Um herbicida sistêmico, ativo após a emergência, é usado para destruir plantas dicotiledôneas anuais e perenes em áreas ocupadas por mostarda e colza. Com a ajuda do herbicida Galeão combatem espécies de ervas daninhas das famílias Asteraceae, Lamiaceae, Solanaceae, Trigo Sarraceno, Rubiaceae. O medicamento é resistente à umidade, é utilizado em ampla faixa de temperatura, não inibe a vegetação cultivada, não afeta a rotação de culturas e é utilizado de forma econômica.
- Princípios ativos e formulação do medicamento Galeon
- Princípio de funcionamento e velocidade de impacto
- Espectro de ação do produto
- Período de ação protetora
- Vantagens e desvantagens
- Medidas de consumo de herbicidas
- Como preparar e usar adequadamente a solução de trabalho
- Precauções de segurança
- Fitotoxicidade, tolerância à cultura
- Possibilidade de resistência
- Compatibilidade
- Termos e condições de armazenamento
- Análogos da droga
Princípios ativos e formulação do medicamento Galeon
O herbicida pertence aos derivados clorados das piridinas. Componentes ativos:
- clopiralide na concentração de 267 g/l;
- picloram – 67 g/l.
O medicamento é vendido na forma de solução aquosa em latas plásticas de 5 litros. Fabricante: empresa ucraniana Agrokhimkontrakt.
Princípio de funcionamento e velocidade de impacto
Galleon é um herbicida seletivo sistêmico. Os componentes ativos penetram rapidamente nos tecidos das plantas, são transferidos para todas as partes acima do solo e para o sistema radicular e acumulam-se nos pontos de crescimento. Ambos os compostos ativos são substitutos sintéticos das auxinas, hormônios de crescimento vegetal. Nos pontos de crescimento, eles bloqueiam a atividade dos hormônios naturais e, como resultado, as plantas suscetíveis morrem devido à interrupção dos processos de crescimento.
Nas ervas daninhas expostas ao herbicida, os brotos e as folhas ficam deformados, enrolados, as lâminas das folhas tornam-se grossas e estreitas, cobertas por formações densas e rachadas.
As condições onde as ervas daninhas crescem afetam a taxa de ação do herbicida. Em climas desfavoráveis, o produto químico atua mais lentamente, mas sua eficácia não é reduzida.
Espectro de ação do produto
Mais suscetível aos efeitos do herbicida:
- semear cardo;
- ambrosia;
- beladona preta;
- alfafa;
- trevo auto-semeador;
- colcha;
- centáurea;
- Vika;
- amargo;
- Alface tartária;
- girassol auto-semeador.
Menos suscetível aos efeitos dos herbicidas:
- papoula auto-semeadora;
- caruru;
- viola de campo;
- Não me esqueça;
- piolhos.
Período de ação protetora
Ervas daninhas suscetíveis param de crescer 2 horas após o tratamento. Sinais de supressão da vegetação são observados após 14-18 horas. As plantas morrem após 2-3 semanas (mais sensíveis antes).
O Galeão atua sobre as ervas daninhas já presentes no local no momento do tratamento. O efeito protetor dura durante todo o período de cultivo.
Vantagens e desvantagens
O herbicida Galeão é popular entre os agricultores porque tem muitas vantagens:
- altamente eficaz contra uma grande variedade de plantas anuais e perenes dicotiledôneas, incluindo aquelas que produzem brotos de raízes;
- não é lavado pela precipitação uma hora após o tratamento;
- usado em temperaturas do ar de +8 a +25 °C;
- não tem efeito tóxico nas espécies cultivadas;
- adequado para tratamento de primavera após análise da condição da colza durante o inverno;
- usado economicamente;
- combate eficazmente o cardo e o bedstraw;
- não afeta a rotação de culturas;
- mantém a limpeza da área semeada durante todo o período vegetativo.
Os agricultores não observam quaisquer desvantagens específicas ao usar o herbicida.
Medidas de consumo de herbicidas
O tratamento com Galeon é realizado por pulverização, quando as ervas daninhas anuais estão na fase de 2 a 10 folhas verdadeiras e as perenes atingem uma altura de 10 a 15 cm (estão na fase de roseta).
O galeão é usado como produto químico altamente seletivo em áreas ocupadas por colza na primavera e no inverno. A grande vantagem do medicamento é a possibilidade de utilizá-lo em diferentes fases do ciclo vegetativo: desde a fase de 2 folhas verdadeiras até a formação de botões, até que seu diâmetro ultrapasse 1 cm.
Galleon é mais eficaz ao pulverizar gramíneas emergentes e de crescimento intensivo.
O herbicida combate eficazmente o cardo e o bedstraw - as espécies de ervas daninhas mais difíceis.Bedstraw, cuja altura não ultrapassa 8 cm, morre após exposição ao herbicida. Uma erva daninha mais alta para de crescer, não produz sementes e não inibe o desenvolvimento da vegetação cultivada.
A tabela abaixo mostra as taxas de aplicação de herbicidas para o tratamento de uma espécie específica de cultura.
Visão cultural | Ervas daninhas | Taxa de consumo, l/ha | Frequência de pulverização |
estupro | anuais e perenes com ervas daninhas | 0,30-0,35 | 7(3) |
mostarda | |||
repolho | |||
milho | dicotiledôneas e cereais anuais | 0,30-0,40 | 1 |
Como preparar e usar adequadamente a solução de trabalho
O tanque do dispositivo de pulverização está cheio de água até metade do seu volume. Ligue a batedeira e despeje uma quantidade medida de herbicida. Com a batedeira ligada, adicione água até a borda do tanque.
O fluido de trabalho é preparado e o tanque é enchido na plataforma de enchimento, que é então limpo.
O consumo de fluidos de trabalho é de 200-400 litros por hectare. O consumo máximo ocorre em altas densidades de cultivo, bem como quando a cultura está em fase tardia de desenvolvimento, a fim de aumentar a eficácia do efeito herbicida.
O medicamento é usado quando a temperatura do ar ultrapassa +8 °C. Não processe durante períodos de geada ou quando o tempo esperado antes da precipitação for inferior a uma hora.
Precauções de segurança
O herbicida Galeon pertence à 3ª classe de perigo - uma substância moderadamente tóxica. Ao trabalhar com ele, deve-se utilizar equipamentos de proteção padrão: roupas fechadas, respirador, luvas emborrachadas e óculos de trabalho.
Fitotoxicidade, tolerância à cultura
Quando utilizado nas dosagens corretas e respeitado o tempo de processamento, o herbicida não apresenta efeito tóxico às espécies cultivadas.
As substâncias ativas são destruídas rapidamente no solo, portanto não há restrições à rotação de culturas.
Se, por fatores desfavoráveis, se planeja replantar uma área tratada com herbicida, é necessária uma aração profunda, após a qual podem ser semeados cereais, colza, milho, repolho, linho e mostarda.
Possibilidade de resistência
Para excluir a possibilidade de resistência, Galeon e herbicidas com composição química diferente devem ser usados alternadamente.
Compatibilidade
Galeão é combinado com herbicidas eficazes contra cereais e outras ervas daninhas que o produto químico descrito não consegue controlar. Eles também fazem misturas com inseticidas, fungicidas e estimulantes de crescimento. Antes de preparar a mistura do tanque, é verificada a compatibilidade dos medicamentos.
Não combine Galeon para tratamento de primavera e outono com fungicidas e estimulantes de crescimento que tenham efeito retardador. O período entre os tratamentos com esses medicamentos é de 10 dias.
Termos e condições de armazenamento
Armazene o medicamento Galeon em um recipiente em um armazém destinado a produtos químicos a uma temperatura de -5 a +30 °C.
O herbicida tem validade de 3 anos.
Análogos da droga
Herbicidas com composição química semelhante:
- Galea;
- Mikado;
- Cozinha;
- Naraps;
- Shtefkloram.
Esses medicamentos, também produzidos na forma de solução aquosa, têm efeito seletivo sistêmico e combatem com eficácia uma grande lista de dicotiledôneas anuais e perenes. Quando usados corretamente, não apresentam efeito tóxico nas espécies cultivadas.