É impossível se livrar do rabo de cavalo sem herbicidas. Os tratamentos da camada superficial do solo antes da semeadura de vegetais e grãos não dão resultado garantido. A erva daninha é popularmente chamada de cavalinha devido à sua semelhança externa. Cobrirá todo o jardim numa estação se nenhuma medida for tomada. O controle de ervas daninhas é difícil.
Descrição da erva daninha
Cresce na floresta, zona de estepe florestal da América do Norte, Eurásia (Ucrânia, Rússia, Bielorrússia).Cavalinha (comum) adora solos ácidos e úmidos. Reproduz-se vegetativamente e por esporos. A planta possui 2 tipos de caules:
- os pistilos são brotos com esporos de cor avermelhada de até 25 cm de altura;
- estéril - verde, segmentado até 50 cm de altura.
Não há flores no rabo de cavalo. Os esporos amadurecem em espiguetas (esporângios), que se formam no topo dos caules frutíferos (com esporos). Isso acontece no início da primavera. Os esporos são transportados pelo vento e germinam formando pequenos caules verdes chamados gametófitos. Eles têm esperma e um óvulo.
Uma nova planta começa a se desenvolver após a fertilização. A erva daninha forma um rizoma rasteiro, preto-acastanhado, no qual se formam nódulos pretos esféricos. Depois de cair, eles começam a se desenvolver. Novas ervas daninhas se formam a partir deles.
A cavalinha tem caules duros e ásperos. Eles são cobertos por galhos e folhas subdesenvolvidas. O poderoso rizoma do rabo de cavalo penetra no solo a uma profundidade de 0,6 a 1 m e os brotos do rizoma se espalham, formando novos caules estéreis. Ao longo de uma temporada, a planta cobre uma grande área.
Por que o rabo de cavalo é perigoso?
Esta é uma erva invasora. Durante a estação de crescimento, cresce rapidamente uma grande parte acima do solo. Sua massa suprime a atividade vital de outras plantas. A cavalinha pode esmagar colheitas de trigo, milho, soja e vegetais que crescem na horta. A cavalinha desidrata e esgota o solo.
É extremamente difícil destruir a erva daninha. Ele se espalha rapidamente, cobrindo vastas áreas, tornando o solo infértil. Em campos e jardins infectados com cavalinha, o rendimento é baixo. Sem o uso de produtos químicos fortes, é impossível limpar uma área de ervas daninhas prejudiciais.
Os especialistas avaliaram o limite de nocividade da erva daninha. O rendimento diminuirá significativamente se 2 arbustos de cavalinha crescerem por 1 m² de campo ou jardim durante a temporada. Para evitar isso, jardineiros experientes começam a combater as ervas daninhas no início da primavera. Os métodos de controle são escolhidos levando-se em consideração as características biológicas da planta. Eles abordam o problema de maneira abrangente.
Herbicidas para controle de pragas
Nem todos os produtos químicos matam a cavalinha. Tornado e Roundup são impotentes contra o rabo de cavalo. A erva daninha da raiz pode ser destruída com outras drogas fortes de ação seletiva e contínua.
"Pise"
O mecanismo de ação nas plantas é seletivo. A substância ativa do medicamento não afeta o crescimento e desenvolvimento das hortaliças, apenas destrói as ervas daninhas. Em clima quente, o Stomp perde eficácia. Não atinge as raízes da cavalinha.
"Zenkor"
As altas temperaturas do ar reduzem o efeito do uso do herbicida Zenkor. É aplicado antes ou imediatamente após a germinação. O produto penetra profundamente nas raízes, não agride as plantas cultivadas e não é perigoso para animais domésticos e humanos.
"Chão"
Este é um produto de ação completa. É barato. É usado antes ou depois da colheita de vegetais e frutas vermelhas. As culturas hortícolas e hortícolas devem ser protegidas de gotas de herbicidas. Eles sofrem com a droga “Ground” tanto quanto com ervas daninhas.
A desvantagem do herbicida é que ele é perigoso para os insetos (abelhas).
"Glifos"
Medicamento de ação contínua, classe de perigo IV. Seu uso não prejudica abelhas ou outros insetos benéficos. A erva daninha é tratada com solução à tarde. Proteja a pele das mãos com luvas de borracha.
Segundo os agricultores, o princípio ativo do herbicida (glifosfato) não destrói completamente a erva daninha.A cavalinha reaparece na primavera em um campo que foi tratado três vezes na temporada anterior. A solução Glyphos é aplicada na superfície dos caules e folhas. A substância ativa chega às raízes com os sucos das plantas.
"Agromatador"
Atua seletivamente, apenas sobre ervas daninhas. O tratamento da área contra cavalinha é feito antes do plantio das plantas cultivadas. O “Agrokiller” penetra nos tecidos e se espalha pelas raízes e caules. Após 2 semanas, as ervas daninhas morrem. A área é plantada com vegetais, flores e plantas de jardim. Na horta, na horta, usa-se “Agrokiller” uma vez. Com o uso repetido, o herbicida deteriora a qualidade do solo.
"Lontrel-300"
O herbicida concentrado tem baixo consumo. Uma garrafa de 1 litro é suficiente para tratar uma área de 3 hectares. Lontrell-300 é usado uma vez. Não é tóxico e destrói seletivamente as plantas. O herbicida penetra rapidamente no sistema radicular da cavalinha e o destrói.
"Prima"
A eficácia do herbicida é afetada pela temperatura do ar. Diminui durante as geadas. Você precisa esperar 2 semanas pelos resultados do tratamento. "Prima" penetra rapidamente no tecido da cauda do cavalo. A erva para de crescer. A precipitação não afeta o resultado. O herbicida não é perigoso para insetos e solo.
Outras maneiras de controlar a planta
A cavalinha entra no jardim de diferentes maneiras. Os esporos são transportados pelo vento, transportados por insetos e pássaros. Uma erva daninha pode surgir de uma área vizinha, suas raízes e caules podem entrar no jardim junto com o solo. Eles o destroem com produtos químicos e outros métodos. O método mecânico é o mais comum e acessível. Visa enfraquecer uma planta agressiva e se resume a operações simples com o solo:
- afrouxamento;
- capina;
- escavação.
Métodos biológicos
A cavalinha não cresce perto de culturas crucíferas. A razão são as substâncias que seu sistema radicular secreta. A rotação correta de culturas facilita o controle do rabo de cavalo no jardim e no campo. As áreas onde apareceram ervas daninhas agressivas são semeadas com hortaliças na primavera seguinte:
- daikon;
- rabanete;
- mostarda;
- Rúcula;
- estupro.
Reduzindo a acidez do solo
O valor do pH caracteriza a acidez do solo do jardim. É considerado ácido se o pH for inferior a 7. Em ambiente ácido, a cavalinha se multiplica intensamente. A desoxidação do solo é um método de controle de ervas daninhas. Reduza a acidez adicionando:
- cinzas;
- farinha de dolomita;
- Lima.
É prático adicionar farinha de dolomita ao solo, pois normaliza a acidez e melhora a estrutura. Qualquer época de aplicação - primavera, outono. Consumo aproximado:
- 250 g/m² se o solo for levemente ácido;
- 700 g/m² se o solo for altamente ácido.
Prevenção
O solo importado é perigoso. Pode conter esporos, fragmentos de rizomas e tubérculos. O solo importado deve ser peneirado. As ervas daninhas que entraram no gramado, na horta ou no jardim devem ser arrancadas.
A remoção de ervas daninhas esgota a cavalinha e evita o acúmulo de nutrientes nos tubérculos radiculares.
Calagem do solo continua a ser o melhor meio de prevenção. A cal é aplicada uma vez a cada 3 anos num volume de 0,5-2 kg/m². O evento está planejado para o outono. Na primavera e no verão, pode prejudicar o sistema radicular das plantas.
Na primavera e no verão, a grama que cresce no jardim e nos caminhos do jardim precisa ser cortada. A cavalinha não será capaz de se reproduzir por esporos se for cortada a cada 2 semanas. Em tempo chuvoso, capine com mais frequência, pois em condições de alta umidade as ervas daninhas crescem muitas vezes mais rápido, ocupando grandes áreas.