A variedade Tomichka é uma variedade bastante popular entre todos os fãs de madressilva. Isso se deve ao sabor agradável e ao alto teor de elementos úteis nas frutas. A planta também se caracteriza pela alta resistência às geadas e aspecto decorativo. Antes de plantar é importante ler a descrição da variedade de madressilva Tomichka, seu plantio e cuidados.
Descrição da variedade
A madressilva Tomichka é o resultado do trabalho de criadores russos. Esta cultura distingue-se pelos frutos invulgares, de agradável sabor adocicado com ligeiro azedume.
História da seleção
As sementes de madressilva de Turchaninov foram usadas para cultivar esta cultura. O trabalho na criação da variedade começou em 1984. Foi liderado por Archer e Gizyuk. Paralelamente, a variedade foi certificada e reconhecida em 1987 - após o término das provas de degustação.
Características
Os arbustos desta cultura são de altura média. Seu tamanho é de 180 centímetros. Essas plantas são caracterizadas por ramos densos que se ajustam perfeitamente ao tronco. O formato do arbusto é mais parecido com um círculo. A planta distingue-se pelas grandes folhas ovais, que ficam pontiagudas na extremidade. Há uma pequena penugem em sua superfície.
Os frutos têm formato de gota. Eles têm um topo achatado e uma base mais larga. Os frutos são de cor roxa e casca fina. Os frutos maduros caem imediatamente no chão.
A frutificação desta variedade de madressilva começa aos 3-4 anos. O amadurecimento da safra começa bem cedo - na primeira quinzena de junho. De 1 arbusto é possível colher 2-3 quilos de fruta. A maturação completa dos frutos ocorre 5-6 dias depois de ficarem azuis. Durante este período eles precisam ser coletados.
Vantagens e desvantagens
A variedade Tomichka é caracterizada pelas seguintes vantagens:
- alto rendimento e resistência à geada;
- boa imunidade a patologias e parasitas;
- finalidade universal das frutas;
- boa transportabilidade;
- propriedades decorativas de arbustos;
- baixos requisitos de manutenção;
- não há necessidade de transplantes constantes;
- frutificação estável por 30 anos.
Ao mesmo tempo, a variedade também apresenta algumas desvantagens. Isso inclui o seguinte:
- baixa resistência ao tempo seco;
- necessidade de polinizadores;
- queda dos frutos após o amadurecimento.
Pousar
Para obter uma boa colheita e forte imunidade, a madressilva deve ser plantada corretamente. Uma área bem iluminada e sem correntes de ar é adequada para isso. É importante que o solo tenha parâmetros de pH neutros. Deve estar solto e bem drenado. O nível do lençol freático não deve estar a menos de 1 metro da superfície do solo.
Solo argiloso ou arenoso é considerado uma opção adequada para o cultivo. É importante considerar que a madressilva necessita de solo úmido. No entanto, não deve haver estagnação de umidade nele. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de apodrecimento das raízes e morte das plantas. Portanto, a área de plantio deve ter leve declive.
Como o período de cultivo termina bem cedo, a madressilva pode ser plantada do final de agosto até o segundo décimo dia de novembro. Para obter uma planta forte e saudável, as mudas devem ser adquiridas em fazendas especiais. Isso permitirá obter a variedade declarada. Para o plantio recomenda-se a utilização de plantas com 2 anos e até 40 centímetros de altura. A muda deve ter pelo menos 2 brotos poderosos e sistema radicular saudável.
Ao plantar madressilva, você deve considerar os seguintes recursos:
- Antes do plantio é necessário preparar uma composição de nutrientes para o plantio. Para isso, recomenda-se misturar um balde de húmus ou composto com metade da terra escavada na cova, adicionar 100 gramas de sal de potássio e superfosfato duplo e 1 colher de sopa de cinza de madeira.
- Ao plantar diversas culturas, faça depressões de 50x50 centímetros em intervalos de 1,5 metros.
- Encha o buraco até a metade com solo nutriente e adicione água.
- Coloque a muda na vertical, endireite o sistema radicular, polvilhe com terra, compacte e regue.
- Depois que o solo assentar, adicione mais solo. É importante garantir que o colo da raiz se eleve acima da superfície do solo em no máximo 4 centímetros.
- Faça uma vala perto do tronco e encha-a com bastante água.
- Aplique uma camada de cobertura morta de pelo menos 5 centímetros. Deve ser composto de serragem, húmus e palha.
Cuidados posteriores
Durante os primeiros anos após o plantio, a planta necessita apenas de rega adequada e afrouxamento do solo. Você precisa começar a alimentar a madressilva a partir do terceiro ano de cultivo. No início da primavera vale a pena aplicar fertilizantes orgânicos e nitrogenados. Com a chegada do outono, você precisa mudar para produtos à base de potássio. Cinza de madeira seria uma opção adequada. Recomenda-se usar 100 gramas deste produto por arbusto.
O arbusto precisa ser regado abundantemente. Neste caso, o solo deve estar úmido, mas não muito molhado. Na primavera e no verão, a quantidade de umidade precisa ser aumentada, principalmente em tempo seco. Se houver chuva suficiente, não é necessário regar.
Não há necessidade de podar a madressilva imediatamente após o plantio. Isso provoca um enfraquecimento da cultura e provoca uma desaceleração no seu crescimento. A primeira poda é realizada no final do período vegetativo. Durante o procedimento sanitário, recomenda-se a retirada de galhos secos, danificados ou quebrados.
No sexto ano da madressilva, é necessária uma poda antienvelhecimento. Neste caso, todos os rebentos antigos devem ser cortados ao nível do solo. Depois disso, devem permanecer tocos medindo 30-40 centímetros.Após a poda, devem permanecer no arbusto até 10 brotos produtivos e ramos jovens. Isso ajudará a manter parâmetros de alto rendimento por muitos anos.
Preparando-se para o inverno
No final do outono, os arbustos precisam ser podados. Os resíduos vegetais após este procedimento devem ser coletados e queimados. O solo no círculo do tronco da árvore precisa ser solto e um novo círculo radicular feito.
A planta precisa ser regada e novamente coberta com turfa, húmus, palha ou serragem. Para evitar o desenvolvimento de doenças ou ataques de pragas, o solo ao redor do arbusto deve ser pulverizado com fungicidas e inseticidas.
A madressilva Tomichka é uma cultura popular cultivada por muitos jardineiros. Para que esse processo seja bem-sucedido, é importante levar em consideração uma série de recursos.