A variedade de abetos Kupressina é uma planta muito atraente, muito utilizada em projetos paisagísticos. Esta cultura adapta-se perfeitamente a qualquer parte do jardim. Graças à sua copa estreita, a planta é perfeita para proprietários de pequenas dachas. Sua característica é a coroa delgada e estreitamente cônica. A cultura se distingue pelos brotos retos e rígidos que se estendem do tronco em ângulo reto.
Descrição da variedade
Esta cultura também é chamada de Cupressina. O abeto desta variedade é classificado como comum. Às vezes também é chamado de norueguês.A cultura é uma árvore perene que possui copa densa e bem ramificada. A altura máxima da planta é de 9 metros. Neste caso, o diâmetro não ultrapassa 3 metros. Aos 10 anos a árvore chega a 3 metros. Esta cultura é caracterizada por um crescimento lento. Em 1 ano cresce no máximo 15 centímetros.
A árvore é caracterizada por uma copa estreita e bem formada, de formato cônico regular. A planta possui ramos fortes que crescem verticalmente e garantem a formação de uma copa densa. A cultura é caracterizada por brotos retos e rígidos que se estendem do tronco central em ângulo reto.
Outra característica distintiva da planta são as agulhas curtas. O comprimento das agulhas não ultrapassa 2,5 centímetros. Eles são duros e espinhosos. Ao mesmo tempo, as agulhas apresentam uma cor verde uniforme e rica. Os rebentos jovens apresentam uma tonalidade verde clara.
O abeto desta variedade é caracterizado por pequenos cones femininos redondos. Seu comprimento não ultrapassa 1,5 centímetros. Além disso, nos fetos masculinos esse número chega a 12 centímetros. Os botões jovens são rosa brilhante ou castanho claro. Difere dependendo do gênero. Os cones femininos tornam-se marrom-avermelhados com o tempo.
As principais vantagens da cultura incluem o seguinte:
- alta resistência ao gelo;
- baixos requisitos de manutenção;
- excelente adaptação ao clima urbano;
- alto grau de resistência à seca;
- aparência atraente;
- não há necessidade de fertilização regular.
Outra vantagem é a ausência da necessidade de formação de coroa. Torna-se naturalmente em forma de cone.
Regras de pouso
Cultivar o abeto Cupressina não é difícil. Porém, para isso é importante realizar o trabalho de plantio de maneira correta. Para que a éfedra mantenha suas propriedades decorativas por muito tempo, ela precisa de cuidados adequados. Recomenda-se enraizar a muda na primavera - antes do início do período vegetativo. Também é permitido fazer isso no outono - antes do início do frio.
Ao escolher um local de pouso, é recomendável considerar o seguinte:
- Dê preferência a uma área ensolarada ou com sombra leve. É importante lembrar que com bastante sol as agulhas ficam densas e grossas, enquanto na sombra podem ficar mais finas.
- Plante a cultura em solo fresco, arenoso ou argiloso. O solo deve estar solto e ligeiramente ácido.
- Garanta um suprimento de umidade suficiente. Neste caso, as águas subterrâneas devem ser bastante profundas.
A areia não é adequada para este tipo de abeto. Além disso, não deve ser cultivado em áreas urbanas. Além disso, a cultura não tolera solo seco. No entanto, a estagnação da umidade também é contra-indicada.
Como escolher uma muda
Para obter uma planta saudável e de alta qualidade, é importante adquirir material de plantio de alta qualidade. Isso deve ser feito em uma creche especializada. Todas as coníferas são caracterizadas por raízes frágeis. Portanto, o melhor é comprar uma muda em vasilhame. Nesse caso, vale prestar atenção nas agulhas. Deve ser brilhante e suculento, sem fragmentos secos ou danificados.
Instruções de pouso
Para plantar um abeto você precisa fazer o seguinte:
- Cave um buraco com 60 centímetros de profundidade e 50-60 centímetros de diâmetro.
- Prepare o substrato. Para fazer isso, você precisa misturar solo frondoso, grama, areia e turfa na proporção de 2:2:1:1.
- Despeje 5 litros de água no buraco.
- Mergulhe cuidadosamente a muda com um pedaço de terra no buraco.
- Alinhe o tronco verticalmente e cubra-o com substrato. É importante garantir que o colo da raiz esteja nivelado com a superfície do solo.
- Molhar a planta.
Cuidado e cultivo
O abeto Kupressina é uma cultura muito atraente, muito utilizada em projetos paisagísticos. Para que a planta mantenha suas propriedades decorativas, ela deve ser bem cuidada.
Imediatamente após o plantio da planta, o círculo do tronco da árvore deve ser coberto com uma camada de cobertura morta de 5 a 6 centímetros. É permitido usar turfa para isso. Este procedimento ajuda a aumentar a temperatura do solo, garante a retenção da umidade e a saturação de elementos úteis. Posteriormente, é necessário remover prontamente as ervas daninhas do local e de vez em quando usar areia ou matéria orgânica como cobertura morta.
No tempo seco, o abeto precisa ser regado sistematicamente. Recomenda-se realizar 1 procedimento por semana. Para 1 árvore vale a pena usar 10 litros de água. A planta também se beneficia muito com a aspersão e pulverização da copa. Para isso, recomenda-se o uso de água morna. A realização desses procedimentos ajuda a tirar o pó das agulhas e garante sua hidratação.
Durante os primeiros 5-7 anos, as culturas de coníferas desenvolvem-se lentamente. É por isso que precisa ser alimentado. O medicamento universal Novofert é perfeito para esse fim. Ao usar a substância, você deve seguir rigorosamente as instruções. É importante evitar overdose de nutrientes. Se esta recomendação não for seguida, existe o risco de a planta parar de crescer dentro de 10 anos.
A árvore não requer formação de copa. Porém, de vez em quando vale a pena fazer podas sanitárias.Para o inverno, a planta não precisa ser isolada, pois pode suportar temperaturas de até -34 graus. Além disso, a árvore é resistente a grandes quantidades de neve.
Controle de pragas
Na maioria das vezes, o abeto Kupressina sofre das seguintes patologias e pragas:
- A ferrugem é uma patologia fúngica que afeta a planta na primavera. À medida que a patologia se desenvolve, bolhas amarelas aparecem na árvore. Para enfrentar a doença e prevenir o aparecimento de fungos, vale a pena usar produtos à base de cobre. “Hom” e “Abiga-Pik” são adequados para isso.
- Schutte – Esta doença também é chamada de mofo marrom da neve. Com esta doença, as agulhas podem ficar vermelhas, marrons ou amarelas. Em casos avançados, as agulhas caem completamente. Para evitar o desenvolvimento de patologias, é necessário controlar a umidade. Além disso, é importante evitar o espessamento das plantações. Para tratar Schutte, é necessário aplicar fungicidas pela raiz. Também vale a pena adicionar imunoestimulantes e micronutrientes.
- Apídeo Sitka Spruce - Este pequeno parasita causa o aparecimento de manchas amarelas em árvores velhas. Com o tempo, provoca a queda de agulhas. Para remover pulgões, é necessário tratar repetidamente a planta com sabão de potássio, infusão de cebola ou alho.
- As borboletas freiras podem devorar completamente as agulhas. Meios como “Decis”, “Karate”, “Bitoxibacilina” ajudarão a destruir os parasitas.
- Rolo de folhas de abeto - tece uma teia ao redor da copa. Ao mesmo tempo, suas larvas causam danos à vegetação. A irrigação abundante da coroa com água e sabão ajudará a lidar com os parasitas.
Aplicativo
A planta é frequentemente usada em projetos paisagísticos. Ao mesmo tempo, pode ser usado para decorar o local de diversas maneiras.A cultura fica linda em plantações individuais e em combinação com outras culturas. Pode ser combinado com plantas herbáceas, árvores e arbustos e outras coníferas.
A árvore é usada como tênia em pequenas áreas. Vale considerar que a planta não tolera bem a poluição do ar, por isso não é recomendável plantá-la no fundo do jardim. A cultura fica muito bonita em combinação com uma cerca de pedra.
O abeto Kupressina é uma excelente cultura decorativa que se adapta perfeitamente a uma variedade de composições. Para que a planta mantenha sua atratividade pelo maior tempo possível, ela requer cuidados cuidadosos. O controlo de doenças e pragas não é de pouca importância.