As frutas cítricas são cultivadas em casa tanto para produzir frutas saudáveis quanto para fins decorativos. Além disso, durante o período de floração enchem todo o ambiente com seu aroma, fazendo com que a permanência nele pareça um conto de fadas. Porém, acontece que um limão plantado não floresce por muito tempo. O que fazer e como tirar frutos da planta?
Por que o limão não floresce nem dá frutos?
Pode haver vários motivos pelos quais um limoeiro não dá flores nem dá frutos.Você precisa entender completamente se foram cometidos erros no cuidado e também se surgiram pragas na árvore.
Vacinação incorreta
Se a muda foi cultivada a partir de uma semente, você não deve esperar uma colheita ou floração dela. Um limão frutífero deve ser enxertado. Para isso, utilizam principalmente as variedades Meyer e Dioscursia, capazes de produzir safras no ano seguinte. O porta-enxerto pode ser uma laranja ou toranja cultivada a partir de uma semente.
Modo de temperatura selecionado incorretamente
O limão não tolera flutuações de temperatura. Se houver mudanças repentinas, a planta pode florescer abundantemente, mas depois perderá a cor. Recomenda-se cultivar a árvore a uma temperatura de +20 - +24 °C. O calor afeta negativamente o seu crescimento e desenvolvimento, especialmente em ambientes fechados.
Umidade insuficiente
O limoeiro goza de um clima interno úmido. Caso contrário, os botões com flores não se formarão ou desmoronarão. Para umidificar o ar, use dispositivos especiais ou simplesmente coloque um recipiente aberto com água no ambiente. A planta também é pulverizada regularmente.
Floração abundante
Há momentos em que o limão floresce, mas não dá frutos. Os especialistas recomendam normalizar o número de flores, retirando as desnecessárias. Se forem muitos, a árvore perderá muita força e não sobrará mais para formar ovários. Você pode determinar quantas flores deixar contando o número de folhas da planta. Para cada 10 folhas deixe 1 flor.
Falta de vitaminas e minerais
Durante a floração, o limão necessita de uma boa nutrição com alto teor de vitaminas e microelementos. Eles vêm junto com a alimentação.
Se não fertilizar o solo, a árvore perde a cor e não forma ovários.
Doenças e pragas
O limão, como outras plantas de interior, pode ser afetado por patógenos e pragas. Durante o período de floração, as infecções fúngicas são consideradas as mais perigosas. Para evitar o seu aparecimento e desenvolvimento, é necessário controlar o nível de umidade e regular a rega. Entre as pragas que atacam a planta estão:
- tripes;
- ácaros;
- Escamas de insetos.
Se uma árvore estiver doente, ela não florescerá e muito menos formará um ovário. É necessário tomar medidas imediatas para destruir as pragas e a flora patogênica e melhorar a saúde do limão. Só depois disso ele poderá agradar com floração abundante.
Como fazer um limão florescer e dar frutos?
O que fazer se quiser ver o seu limão caseiro florescer e saborear seus frutos saudáveis? É preciso estimular a floração, cuidar bem, melhorar a saúde da árvore e eliminar possíveis erros no cuidado.
Vacinação e alimentação
Se a enxertia for feita corretamente, em 3 anos o limão de interior poderá agradar seus proprietários com uma colheita. O método mais comumente usado é o enxerto ocular. A estaca só é enxertada se o galho contiver um pequeno número de folhas. Você pode realizar esta ação dividida ou atrás da casca. O trabalho é realizado no período em que o limão começa a fluir ativamente a seiva. Via de regra, isso acontece em abril ou maio.
Para o porta-enxerto utilizam-se mudas fortes, com galhos grossos, cuja casca se afasta bem da madeira. O crescimento deve conter cerca de 5 folhas. Para garantir uma operação de alta qualidade, use uma faca limpa e bem afiada. O alinhamento forte é conseguido amarrando firmemente o limão enxertado.Se após 3 semanas o pecíolo da folha próximo ao olho ficar amarelo, o enxerto criou raízes com sucesso. A falha neste assunto pode ocorrer quando a casca está mal separada da madeira.
Cultivar um limoeiro em um espaço fechado exige que ele receba uma nutrição adequada.
A quantidade de fertilizante deve ser dosada corretamente e aplicada no solo. Durante o período de floração, a planta é alimentada 2 vezes por mês, e no inverno a aplicação de medicamentos é reduzida para 1 vez por mês. Os fertilizantes orgânicos e húmicos são adequados para o cultivo de frutas cítricas. Existem suplementos naturais que contêm uma gama completa de microelementos essenciais. Para conseguir uma floração abundante, devem ser aplicadas de fevereiro a agosto.
Formação da coroa
Para que um limão caseiro floresça, é necessária poda regular desde o primeiro ano de cultivo. Primeiro, os topos são cortados para que após 3 anos se forme uma coroa com 7 ramos principais.
É importante lembrar que as flores se formam apenas nas pontas dos galhos finos, não havendo necessidade de encurtá-las constantemente. Caso contrário, a floração nunca ocorrerá. Quando bem formada, a árvore lança caules de flores 2 anos após o plantio. Os rebentos inferiores devem ser podados assim que começarem a aparecer. As flores não se formam neles e esses brotos retiram a umidade da árvore.
Puxando galhos
Com o início do fluxo de seiva, os galhos do limoeiro tornam-se flexíveis. Nesse momento, você pode apertá-los com um fio macio, o que permitirá concentrar ali o suprimento de nutrientes. Isso contribuirá para a formação ativa de pedúnculos no próximo ano.
Manter os galhos na posição horizontal dá à coroa do limão um formato espalhado, que lembra um pouco uma fonte.. A liga é retirada por volta de novembro, quando o período de fluxo de seiva cessa. O procedimento deve ser repetido após 1 ou 2 anos.