Graças ao trabalho de biólogos e criadores, as plantas do sul são agora plantadas em latitudes médias, criam raízes bem e produzem colheitas. A variedade de damasco Manitoba está adaptada ao clima rigoroso da Sibéria. Foi criado na província canadense de mesmo nome. Especialistas da estação de jardinagem em Morden cruzaram Scout com a variedade de frutas de caroço resistente à geada Maccle. Como resultado, os criadores receberam uma árvore alta, com copa espessa e bonita, que frutifica normalmente mesmo depois de um inverno longo e frio.
Descrição da variedade
Manitoba tem uma altura de até 5 metros. A copa extensa é formada por brotos encurtados e folhas ovais.A árvore fica muito bonita durante a floração. Quando os botões com grandes pétalas rosadas se abrem, a planta ganha um aspecto decorativo. O damasco floresce como sakura. A descrição da variedade indica que mesmo nas latitudes médias e na Sibéria não há necessidade de embrulhar a árvore para o inverno. O clima continental fresco da província canadense, de onde vem o damasco de Manitoba, quase não difere do clima nas regiões centrais da Rússia. Os frutos grandes amadurecem na árvore no meio do verão:
- forma oblonga;
- cor laranja brilhante;
- com pele pubescente.
A polpa do damasco, que fica vermelha, tem sabor adocicado e quase não se sente ácido. No interior do fruto, que se distingue pela ponta alongada, existe um caroço com miolo sem amargor e que se separa facilmente.
As árvores jovens deliciam-se com damascos de até 100 gramas, na safra antiga seu peso é 2 vezes menor. Os frutos ficam especialmente menores quando há uma carga pesada na planta.
Características do damasco Manitoba
A variedade não tem medo de geadas severas, raramente é afetada por doenças que matam até as árvores maduras do jardim e produz uma boa colheita quase todos os anos. Damascos muito saborosos e de cor atípica são usados para fazer compotas e conservas. É impossível transportar as frutas, elas amassam e vazam suco. Talvez esta seja a única desvantagem da variedade Manitoba. A planta não é cultivada industrialmente.
Momento e características de plantio
Na região Sul, o damasco é obtido a partir de uma semente isolada do fruto de uma árvore da mesma variedade. As sementes são endurecidas e armazenadas em local fresco.
Nas latitudes médias, Manitoba é cultivada a partir de mudas com no máximo 2 anos de idade. O local para o damasco é escolhido:
- no lado ensolarado;
- em local protegido dos ventos do norte;
- numa colina.
A água subterrânea e a água do degelo se acumulam nas terras baixas, causando a morte das raízes das árvores. Poço para plantando um jovem damasco cavar com antecedência até uma profundidade de cerca de 70 cm, despejar argila expandida ou seixos, adicionar matéria orgânica e fertilizantes minerais e por cima colocar solo com húmus, que fica bem compactado. A árvore é regada e amarrada a uma estaca.
Nas latitudes médias, os damascos são plantados em abril, enquanto os botões estão dormentes. Nas regiões Sul, isso pode ser feito tanto em setembro quanto em outubro, já que as geadas não começam antes de dezembro.
Cuidado
Para que uma árvore lhe agrade com frutas doces, é preciso cuidar dela constantemente. As mudas são regadas uma vez a cada 2 semanas, os damascos maduros precisam de menos água, a irrigação é necessária pelo menos quatro vezes por safra, a saber:
- quando novos brotos aparecem;
- antes da floração;
- antes do amadurecimento dos frutos;
- pouco antes do inverno.
Nos verões chuvosos e frescos, a árvore não precisa de umidade adicional. Os damascos devem ser regados com mais frequência em climas quentes e secos. Pelo menos 50 litros de água levemente aquecida são adicionados a cada círculo do tronco da planta. O solo próximo à árvore é afrouxado periodicamente para que o ar possa penetrar nas raízes.
Deve-se formar uma coroa de damasco e podar galhos longos e secos todos os anos. Manitoba não está isolada para o inverno.
Doenças e pragas
Criadores do Canadá trabalharam para criar uma variedade de culturas hortícolas resistentes a fungos e bactérias. Os damascos são afetados por:
- podridão cinzenta;
- citosporose;
- crosta;
- quebra da casca;
- ondulação das folhas;
- manchas perfuradas.
Embora a variedade Manitoba raramente sofra ou morra de doenças, são necessárias medidas preventivas.No outono, galhos secos e frutos enegrecidos são queimados. No início da primavera e antes da floração, as árvores de damasco são tratadas com mistura bordalesa, sulfato de cobre e pulverizadas com Nitrafen antes da abertura dos botões.
O suco das folhas da horta é bebido por pulgões microscópicos. As lagartas da mariposa destroem o ovário e se deleitam com frutas maduras. As fruteiras com caroço são afetadas por ácaros. Controle os insetos com inseticidas.
Ratos e lebres comem a casca dos caules. Para o inverno, o tronco da árvore é envolto em galhos de abeto ou material durável. Os besouros se alimentam das raízes da planta, para se livrar deles, no outono cavam fundo no solo, reviram as camadas e os besouros, uma vez na superfície, congelam.