Orégano e tomilho são temperos muito comuns, muito usados na culinária e na medicina popular. Eles têm certas características. Porém, nem todo mundo conhece as diferenças entre orégano (orégano) e tomilho (tomilho). Estão relacionados à aparência, sabor, aroma e composição química. Também há uma diferença no escopo de uso.
Que tipo de especiarias são essas?
O tomilho também é chamado de tomilho. É uma especiaria picante amplamente utilizada em todo o mundo. O tempero é adicionado principalmente aos pratos mediterrâneos.Na aparência, a planta lembra um pequeno arbusto com folhas duras e flores rosa-lilás. O tomilho contém timol e uma grande quantidade de óleos essenciais. Portanto, a planta é considerada muito útil.
Orégano, ou orégano, é um arbusto perene caracterizado por folhas alongadas e flores rosa-púrpura. A erva é muito utilizada na culinária e confere aos pratos sabor e aroma picantes. Ambas as culturas pertencem à família Yasnotkov.
Qual é a diferença
As diferenças entre as especiarias em questão afetam uma série de características. Eles estão relacionados à aparência, sabor e conteúdo de componentes úteis.
Aparência
O orégano tem caule reto, não muito ramificado, coberto de penugem. Possui folhas de tamanho médio, dispostas aos pares e com pontas pontiagudas. A altura da planta é de 50 a 80 centímetros. As inflorescências paniculadas apresentam botões tubulares de tonalidade rosa púrpura.
O tomilho tem um caule rasteiro. Tem uma altura pequena - aproximadamente 35 centímetros. O caule contém muitas folhas pequenas, dispostas em um padrão xadrez. Eles são duros e pontiagudos. As flores formam cachos e podem ser rosadas, brancas ou roxas claras.
Sensações gustativas
As ervas secas têm sabor semelhante. É ácido, ligeiramente doce e bastante rico. Notas amadeiradas também são claramente sentidas. O tomilho tem um sabor sutil de cânfora, enquanto o orégano tem um sabor mais ácido.
Abundância de vitaminas
O orégano é uma fonte valiosa de fitoestrógenos, taninos e cumarinas. Ele também contém muitas vitaminas diferentes.Os caules e folhas contêm ácidos graxos e oligoelementos.
O tomilho tem aproximadamente a mesma composição vitamínica. No entanto, contém adicionalmente hepatoprotetores, flavonóides e ácido ursólico.
Origem e alcance
As culturas pertencem à mesma família e, portanto, requerem condições de cultivo semelhantes. O tomilho é encontrado em estepes com áreas arenosas. Ela cresce na Sibéria e na Transbaikalia. Ao mesmo tempo, o sul da França e da Espanha é considerado o berço da cultura. O orégano tem preferências semelhantes, razão pela qual as plantas são frequentemente confundidas. Além disso, as datas de floração ocorrem ao mesmo tempo - em julho ou início de agosto.
Por aplicativo
Acredita-se que o tomilho seja, antes de tudo, uma cultura medicinal. No entanto, é frequentemente usado na culinária. Este tempero é adicionado a pratos gordurosos de porco e cordeiro. Tomilho combina bem com pimenta preta. Na culinária mediterrânea, ervas picadas são adicionadas a pratos de vegetais e peixes.
O orégano é frequentemente usado como tempero em países europeus e asiáticos. Na França, esse tempero é adicionado a pratos de cogumelos e salsichas. O tempero também é frequentemente usado para fazer molhos.
O que é melhor escolher
Ao escolher um tempero específico, você deve se concentrar no sabor e nos benefícios para a saúde. Cada especiaria possui seu próprio conjunto de características e é utilizada em diferentes áreas.
O tomilho tem alta atividade biológica. Pode ser usado como agente antibacteriano, antipirético e antiinflamatório. A especiaria é frequentemente usada para combater doenças respiratórias e destruir germes. A decocção de tomilho pode ser usada para diluir o escarro e enxaguar a boca em caso de patologias dentárias.
Os gastroenterologistas aconselham o uso de decocções e infusões de tomilho para flatulência e distúrbios da microflora intestinal. O tomilho também lida com sucesso com distúrbios dermatológicos, elimina a inflamação e estimula processos regenerativos. A erva é frequentemente adicionada a preparações sedativas. Além disso, aumenta a resistência e fortalece o sistema imunológico.
Orégano tem seu próprio escopo de aplicação. Esta erva também ajuda a aliviar a inflamação e melhora as funções do sistema digestivo. No entanto, é usado principalmente para normalizar os níveis hormonais e os processos metabólicos. A decocção de orégano permite remover o excesso de líquidos do corpo e estimula a quebra de gorduras.
Orégano e tomilho são especiarias únicas de sabor e aroma agradáveis. Ao mesmo tempo, as ervas diferem em aparência, cheiro e efeito no corpo.