olhos são sempre pretos e as pálpebras claras. As esporas fofas vêm em uma única cor. Cores diferentes, diluídas com um padrão branco, são aceitáveis. Pombos com plumagem heterogênea e comprimento de espora inferior a 6 centímetros estão sujeitos ao abate. Os avicultores consideram uma desvantagem o bico longo, mais de 3 penas brancas na cauda e a cor das pálpebras não aceita nesta variedade.
Kosmach de bico curto
A cabeça das aves de bico curto é ligeiramente arredondada. Em alguns casos, a testa é coberta por um topete fofo. Os olhos são pretos ou cinza. As pálpebras também apresentam tons claros. Esta espécie também possui um bico curto e curvo.
As desvantagens incluem olhos de cores diferentes, cabeça estreita e bico não muito largo. Aves com cobertura de penas insuficientemente densa nas esporas são rejeitadas.
Prós e contras dos pombos Armavir
Kosmachi fica lindo em vôo. Asas com penas brancas e pés peludos dão aos pássaros um toque extra.
Requisitos para manutenção e cuidados
Os pombos de bico curto Armavir são colocados em condições confortáveis. A falta de espaço tem um impacto negativo na reprodução das aves e leva à perda da capacidade de voo.
Requisitos do aviário:
- Cada residente do Armavir recebe pelo menos 1,5 metros quadrados de espaço no quarto.
- Prepare poleiros.
- As paredes são caiadas de branco.
- O piso é isolado com piso denso.
É importante ventilar regularmente o ambiente. O ar estagnado é prejudicial às aves e promove o crescimento de fungos.
A desinfecção mensal do espaço interno faz parte de um conjunto de medidas preventivas para prevenir doenças. O pombal é limpo com cuidado especial na primavera. Após a limpeza, as superfícies são tratadas com maçarico e, em seguida, preparações especiais são pulverizadas no ambiente.
Na hora da alimentação, siga o regime e monitore o equilíbrio nutricional:
- Cada ave requer uma porção de 40 gramas de comida todos os dias. De manhã, os pombos recebem um quarto da dieta e o resto à noite.
- Se os pombos forem alimentados com água da torneira, o líquido pode descansar por 12 horas. Durante este tempo, o cloro evapora.
- Repolho picado, espinafre ou dente de leão são usados como suplementos vitamínicos. Urtiga fresca também é útil.
Os comedouros são limpos de resíduos após cada refeição.
Características de reprodução
Os pombos de bico curto Armavir geralmente escolhem apenas um parceiro. Um número igual de pessoas de sexos diferentes é colocado na casa. Então cada pássaro certamente encontrará a outra metade.
O instinto maternal nas mulheres é altamente desenvolvido. Mas devido ao bico curto fica difícil alimentar os filhotes. Os ovos de Armavir são geralmente colocados com outras raças de aves.
Doenças e vacinas
A salmonelose é considerada uma das doenças mais perigosas da raça Armavir de bico curto. A doença de Newcastle também é prejudicial para os viajantes espaciais. O vírus se espalha gradualmente pelo corpo, afetando sistemas vitais e afetando o cérebro. Bactérias nocivas são transportadas pelo ar pelo vento. A doença afeta imediatamente um grande número de indivíduos. Todos os anos, a doença provoca a morte de mais de 2 mil pombos.
A única maneira de manter as aves saudáveis é a vacinação. Os problemas de saúde surgem com especial frequência durante as estações de transição. As flutuações de temperatura e as mudanças repentinas no clima criam condições favoráveis para a proliferação de microrganismos patogênicos. Portanto, as vacinações nesse período fortalecem o sistema imunológico.
O cumprimento das regras de manutenção e de uma alimentação equilibrada, bem como o cumprimento das medidas preventivas, permitem criar aves saudáveis.Os pombos de bico curto Armavir participam regularmente em competições entre aves, onde ocupam legitimamente posições de liderança.