Herbicidas altamente ativos e seletivos incluem o grupo das imidazolinonas. Eles são usados para limpar campos altamente contaminados de colza, girassol, ervilha, soja e terras não agrícolas. O uso do herbicida “Grader” da empresa “August” auxilia os agricultores no cultivo de forrageiras, aumentando a produtividade e também preparando locais para construção.
- Composição e forma de liberação do herbicida “Grader”
- Vantagens e desvantagens
- Mecanismo e velocidade de ação
- Cálculo de fluxo
- Como preparar uma solução funcional
- Como usar o produto
- Precauções de segurança para uso
- Fitotoxicidade e possibilidade de resistência
- Compatibilidade com outros herbicidas
- Regras e períodos de armazenamento
- Análogos do produto
Composição e forma de liberação do herbicida “Grader”
Um herbicida de ação contínua para serviço pesado pode lidar com plantas anuais, perenes, arbustos e árvores que cobrem áreas não agrícolas. A droga é usada em campos onde são cultivados híbridos de variedades de colza, girassol e ervilha resistentes às imidazolinonas.
A forma preparativa do herbicida é uma solução aquosa de imizapir, pronta para uso. Um litro contém 250 gramas da substância. Despeje a solução de trabalho preparada do herbicida em garrafas de 1 litro e latas de 10 litros.
Vantagens e desvantagens
A droga tem muitas vantagens. Observa-se que o herbicida “Grader”:
- destrói todos os tipos de ervas daninhas, arbustos indesejados e crescimento de árvores;
- atua de forma sistêmica, penetrando no interior da planta;
- permanece no solo, impedindo o desenvolvimento de ervas daninhas jovens;
- protege a área tratada de contaminação durante todo o ano;
- não lavado pela chuva;
- tem toxicidade moderada para humanos e abelhas.
A solução aquosa funciona de forma eficaz em qualquer fase do desenvolvimento das plantas, independentemente da sua contaminação.
As desvantagens do medicamento incluem o fato de poder destruir plantações localizadas próximas ao local de tratamento.
Mecanismo e velocidade de ação
A ação da substância ativa imazapir começa com a interrupção do crescimento de gramíneas e arbustos na área tratada 7 dias após a pulverização. Após 30-45 dias, tudo o que cresceu no campo morre. Portanto, a pulverização de herbicida é usada para limpar áreas cobertas de ervas daninhas e arbustos perto de rodovias, trilhos de trem e pistas. Usando uma solução aquosa, áreas para construção de casas, gasodutos e linhas de energia são limpas de ervas daninhas. Campos com colza e girassol podem ser tratados com esse herbicida quando forem plantados híbridos resistentes ao medicamento.
Dentro de 3-5 anos após a pulverização, nenhuma vegetação aparecerá no local.
Cálculo de fluxo
Para terras não agrícolas, são utilizados 2 a 5 litros de solução aquosa por hectare de área. O processamento é realizado de abril a setembro.
A destruição de cereais anuais e ervas daninhas dicotiledôneas deve ser realizada na fase de 2 a 4 folhas.
Ao mesmo tempo, o girassol e a colza devem ter até 5 folhas verdadeiras. Por hectare de campo serão necessários apenas 0,12 litros de solução herbicida.
Como preparar uma solução funcional
O fluido de trabalho é preparado em um tanque especial de pulverização. Primeiro, encha o recipiente até um terço com água limpa. Em seguida, adicione cuidadosamente a quantidade necessária de solução aquosa do agroquímico. Mexa bem, adicionando até que o tanque esteja cheio.
Não é possível preparar o líquido com antecedência, apenas imediatamente antes da pulverização.
Como usar o produto
A substância tóxica exige que as instruções de uso sejam estudadas antes de ser pulverizada em terrenos baldios ou campos com culturas forrageiras.
O processamento é realizado mecanicamente obedecendo às normas de segurança. É melhor pulverizar as áreas de manhã cedo ou após o pôr do sol. O tempo deve estar calmo e sem vento.
Precauções de segurança para uso
Existem restrições ao uso do herbicida. Certifique-se de levar em consideração a localização da área a ser processada. Deve estar localizado a 1,5-3 quilômetros de bacias hidrográficas, parques, florestas, campos com plantações de grãos e apiários. É necessário controlar a fuga das abelhas para as áreas tratadas.Não deve haver pastagens para gado, jardins privados, jardins ou centros recreativos nas proximidades.
Fitotoxicidade e possibilidade de resistência
O herbicida "Grader" é atribuído à 3ª classe de toxicidade para humanos e abelhas. A droga não é considerada perigosa para microorganismos e vermes que vivem no solo.
O produto químico é tóxico para roedores e insetos nocivos.
As ervas daninhas não ficam viciadas na droga por muito tempo. Na área tratada, a vegetação demorará muito para se recuperar.
Compatibilidade com outros herbicidas
O agroquímico “Grader” é adequado para misturas em tanques. Antes de usar, verifique a compatibilidade com outros medicamentos. Se não houver sedimentos, você pode usar com segurança uma combinação de “Grader” com “Tornado”, “Magnum”. A eficácia do produto aumenta se o herbicida for combinado com medicamentos como 2,4D, agentes metsulfuron.
Regras e períodos de armazenamento
O recipiente com a solução herbicida deve ser bem fechado. O armazenamento é realizado em salas especialmente projetadas e inacessíveis a crianças e animais. A sala deve estar equipada com equipamento de extinção de incêndio. As instalações são limpas pelo menos uma vez por mês com desinfetantes como água sanitária. O medicamento não é armazenado por mais de 3 anos.
Análogos do produto
Os medicamentos Imperial, Arbonal e Arsenal são produzidos à base de imidazolinonas. Eles agem de forma semelhante ao herbicida “Grader” e limpam grandes áreas de ervas daninhas completas.