O freixo chinês ou, como é chamado, o ailanto mais alto, é uma cultura muito procurada que pertence à família Simarubov. É frequentemente usado em projetos paisagísticos para projetar parques, praças e áreas de lazer. Esta planta tornou-se famosa não só pela sua aparência atraente, mas também pelas suas propriedades medicinais. É por isso que a folhagem e muitos outros fragmentos de cultura têm sido utilizados na medicina alternativa desde os tempos antigos.
Que tipo de planta é essa
Esta cultura é uma árvore alta que pode atingir 35 metros de altura. Neste caso, o diâmetro do tronco não ultrapassa 50 centímetros. A madeira está coberta de protuberâncias que parecem bordas irregulares. No entanto, existem relativamente poucas dessas formações - a casca é predominantemente lisa.
Esta cultura é representativa do gênero Ailanthus, por isso possui uma estrutura típica de caule. As folhas dos ramos estão dispostas de forma bastante densa e ultrapassam os 55 centímetros de comprimento. As placas são de cor verde escura e têm uma extremidade romba. As folhas são brilhantes por fora e foscas por dentro.
A cinza chinesa é considerada uma planta dióica. Isso significa que as flores se polinizam. Os botões são verdes e pendem em panículas de 15 centímetros. A brotação ocorre no meio e no final do verão. Em condições favoráveis, com a chegada do outono, ocorre uma segunda onda.
A cinza chinesa é caracterizada por raízes ramificadas que podem resistir a fortes rajadas de vento. A árvore é encontrada predominantemente nas regiões sul e, portanto, necessita de água suficiente. Isso está associado a um tamanho significativo do sistema raiz.
Ailanthus, o mais alto, é considerado uma cultura resistente ao inverno, pois pode suportar facilmente a exposição a temperaturas negativas. No entanto, quando a temperatura cai para -25 graus, a cinza chinesa precisa de isolamento.
Área de crescimento
A China é considerada o berço desta cultura. A árvore é cultivada lá há muito tempo para criar bichos-da-seda ailanthus. A planta também é cultivada na América do Norte e na Europa. Atua como excelente planta paisagística e decora parques e praças.
A cultura chegou à Rússia em 1751. Pode ser encontrada em Astrakhan, Volgogrado e no norte do Cáucaso.Esta cultura é considerada pouco exigente para a composição do solo e é caracterizada pela resistência à seca. Ao mesmo tempo, forma muitos rebentos de raiz. Em muitos lugares a árvore enlouqueceu. Muitas vezes cria matagais em ravinas, ao longo de estradas ou perto de edifícios abandonados.
Vantagens e propriedades úteis
A cinza chinesa tem muitos benefícios. Isso inclui o seguinte:
- propriedades decorativas pronunciadas;
- alta resistência ao gelo;
- baixos requisitos de manutenção;
- propriedades medicinais;
- Possibilidade de aplicação em construção.
Ailanthus o mais alto é uma cultura que possui uma série de características medicinais. Suas folhagens, frutos e flores contêm muitas substâncias ativas que beneficiam o corpo humano. Isso inclui o seguinte:
- vitaminas A e C;
- ailantina;
- lactonas;
- taninos;
- saponinas;
- alcalóides;
- óleos essenciais;
- heterosídeos cumarínicos.
Além de componentes valiosos, a cinza chinesa contém quassina. É uma toxina poderosa. Se uma grande quantidade desta substância entrar no corpo humano, existe risco de morte. A quassina está presente nas sementes da planta, por isso não são utilizadas para fins medicinais.
Ailant é usado ativamente na indústria farmacológica e na medicina popular. Graças a esta planta é possível obter os seguintes efeitos:
- lidar com processos inflamatórios;
- melhorar o estado da pele em patologias dermatológicas;
- lidar com vírus e bactérias perigosas;
- eliminar infecções fúngicas;
- lidar com helmintos;
- acelerar o fluxo natural da bile, o que ajuda a prevenir a formação de cálculos biliares;
- restaurar a microflora intestinal em caso de várias infecções;
- normalizar as funções do sistema digestivo;
- parar o sangramento e estimular a cicatrização de feridas;
- normalizar o ciclo menstrual;
- alcançar um efeito diurético leve, lidar com inchaços e patologias do sistema urinário;
- melhorar o funcionamento do sistema nervoso central;
- fortalecer o sistema imunológico e aumentar a resistência a vírus e microorganismos bacterianos.
Aplicação em medicina
Devido ao fato da casca do ailanto possuir propriedades antimicrobianas e antiinflamatórias, é frequentemente utilizada no combate a distúrbios intestinais e disenteria. O produto também ajuda a remover vermes do corpo.
Os frutos da cinza chinesa são usados no combate às hemorróidas. Além disso, ajudam a estabilizar o ciclo menstrual. As folhas da planta são utilizadas no tratamento de úlceras. Ao mesmo tempo, flores, cascas jovens e brotos podem ser usados para difteria e escarlatina. Além disso, os frutos da colheita ajudam no combate à colelitíase e à urolitíase.
Uma decocção de folhas de atlas é usada para tratar as seguintes patologias:
- doenças renais;
- febre;
- artrite;
- radiculite;
- patologias da bexiga;
- constipação;
- sangramento;
- ferimentos;
- reumatismo.
Vale considerar que a cinza chinesa não é usada na medicina oficial porque contém suco venenoso. Os adeptos do tratamento tradicional estão estritamente proibidos de ultrapassar a dosagem, pois isso pode levar a consequências irreparáveis.
Quem não deve receber prescrição de cinzas
As preparações à base de cinza chinesa não apresentam contra-indicações claras de uso. Porém, é importante lembrar que o excesso desses medicamentos pode causar danos ao organismo. Portanto, é importante seguir rigorosamente as recomendações.
Produtos à base de ailanthus superior estão proibidos de serem utilizados nos seguintes casos:
- intolerância individual ou reações alérgicas a componentes vegetais;
- infância;
- gravidez;
- lactação.
As pessoas que cuidam da árvore devem seguir rigorosamente as precauções de segurança. Ao entrar em contato com a seiva da planta, use luvas. Isto se aplica especialmente à poda. A seiva das árvores é irritante. Portanto, ao entrar em contato com a pele, pode causar erupções cutâneas ou irritação.
Como preparar folhas
Recomenda-se colher folhas de freixo chinês antes da floração. Isso deve ser feito no início do verão. As flores devem ser colhidas pela manhã, depois que o orvalho secar. Recomenda-se que isso seja feito em tempo seco. É aconselhável que não haja precipitação durante vários dias antes da colheita.
As matérias-primas coletadas devem ser secas de acordo com as regras padrão. Recomenda-se fazer isso à sombra, sem acesso direto à luz solar. É importante garantir uma boa ventilação. O melhor é colocar a matéria-prima no sótão ou embaixo de um galpão. Qualquer sala sombreada e ventilada também é adequada.
Plantando uma planta
Ailanthus o mais alto é considerado uma cultura despretensiosa que praticamente não requer cuidados. O crescimento anual da cultura é de 2 a 3 metros. A planta é caracterizada pela resistência a fatores externos. Pode ser plantada ao sol ou à sombra. O ailanto mais alto também não impõe nenhuma exigência especial à composição do solo.
Porém, não é recomendado plantar a cultura em uma área pequena. A árvore é caracterizada por um crescimento rápido. Portanto, sua copa pode interferir no cultivo de plantas que gostam de luz.
O local ideal para o plantio de freixo chinês é considerado um local aberto e ensolarado ou com sombra parcial.Nesse caso, é importante escolher logo o local certo, pois a planta não gosta de transplante.
Recomenda-se aplicar fertilizante complexo na cova de plantio. Também é permitido usar esterco podre ou cinzas. Uma excelente opção seriam produtos como Kristalon ou Kemira.
Ao preparar uma cova, é recomendável focar no tamanho do sistema radicular da muda. Neste caso, você precisa adicionar alguns centímetros ao diâmetro.
Cuidados posteriores
A planta não necessita de cuidados específicos. Será possível avaliar se as condições são adequadas para a cultura observando o crescimento anual. Se a árvore crescer lentamente, os cuidados precisam ser melhorados. Se a cultura for iniciada, crescerá até no máximo 14 metros e não se desenvolverá mais. Neste caso, a vida útil diminuirá.
A fertilização deve ser feita 2 vezes por ano. Isso é feito na primavera e no outono. Neste caso, recomenda-se o uso de azofoska e outras substâncias complexas. Neste caso, é necessário utilizar não só produtos orgânicos, mas também preparações minerais.
A cinza chinesa é considerada uma cultura que adora umidade. Para irrigação você precisa usar água limpa. É importante que aqueça suficientemente, pois o frio tem um impacto negativo no estado do sistema radicular. Para melhorar a penetração da umidade no solo, o círculo do tronco da árvore precisa ser desenterrado todos os anos.
O cultivo de cinzas chinesas nas regiões do norte é difícil. Ao plantar na Sibéria e nos Urais, a árvore deve estar preparada para o inverno. Nesse caso, o tronco precisa ser amontoado e as mudas jovens cobertas. Para reduzir a probabilidade de congelamento, as plantações devem ser colocadas em locais protegidos de forma confiável contra correntes de ar.
Controle de pragas
Antes do início do frio, recomenda-se envolver o tronco da árvore em agrofibra. Você também pode usar papelão e uma camada de feltro.Graças a isso, será possível evitar danos à lavoura por roedores. Pequenos insetos não prejudicam a planta. Tem uma casca forte que nem as formigas conseguem danificar. Ao mesmo tempo, as lagartas são repelidas pelas folhas perfumadas.
A cinza chinesa é uma cultura bastante interessante, usada ativamente na medicina popular. Ao mesmo tempo, a planta é considerada pouco exigente para cuidar, por isso qualquer pessoa pode cultivá-la.