A variedade de abetos Inversa é uma planta decorativa que chora e tem galhos pendentes e agulhas verde-escuras. A cultura é considerada muito despretensiosa de cuidar e possui alto grau de resistência às geadas. Outra característica importante é a sua aparência incomum. É por isso que o abeto desta variedade é frequentemente usado em projetos paisagísticos. Para que uma planta se desenvolva normalmente, ela precisa receber cuidados completos e de qualidade.
História e descrição da variedade
Spruce Inversa é uma variedade chorosa de abeto norueguês.Foi identificado pela primeira vez em Shropshire, na Inglaterra. Isso aconteceu em 1884. O nome da planta está associado a uma forma especial “invertida”. Nesse caso, os brotos não são direcionados para cima, como sempre, mas para baixo.
O abeto inverso é caracterizado por uma forma incomum de choro, com topo caído e longos galhos pendentes. A planta tem agulhas grossas e brilhantes. Nesse caso, o tamanho das agulhas chega a 2 centímetros.
Os rebentos jovens são de cor verde brilhante e destacam-se contra o fundo dos ramos mais escuros e mais velhos. Os cones também apresentam uma cor verde muito decorativa com tonalidade roxa. A árvore também é caracterizada por botões marrom-avermelhados e formato rombudo. A casca apresenta uma cor rica em forma de placas finas.
A altura máxima do abeto é de 8 metros. Neste caso, o diâmetro da coroa é de 2 a 2,5 metros. A planta pode crescer como árvore ou arbusto. Muitas vezes é cultivado em um tronco. A árvore de Natal distingue-se pela sua plasticidade. Da coroa, que na aparência lembra uma pilha de neve, formam-se vários formatos.
Características da madeira
O abeto caído não tem tronco e tem galhos caídos e chorosos. Apenas algumas plantas têm um rebento central fraco, densamente coberto de nós. Os ramos ficam adjacentes ao centro da planta. Neste caso, os rebentos inferiores localizam-se na superfície do solo.
A coroa tem formato colunar. Se você não podar, o abeto se desenvolverá de forma desigual. Nos primeiros anos de vida, a planta desenvolve-se lentamente. Em 1 ano aumenta 12-20 centímetros. Aos 10 anos, a árvore raramente atinge 1 metro de altura. O desenvolvimento acelera na idade adulta.
Como muitas outras coníferas, o abeto Inversa é uma planta monóica. Isso significa que os cones masculinos e femininos crescem na mesma árvore.Os espécimes femininos têm uma tonalidade vermelha brilhante e lembram velas. As espiguetas masculinas crescem nas extremidades dos ramos laterais. A polinização dos abetos ocorre no final da primavera ou início do verão. Os grãos de pólen da planta não são considerados muito voláteis. No entanto, eles ainda são carregados pelo vento por vários quilômetros.
O abeto Inversa vive em média 150 anos. A cultura se difundiu na parte europeia da Rússia. Pode ser encontrado em florestas mistas e de abetos. A planta tem copa compacta. Portanto, pode ser plantada em pequenas áreas. Neste caso, são aceitáveis plantios individuais ou em grupo. A árvore fica ótima em composições e jardins de pedras. A planta é propagada por estacas e sementes. Isso também pode ser feito com mudas.
Recursos de pouso
Para evitar que o abeto-chorão perca suas propriedades decorativas, deve-se seguir as regras de plantio.
Como escolher uma muda
Para plantar uma planta, o melhor é escolher mudas comuns de viveiro. É importante que tenham sistema radicular fechado e sejam cultivados em recipientes. Para verificar a qualidade do material de plantio, vire o recipiente com cuidado. Se o solo se desintegrar, significa que a muda foi plantada nele recentemente.
Também vale atentar para a estrutura das filiais. É importante que eles dobrem e sejam suficientemente elásticos. Não pode haver danos mecânicos nos brotos. Neste caso, as agulhas devem ter agulhas brilhantes. Quanto mais jovem for a muda, mais fácil será criar raízes e resistir ao transplante. O diâmetro do torrão de terra é de grande importância. Deve ter pelo menos 50 centímetros.
Como plantar
O abeto Inversa desenvolve-se bem em solo fresco e úmido, que contém uma quantidade suficiente de nutrientes. Neste caso, os parâmetros de pH não são particularmente importantes. O melhor é dar preferência ao solo argiloso-arenoso, que contém bastante húmus. É importante evitar zonas húmidas ou solos muito densos.
Ao plantar abetos, você deve seguir estas regras:
- Cave um buraco 10-15 centímetros abaixo do colo da raiz. Isto é necessário para colocar a camada de drenagem. O buraco deve ser alguns centímetros maior que o sistema radicular.
- Coloque a drenagem na parte inferior do recesso. Suas funções são desempenhadas por tijolo britado ou brita.
- Retire com cuidado a muda do recipiente. Coloque-o no buraco e cubra com terra.
- Regue generosamente a planta.
- Se necessário, aplique fertilizante e pulverize a cultura contra patologias e pragas.
Requisitos de cuidados
Após o plantio, a árvore precisa de cuidados cuidadosos. Atenção especial deve ser dada à coroa. A proteção completa contra doenças e pragas não é de pouca importância.
Rega
Uma cultura adulta pode suportar facilmente o tempo seco por várias semanas. Uma árvore jovem precisa de rega. Se não forem realizadas, existe o risco de destruição da cultura. Isto é especialmente verdadeiro quando se plantam plantas no inverno.
O abeto desta variedade deve ser regado ativamente na primeira estação após o plantio em solo aberto. É importante garantir que a água não entre nas agulhas. Para evitar o apodrecimento das raízes superficiais, é necessário criar uma camada de cobertura morta que ajude a absorver o excesso de umidade. Para isso você pode usar agulhas de pinheiro, casca e serragem.
Isso também ajuda a melhorar a composição do solo ao redor do sistema radicular do abeto.Se você não aplicar cobertura morta no círculo do tronco da árvore, o jardineiro precisará afrouxar constantemente o solo ao redor da plantação.
Afrouxamento
O solo precisa ser afrouxado periodicamente. Graças a este procedimento será possível obter os seguintes resultados:
- melhorar o fluxo de ar para o sistema radicular;
- remova ervas daninhas.
É importante levar em consideração que as raízes do abeto estão muito próximas da superfície do solo. Portanto, eles precisam fornecer um fluxo constante de ar. Isso garantirá o pleno desenvolvimento da árvore.
Cobertura
Esta variedade de abeto não é considerada muito exigente no que diz respeito à fertilização. No entanto, às vezes ainda vale a pena usar os nutrientes. Recomenda-se alimentar a cultura pelo menos uma vez por ano com compostos orgânicos ou químicos.
Aparar
Para que o abeto cresça, um broto precisa ser guiado e amarrado. Os galhos restantes ficam pendurados no chão. Para dar ao abeto a forma desejada, os brotos que caem precisam ser pinçados. Após a conclusão da liga do tronco, o crescimento irá parar. Ao mesmo tempo, a filmagem principal também cairá. Após atingir a altura desejada, o galho deve ser cortado. Graças a isso, os ramos laterais se desenvolverão melhor.
Proteção contra frio
Para o inverno, recomenda-se polvilhar o tronco da árvore com turfa. A espessura desta camada deve ser de 3 a 5 centímetros. Às vezes a árvore é isolada com galhos de outras coníferas. Geralmente, isso só é necessário para culturas jovens.
Ameaças para enfeitar
Apesar da resistência do abeto às doenças, às vezes ainda sofre de infecções. A cepa fúngica mais perigosa é considerada Schutte. Quando infectadas, as agulhas ficam marrons e caem. Spruce também é suscetível ao mofo cinzento. Os motivos do seu aparecimento são considerados o aumento da umidade e o espessamento dos brotos. Para enfrentar as patologias, é necessário o uso de fungicidas.
O abeto inversa é uma planta ornamental comum e fácil de cuidar. Isso torna a cultura muito popular entre os residentes de verão e paisagistas.