Para a região de Moscou e regiões vizinhas, a variedade de damasco mais adequada é a Tsarsky. A colheita cresce plenamente e dá frutos em climas adversos. Os frutos têm excelente sabor e aparência. Antes de plantar em seu terreno, o jardineiro precisa se familiarizar com a descrição da variedade, regras de plantio e cuidados. Se seguir as recomendações, o damasco irá deliciar-se com uma colheita abundante todos os anos.
Descrição da variedade
Os damascos são dotados de alto sabor.Com os devidos cuidados, a árvore certamente irá deliciar-se com colheitas abundantes e sistemáticas.
Descrição da variedade:
- autofértil, isso significa que a planta é polinizada pelo próprio pólen, a colheita aparece mesmo em condições climáticas desfavoráveis;
- Em média, os damascos crescem pesando 20 gramas;
- a colheita pode resistir a geadas de até -40 graus;
- a planta é baixa, a altura máxima é de 4 metros;
- a cultura possui ramificação média;
- as frutas são adequadas para preservação;
- O vigor de crescimento do damasco é moderado;
- a casca da fruta é espessa, pubescente, o sabor é doce e azedo;
- A polpa é densa, laranja.
A variedade Tsarsky é uma excelente planta de mel. A planta atrai abelhas como um ímã. Começa a dar frutos a partir do quarto ano.
Vantagens e desvantagens da variedade
As vantagens da variedade incluem:
- frutificação regular;
- versatilidade de aplicação na cultura;
- resistência ao gelo;
- fácil adaptação às condições climáticas e ao solo;
- sabor agradável de damasco;
- armazenamento prolongado da colheita, os frutos podem manter sua apresentação por 2 meses;
- excelente transportabilidade de frutas.
A variedade de damasco Tsarsky tem várias desvantagens:
- Rendimento médio;
- tamanho pequeno do fruto;
- fraca resistência das flores ao retorno das geadas.
Os damascos podem ser cultivados a partir de sementes. O resultado é 50/50. Com igual probabilidade, uma árvore pode crescer como uma variedade ou como uma árvore “selvagem”.
Característica
O damasco é uma fruta de maturação precoce. No final de julho, os frutos atingem a maturação completa quando cultivados em climas quentes.
Resistência à seca, robustez do inverno
A cultura apresenta boa robustez no inverno e resistência às geadas. Em áreas com invernos rigorosos, é necessário abrigo. O damasco adapta-se bem às condições climáticas e produz uma boa colheita nos verões secos. A planta recebe uma quantidade suficiente de umidade da precipitação natural.
Tolera facilmente a seca por até 2,5 meses.Durante as chuvas prolongadas de verão, raramente é afetado por infecções fúngicas.
Polinização, período de floração e tempo de maturação
A árvore tem grandes flores brancas. O maior em tamanho de todas as variedades resistentes à geada. Eles começam a florescer no início de abril. É autofértil, portanto não há necessidade de plantar uma companheira por perto. Devido à floração precoce, os insetos não atuam como polinizadores. Sua função é desempenhada pelo vento.
As geadas recorrentes podem danificar as inflorescências e reduzir a quantidade de colheita. Portanto, durante a floração, recomenda-se cobrir a copa com filme ou tecido. A proteção não interromperá a polinização e preservará os ovários.
Nos verões quentes, os frutos amadurecem no início de agosto, em condições climáticas desfavoráveis - no final de agosto.
Produtividade, frutificação
Em um ano favorável, uma colheita de cerca de 40 quilos é feita de uma árvore. No 1º ao 2º ano de frutificação, em condições climáticas desfavoráveis, o rendimento pode ser de cerca de 10 quilos. A variedade começa a frutificar regularmente e a produzir uma colheita estável a partir do 6º ano. Uma árvore madura produz uma colheita constante em cada estação.
Resistência a doenças e pragas
O damasco é resistente a:
- pragas;
- doenças.
A cultura pode ser afetada por doenças fúngicas durante chuvas fortes e prolongadas e total falta de cuidados. No inverno, a casca deve ser embrulhada para protegê-la de roedores. Durante o verão, monitore o aparecimento de pragas. Os pulgões da ameixa podem se instalar em brotos jovens.
Você pode lidar com insetos:
- destruindo pulgões mecanicamente e manualmente;
- com a ajuda de medicamentos especiais.
A combinação dos dois métodos ajudará a acelerar o processo de eliminação de pragas e manter a produtividade.
Características de plantio e cuidado
Pontos importantes a serem observados na hora de plantar mudas:
- Em regiões frias, recomenda-se que as mudas sejam plantadas na primavera, antes do aparecimento dos botões. No outono, o plantio é feito um mês antes do início das geadas.
- Antes do plantio, o solo é escavado até meio metro de profundidade. Depois eles o soltam, saturando-o com oxigênio. Para aumentar o valor nutricional do solo, são aplicados fertilizantes.
- Um buraco é cavado com 70 centímetros de profundidade. No centro é colocada uma estaca que servirá de suporte para a árvore.
- As raízes são cobertas com terra, deixando o enxerto acima do nível do solo. Não deve haver vazios sob as raízes.
- Regue generosamente a árvore com 30 litros de água.
- Quando a umidade é completamente absorvida, a área ao redor da muda é coberta com cobertura morta. A serragem é adequada para isso.
Para que o damasco tenha uma boa colheita e cresça saudável, é necessário cuidar bem dele:
- Fertilize com minerais na primavera e matéria orgânica no outono.
- No início e no final da safra, forme uma copa e retire os galhos secos.
- No inverno, cubra o tronco com estopa para evitar infestações de roedores.
- Realize regularmente medidas preventivas contra doenças e pragas.
- Mantenha a umidade moderada do solo. Recomenda-se regar no início da safra, durante a formação dos frutos e em outubro. A rega no outono ajuda a aumentar a resistência do damasco à geada.
- No início e no final da safra, os troncos e o tronco são branqueados com cal.
É impossível cobrir a planta com feltro para o inverno. Na poda, as áreas cortadas são tratadas com verniz de jardim. O tratamento ajuda a prevenir a proliferação de micróbios patogênicos.