A variedade de abeto Tompa foi obtida em 1987 na Holanda. Esta cultura tem uma copa larga e cônica e é frequentemente usada em projetos paisagísticos. Devido ao seu crescimento lento, a árvore é fácil de cuidar e praticamente não necessita de podas formativas. Portanto, a cultura é frequentemente usada para decorar jardins de pedras e jardins ornamentais. Também pode ser combinado com zimbro e plantas com flores.
Descrição da variedade
A variedade Tompa é uma variedade anã do abeto norueguês. Esta cultura possui uma copa compacta em formato de cone.A variedade é caracterizada pelo desenvolvimento lento e aos 10 anos atinge 40 centímetros de altura e aproximadamente a mesma largura. A taxa de crescimento é de pouco mais de 2,5 centímetros por ano. A altura máxima da colheita é de 1,5 a 2 metros. Além disso, o diâmetro de sua copa não ultrapassa 1,5 metros.
O abeto desta variedade é considerado de longa duração. Quando plantada em condições ideais, a cultura tem garantia de vida por mais de 50 anos. O abeto Tompa é caracterizado por agulhas verdes brilhantes. Essa cor dura o ano todo.
A cultura é perfeita para cultivo na zona intermediária. Em geral, a planta é considerada muito despretensiosa e cresce bem em qualquer solo. Ele pode suportar o aumento da secura do solo e inundações de curto prazo. No entanto, a melhor opção é considerada solo umedecido uniformemente, sem ressecamento excessivo ou estagnação prolongada de umidade.
Devido à sua lenta taxa de crescimento e formato compacto, esta variedade de abeto não necessita de poda. Se tal necessidade surgir, é permitido remover apenas um pequeno crescimento anual. Recomenda-se que isso seja feito no final de maio ou início de junho. A variedade é considerada muito tolerante à poluição do ar e desenvolve-se bem mesmo em condições urbanas difíceis.
Área de distribuição
No seu ambiente natural, esta cultura encontra-se no norte e centro da Europa. Na Rússia, a planta geralmente é plantada na zona intermediária. O fato é que nas regiões sul o abeto sofre mais com o excesso de umidade e o calor extremo.
Como plantar
Para manter o seu abeto Tompa saudável e bonito, você precisa seguir as regras básicas de plantio e cuidado dele. Para fazer isso, é recomendado fazer o seguinte:
- Prepare a muda. Recomenda-se comprar material de plantio de vendedores de confiança.O melhor é dar preferência às mudas com raízes fechadas, que são vendidas em vasilhames. É importante garantir que não haja danos visíveis nos galhos e no tronco.
- Faça um buraco para plantar. Seu tamanho deve ser o dobro do tamanho de um pedaço de solo. A drenagem deve ser colocada no fundo do buraco.
- Prepare o solo. Você pode comprar um substrato pronto, mas se possível, faça você mesmo. Para fazer isso, você precisa combinar 2 partes de grama e solo frondoso e 1 parte de areia e turfa.
- Plante uma planta. Para isso, a muda deve ser retirada com cuidado do recipiente e colocada no centro da cova de forma que o colo da raiz fique nivelado com a superfície do solo. O espaço livre restante deve ser coberto com terra.
- Molhar a planta. Imediatamente após o plantio, recomenda-se regar a árvore com 30 litros de água. Após o assentamento do solo, vale repetir a umedecimento. Neste caso, deve-se usar 10-20 litros de água.
- Aplique cobertura morta no círculo do tronco da árvore. Neste caso, você precisa derramar o restante da mistura de solo ao redor do tronco. Recomenda-se fazer isso depois que o solo estiver assentado.
Como cuidar
O abeto desta variedade não necessita de cuidados especiais. Ao mesmo tempo, para preservar o carácter decorativo da cultura, ainda é necessário tomar algumas medidas:
- Rega - com níveis normais de umidade e cobertura morta de alta qualidade, a cultura tem umidade natural suficiente. Ao mesmo tempo, não requer rega adicional. Porém, em tempo seco, o abeto precisa ser umedecido pelo menos uma vez por semana. Neste caso, é necessário colocar 10 litros de água embaixo do barril. A irrigação da copa não é de pouca importância.
- Alimentação – a adição de nutrientes é recomendada apenas a partir dos 5 anos. Para isso, pode-se usar um complexo balanceado de fertilizantes, destinado às coníferas. Vale a pena alimentar a colheita no máximo 2 vezes por ano.
- Afrouxamento - o procedimento é realizado à medida que o solo se compacta. Para reduzir a necessidade dessa manipulação, pode-se recorrer à cobertura morta do solo.
- Poda – o abeto tem um crescimento anual fraco, por isso não há necessidade de formar uma copa. No início da primavera basta fazer podas sanitárias. Envolve a remoção de galhos secos e danificados.
- Invernada - O abeto Tompa apresenta excelente resistência às geadas. Pode suportar temperaturas de até -40 graus. Portanto, as plantas adultas não necessitam de isolamento. Neste caso, recomenda-se cobrir as mudas jovens com ramos de abeto.
Reprodução
Recomenda-se que mudas de abeto Tompa sejam plantadas na primavera ou no outono. Antes de preparar o material de plantio, ele deve ser cultivado a partir de sementes ou obtido por meio de estacas. Ambos os métodos são bastante aceitáveis para propagação de culturas. Porém, a estaca é considerada uma opção mais preferível, pois ajuda a preservar as características varietais da planta. Recomenda-se considerar o seguinte:
- O material de plantio deve ser colhido de plantas com 5 a 10 anos de idade.
- Recomenda-se não cortar o galho, mas sim arrancá-lo. O calcanhar deve permanecer nele.
- Para propagação, um broto medindo 6 a 10 centímetros e com no máximo 1 ano é adequado. No entanto, deve haver uma área formada da casca sobre ele.
- As estacas devem ser plantadas imediatamente em recipiente com substrato preparado.
Ameaças à árvore
Spruce Tompa pode sofrer infecções ou ataques de pragas nos seguintes casos:
- violação das regras de atendimento;
- infecção de outras plantas;
- umidade excessiva do solo;
- escolha errada de local;
- complexo de fertilizantes selecionado incorretamente.
As doenças comuns que o abeto Tompa frequentemente encontra incluem:
- Podridão cinzenta - neste caso, os rebentos mudam de cor, tornando-se cinzentos ou pretos. Quando tais sinais aparecem, os fragmentos afetados devem ser removidos e queimados. Neste caso, a árvore deve ser tratada com sulfato de cobre ou fungicidas.
- Schutte - esta doença é acompanhada pela coloração das agulhas em tonalidade marrom. Neste caso, é necessário retirar os brotos afetados e tratar a cultura com preparações contendo cobre.
- Fusarium - com esta patologia as agulhas tornam-se cinzentas e depois adquirem uma coloração castanha. Normalmente a doença se espalha rapidamente, por isso, quando aparecem os sinais, a planta precisa ser desenterrada e queimada.
Dentre as pragas, a cultura pode sofrer com os seguintes insetos:
- besouro do pinheiro – infecta o tronco de uma árvore, formando crateras;
- cochonilha - forma caroços na árvore que parecem algodão;
- ácaro-aranha - emaranha brotos com teias de aranha brancas.
As preparações devem ser selecionadas dependendo do tipo de praga. Na maioria das vezes, inseticidas, substâncias à base de enxofre coloidal ou armadilhas especiais são usados para matar parasitas.
Importância no projeto paisagístico
A cultura é perfeita para criar composições de coníferas. Pode ser usado para decorar jardins rochosos ou jardins rochosos. As plantas em recipientes podem ser colocadas ao redor da casa ou ao longo das bordas dos caminhos.
O abeto Tompa é uma planta ornamental atraente que complementa perfeitamente uma variedade de composições. Para que uma cultura cresça e se desenvolva normalmente, ela precisa de cuidados adequados.