O cultivo de tomilho rasteiro é um processo que não possui etapas complicadas. Para obter um resultado positivo, basta conhecer as regras de plantio e cuidados com a planta. O tomilho rasteiro ou tomilho é um dos incríveis representantes da flora. A cultura não é usada apenas no projeto paisagístico, mas também é valorizada por suas muitas propriedades positivas.
Especificidades do tomilho rasteiro
As características da planta são suas propriedades benéficas. Os profissionais médicos aconselham o uso de tomilho para as seguintes condições:
- febre;
- inchaço e cólicas intestinais;
- neurose;
- neuralgia.
A cultura é utilizada como anticonvulsivante e desinfetante. O uso regular restaura a microflora intestinal. Como resultado, o trato gastrointestinal é normalizado. O tomilho também tem efeito diurético.
A parte aérea da cultura possui propriedades medicinais. A composição da planta é rica em substâncias úteis. Tomilho contém:
- ácidos: ursólico, timo, quínico, oleonólico, caféico e clorogênico;
- polifenóis vegetais;
- resina;
- óleo essencial;
- amargura;
- taninos.
O tomilho é frequentemente plantado próximo a apiários, por ser considerado um excelente planta de mel.A cultura tem um aroma maravilhoso e um sabor único. Devido à sua natureza perfumada, muitos perfumistas utilizam a planta para criar perfumes.
Combinação com outras plantas
O tomilho é uma verdadeira dádiva de Deus para plantações em grupo. Permite criar um fundo contra o qual as plantas com folhas texturizadas ficarão vantajosas. O tomilho complementa o quadro geral. Se uma pessoa estiver plantando flores amarelas, escolha tomilho rasteiro para criar contraste.
O poderoso aroma da cultura atrai grande número de insetos que polinizam a planta. Os jardineiros já perceberam esse recurso há muito tempo e o usam como um pequeno truque. Eles plantam tomilho perto dos canteiros de pepino. As abelhas são atraídas pelo cheiro e polinizam outras hortaliças, ajudando os jardineiros.
Tipos e variedades
O tomilho é um arbusto inferior, que se distingue pela sua baixa estatura. A altura da planta não ultrapassa os 15 cm.O tomilho rasteiro tem esse nome devido à sua capacidade de se espalhar pelo solo, formando um exuberante tapete de flores e folhagens. Flores de tom roxo brilhante são coletadas em inflorescências capitadas.
Os jardineiros costumam escolher o tomilho rasteiro para decorar sua casa de verão. Devido à peculiaridade de florescer durante todo o verão, a cultura é utilizada em projetos paisagísticos. Na maioria das vezes as pessoas escolhem as seguintes variedades:
- Donna Valley - a cultura está crescendo tanto que parece um tapete de flores rosa.
- Cólquida - a planta se espalha rasteira pelo solo, formando pequenas flores lilases.
- Silver Queen - difere das demais variedades de tomilho pela cor cinza das folhas, emolduradas por uma borda branca.
Neste último caso, as inflorescências estão localizadas de forma muito densa. As flores são pintadas em tom lilás claro.
O tomilho rasteiro é uma das variedades de tomilho, entre as quais você também pode encontrar:
- Ordinário. O crescimento da cultura varia de 5 a 10 cm, o galho com folhas pequenas abaixo parece penugem. A cor das flores da planta muda de branco para roxo claro.
- Com cheiro de limão. Pode ser plantado no início da primavera e no outono. O nome tomilho vem do seu aroma delicado, que contém notas de limão. As folhas novas são amarelas. As variedades são diferenciadas:
- Bertram Anderson - com folhas verdes pontilhadas de manchas amarelas.
- Aurea - possui uma cor amarela brilhante.
- Cedo. A floração da planta começa muito antes do aparecimento das flores nas outras variedades. Infelizmente, a cultura desaparece mais rápido do que outras. As seguintes variedades são cultivadas no país:
- tomilho falso felpudo - folhas verdes com pubescência excessiva na ponta, ligeiramente pontiagudas;
- Menor - as folhas pequenas também são cobertas por vilosidades, a planta é caracterizada por um crescimento lento.
Propagação de tomilho
Você pode obter uma nova colheita de várias maneiras - por meio de estacas, a partir de sementes e dividindo o arbusto. A última opção é considerada uma das mais fáceis, mas ao mesmo tempo traumática para a planta.Um arbusto saudável é desenterrado e a raiz é limpa do solo. Divida em várias partes, que são imediatamente plantadas em terreno aberto.
Não menos popular é o método de propagação de culturas por meio de estacas. Raminhos de tomilho são preparados na primavera ou no outono. Adequados para o plantio são aqueles que foram cortados de uma planta madura. Antes do plantio, a parte inferior é retirada das folhas e plantada em solo úmido para acelerar o processo de crescimento. O tomilho cria raízes rapidamente e não requer muito esforço humano.
Plantar tomilho em terreno aberto
Não é preciso muito esforço para cultivar uma planta em seu jardim e conseguir um tapete fofo. A cultura serve de verdadeira decoração para bordaduras, canteiros e morros rochosos. As folhas decorativas de tomilho são muito bonitas e podem complementar o quadro geral com um aroma incrível. Enche o jardim com um perfume delicado, acrescentando mistério ao ambiente.
Para o pleno desenvolvimento da cultura é necessária a criação de condições especiais. Se tudo for feito corretamente, o tomilho irá deliciar os olhos com uma floração abundante e saturá-los com substâncias úteis. Os canteiros de flores designados para o cultivo de tomilho devem estar expostos à luz solar direta. Se não houver luz suficiente, os arbustos da planta perderão o apelo visual. À sombra, os caules esticam-se e tornam-se finos, as flores da colheita tornam-se mais pequenas e florescem mais cedo do que o habitual.
Plantando em casa
Antes de plantar o tomilho, o solo é preparado. O solo deve ser leve e permitir que a umidade passe bem. A acidez neutra é bem-vinda. O solo deve ter boa fertilidade.
No outono, a camada superior do solo é desenterrada e adicionada cal. Deve estar seco e bem misturado ao solo.Em seguida, é preparado um substrato para a planta, composto por folhas podres, areia de rio, terra preta e húmus. Antes do plantio, o solo é enriquecido com matéria orgânica, esterco do ano anterior ou fertilizantes orgânicos.
O plantio é feito de duas maneiras:
- sementes;
- mudas.
As sementes de tomilho são semeadas em solo aberto na primavera, quando o ar e o solo esquentam um pouco. Recomenda-se semear o material de plantio a uma temperatura de pelo menos +13 °C. Desenterre os canteiros, misture o solo com o substrato preparado e nivele. Adicione as sementes, polvilhe com uma fina camada de areia de rio e água.
Assim que aparecem os primeiros brotos da planta e atingem 3 cm de altura, procede-se ao plantio. Esta condição é necessária para que o tomilho cresça e se desenvolva plenamente. Deve haver pelo menos 30 cm entre cada arbusto.Se as condições forem adequadas, o tomilho irá deliciar-se com um crescimento rápido.
O tomilho é plantado em terreno aberto como mudas. Para a obtenção dos brotos são utilizadas sementes, que são colocadas em recipientes especialmente designados. A safra é plantada em meados de fevereiro.
Cuidados com as plantas
Uma cultura perene não requer tecnologia agrícola complexa. Tudo o que é exigido de uma pessoa é selecionar um local adequado e prepará-lo. Futuramente, serão observados o regime de irrigação e fertilização. Não se esqueça de remover ervas daninhas também.
Rega
As plantações são constantemente capinadas para que as ervas daninhas não interfiram no crescimento da cultura. Após a rega, o solo deve ser solto para evitar a formação de crosta no solo. Não se deve regar demais o tomilho, mas também não é recomendado manter o solo seco. É necessário excluir a possibilidade de ressecamento do solo, que deve ser macio e não molhado.Apesar da capacidade de resistir a invernos frios, o abrigo leve não interfere na cultura.
Cobertura
O tomilho pode ficar sem fertilizar, mas se possível, o procedimento está feito. No início da primavera, adiciona-se uréia e, no corte da vegetação, usa-se azofoska. Se o tomilho crescer no local pelo segundo ano, fertilizantes minerais ou verbasco são adicionados ao solo. A cultura responde bem às cinzas de madeira e a aplicação periódica reduz o nível de acidez. O tomilho categoricamente não gosta de estrume fresco.
Doenças e pragas
O plantio adequado e os cuidados necessários evitam o desenvolvimento de doenças na planta. O plantio em terreno aberto está repleto das seguintes pragas para a cultura:
- mariposa do prado;
- batedor de areia;
- gorgulho;
- pulgão.
Os inseticidas ajudam a se livrar dos insetos. Na maioria das vezes, a planta sofre de fungos. Felizmente, a cultura pode ser curada e retornar à sua aparência anterior. Tratamento - rega mínima, remoção de ervas daninhas, fornecimento de luz solar.
Colheita
Segundo a tradição, é costume colher tomilho no Domingo da Trindade. As pessoas acreditam que é neste dia que ele tem o maior poder. A colheita da vegetação deve ser feita durante o período de floração. Os ramos mais folhosos são cortados com faca afiada. Em hipótese alguma a cultura deve ser interrompida para não danificá-la.
Os galhos são então secos como outras ervas. São dispostos sobre tiras de tecido natural ou amarrados em cachos sob o teto. O local mais adequado para a secagem é o sótão da casa. Quando a planta seca, ela pode ser utilizada para o fim a que se destina - decorar o ambiente e fazer bebidas saudáveis.