O abeto oriental é uma variedade bastante comum de coníferas. Pertence à família dos Pinheiros e é uma típica cultura serrana, cujo habitat se situa a uma altitude de 1 a 2,5 mil metros acima do nível do mar. O habitat da planta é considerado o Cáucaso, a Ásia Menor e a Turquia. Apesar de esta planta ser termofílica, a cultura cresce bem na zona intermediária.
Descrição da espécie
O abeto oriental é uma cultura de montanha. Prefere encostas sombreadas, onde convivem com pinheiros, abetos, carpas e faias.Uma colheita adulta atinge uma altura de 65 metros. Possui casca lisa, cinza clara, que racha e descasca com o tempo.
A planta se distingue por agulhas tetraédricas achatadas medindo 0,4-0,8 centímetros. Quando jovens, as agulhas são de cor dourada clara e depois tornam-se verdes escuras. Os cones femininos da cultura são de cor vermelha e localizam-se nas extremidades dos brotos.
Aureospicata é considerada um dos representantes mais comuns dos abetos orientais. No entanto, existem outras variedades. A vida útil da cultura é de 400 a 500 anos.
Variedades populares
O abeto oriental tem muitas variedades, cada uma das quais caracterizada por certas características:
- Aurea - esta variedade é caracterizada por crescimento lento e possui copa frouxa e cônica. Ao longo de um ano, a árvore cresce 15 centímetros de altura e 5 centímetros de largura. O tamanho máximo da planta é de 12 a 15 metros. As agulhas jovens têm uma cor dourada e no verão ficam verdes. Esta variedade é considerada muito despretensiosa. Suporta bem as condições urbanas e cresce bem em áreas ensolaradas e com sombra parcial.
- Aureospicata é uma variedade da seleção alemã. A altura máxima do abeto é de 12 metros. Porém, sua largura não ultrapassa 5 metros. Aureospicata distingue-se pelo facto de os seus botões abrirem bastante tarde. Paralelamente, observa-se no mês de junho o aparecimento de rebentos jovens de tonalidade dourada. Depois de algum tempo, as agulhas adquirem uma cor verde escura. O abeto é caracterizado por uma coroa piramidal estreita e densa e ramos laterais assimétricos. Os cones jovens têm uma cor roxa incomum, enquanto os maduros ficam marrons.
- Golden Start é uma variedade anã de abeto oriental que cresce lentamente.Sua altura não ultrapassa 1,5-3 metros. Neste caso, a largura da copa é de 1,5 metros. A planta é caracterizada por uma copa larga e cônica. Os brotos são amplamente espalhados e horizontais. O crescimento fresco é de cor dourada, mas escurece gradualmente ao longo da estação.
- Summergold - uma característica distintiva desta variedade é a sua coroa simétrica. Aos 10 anos, o abeto aumenta para 2 metros. Ao mesmo tempo, uma árvore velha geralmente não ultrapassa 8 metros de altura. O crescimento jovem tem uma cor dourada, mas no final da estação quente as agulhas escurecem gradualmente. O abeto desta variedade desenvolve-se bem em zonas ensolaradas e à sombra.
- Skylands - esta variedade é mais frequentemente usada em projetos paisagísticos. Spruce tem agulhas curtas. No início tem uma tonalidade amarela brilhante e depois fica dourado. No final da safra, a colheita adquire uma coloração verde escura. A coroa tem uma coroa piramidal. Ao mesmo tempo, a planta adulta estreita e alonga.
- Nigra Compacta - esta variedade distingue-se pelo seu menor tamanho. Aos 10 anos, a altura da árvore não ultrapassa 1 metro. A planta tem agulhas curtas. As agulhas jovens são douradas, mas com a idade tornam-se verdes escuras.
Como crescer corretamente
Para que o abeto Aureo Spicata e outras variedades da variedade oriental cresçam e se desenvolvam normalmente, é importante realizar corretamente os trabalhos de plantio e cuidar bem das plantas.
Pousar
Os especialistas aconselham comprar abetos em um recipiente com sistema radicular fechado. Nesse caso, o plantio é feito por transbordo, o que causa menos estresse. Além disso, essas árvores podem ser plantadas mesmo no verão, enquanto o horário padrão é o início da primavera ou o final do outono.
Esta cultura se desenvolve normalmente em diferentes tipos de solo.Porém, a melhor opção é considerada solo fértil e leve, que apresenta reação ácida ou levemente ácida. É importante levar em consideração que a cultura não resiste ao alagamento. Portanto, é melhor plantá-lo em um local onde as águas subterrâneas não fiquem muito próximas da superfície da terra.
Para começar, é recomendável cavar um buraco para o plantio. Sua profundidade deve ser de 70 centímetros e seu diâmetro de 50. Antes de assentar o substrato, vale a pena despejar no fundo a drenagem de brita, brita ou argila expandida. Sua espessura deve ser de no mínimo 15 centímetros.
Para nutrir a árvore nos primeiros anos de vida, recomenda-se adicionar fertilizantes orgânicos e minerais ao solo. Você mesmo pode preparar o substrato para o plantio. Para fazer isso você precisa misturar os seguintes ingredientes:
- 4 partes de terra fértil;
- 1 parte de vermicomposto;
- 1 parte de turfa;
- 1 parte de areia.
Além disso, 100-150 gramas de nitroammophoska devem ser usados por planta. Ao plantar uma muda, é importante garantir que ela esteja posicionada estritamente na vertical. Neste caso, o colo da raiz deve ficar nivelado com a superfície do solo.
Imediatamente após o plantio, o solo deve ser bem compactado para que não se formem vazios. Depois disso, recomenda-se regar generosamente a planta com uma solução de estimulador de crescimento. Para fazer isso, você pode usar “Epin” ou “Kornevin”.
Depois que a umidade é absorvida pelo solo, o círculo do tronco da árvore precisa ser coberto com serragem, agulhas de pinheiro ou casca de pinheiro.Isso ajudará a evitar o ressecamento do solo, impedir o desenvolvimento de ervas daninhas e criar condições favoráveis para o rápido desenvolvimento do sistema radicular.
Cuidado
Cuidar da planta é bastante fácil. Para fazer isso, você precisa executar etapas simples:
- Rega - a frequência depende de fatores climáticos. Em tempo seco, a colheita deve ser umedecida 1 a 2 vezes por semana. Isto é especialmente verdadeiro para mudas jovens. Para 1 árvore você precisa gastar pelo menos 10 litros de água.
- Afrouxamento - é útil cultivar o solo ao redor da árvore com um cultivador manual até uma profundidade de 5 a 6 centímetros. Ao mesmo tempo, o solo é misturado com cobertura morta compactada. Graças a isso, o material pode ser convertido em adubo orgânico. Depois disso, é recomendável atualizar a camada de cobertura morta.
- Fertilização – Os fertilizantes não devem ser aplicados com muita frequência. Basta fazer isso 2 vezes durante a temporada. É melhor usar compostos especiais para coníferas para isso. Neste caso, para pulverizar, é necessário adicionar “Helatina” à água. Graças a isso é possível compensar a deficiência de ferro nas agulhas.
- Poda – não é necessária a formação de copas. Ao mesmo tempo, as mudas jovens da cultura podem resistir bem ao corte e se recuperar rapidamente. É imprescindível remover galhos danificados e secos. É melhor realizar o procedimento no início do verão.
- Preparação para o inverno - em regiões de clima rigoroso, as mudas jovens precisam ser isoladas com ramos de abeto. Neste caso, você deve primeiro regar abundantemente as plantas.
Possíveis pragas
Entre os parasitas que muitas vezes causam danos aos abetos orientais, vale destacar os seguintes insetos:
- pulgão;
- lagarta do botão do abeto;
- ácaro-aranha;
- lagartas do bicho-da-seda;
- abeto hermes.
As pragas podem ser controladas com inseticidas e acaricidas. Quanto mais cedo você agir, mais resultados visíveis poderá obter. Para identificar os parasitas a tempo, é recomendável inspecionar cuidadosamente as árvores coníferas uma vez por semana. É melhor fazer isso com uma lupa.
Use como decoração para o site
De acordo com a descrição, o abeto oriental possui propriedades decorativas pronunciadas. Parece ótimo em um gramado aberto. A cultura também pode ser usada como sebe. Recomenda-se aparar as plantas jovens para lhes dar um formato bonito.
Plantas compactas combinam bem com coníferas baixas, flores anuais brilhantes e plantas de cobertura do solo.
O abeto oriental é uma excelente planta ornamental, muito utilizada em projetos paisagísticos. Para que o cultivo de uma cultura seja bem-sucedido, ela precisa receber cuidados de qualidade.