Ao escolher uma variedade específica de madressilva, as pessoas estão interessadas em vários critérios. Dentre eles, vale destacar a produtividade, o sabor, o momento de amadurecimento dos frutos e a adaptação ao clima. Jardineiros experientes também aconselham prestar atenção a outras características - polinização, nível de queda dos frutos, estabilidade da frutificação. Ao mesmo tempo, muitos se interessam pelas variedades doces de madressilva, e qual delas produz os frutos mais saborosos e grandes.
Melhores variedades
Hoje, graças aos esforços dos criadores, existem muitas variedades interessantes dessas plantas. Isto permite-lhe escolher a opção adequada em função das suas preferências e das condições climáticas da região.
Volkhova
A principal característica desta cultura é a sua alta resistência às geadas. Sem abrigo adicional, a planta pode suportar temperaturas de até -40 graus.
Esta planta é um arbusto de 1,5 a 2 metros de altura, que se distingue por uma densa copa oval. Os frutos são caracterizados por superfície protuberante e ápice pontiagudo. Eles são caracterizados por uma cor azulada. No seu interior encontra-se uma polpa suculenta, com um pronunciado aroma agridoce. Os frutos desta cultura amadurecem entre 10 e 17 de junho.
A Filha do Gigante
Esta planta vem da famosa variedade de frutos grandes Bakcharsky Giant. Caracteriza-se por frutos grandes, alto rendimento, resistência a geadas severas e oscilações de temperatura. A Filha do Gigante também possui um forte sistema imunológico.
Ânfora
É uma variedade comum meio-tardia que apresenta excelentes características decorativas. Isso permite que você use madressilva mesmo em projetos de jardins.
A ânfora é caracterizada por um alto grau de resistência ao gelo. Além disso, é resistente à queda de frutos. Neste caso, a planta é considerada autoestéril. Portanto, é necessário plantar nas proximidades outras variedades de madressilva que sejam adequadas para os períodos de floração. Para isso é permitido usar Altair, Morena, Malvina.
Esta planta é um arbusto arredondado de tamanho médio. Sua altura chega a 1,5 metros. A cultura se diferencia pelo início precoce do amadurecimento da colheita. Os primeiros frutos podem ser obtidos 3 anos após o plantio. Eles amadurecem em médio prazo.
Os bagos distinguem-se pelo seu formato regular de jarro. Caracterizam-se pela polpa densa e suculenta, com sabor harmonioso de sobremesa. Possui notas doces e azedas distintas.
Bazhovskaia
Uma característica desta variedade de madressilva é a sua alta pontuação de degustação, que é de 5 pontos. O peso médio da fruta é de 1,3 gramas. Distinguem-se pela cor azul escura e pátina característica.
A madressilva Bazhovskaya tem arbustos extensos com brotos curvos. Atingem 1,8-2 metros de altura. As folhas são caracterizadas por tamanhos grandes e formato lanceolado. A variedade é altamente resistente às geadas e ao tempo seco. Começa a dar frutos em 3-4 anos.
Cisne
Esta variedade é caracterizada por arbustos esparsos e altos que podem atingir 1,5-2 metros. Distingue-se por ramos retos e grossos e folhas elípticas densas.
A frutificação de Lebedushka começa aos 3-4 anos. Quanto ao período de maturação, trata-se de uma variedade de meia temporada. As frutas vermelhas podem ser colhidas uma semana depois das variedades precoces. A coleta em massa na maioria das regiões começa em meados ou no final de junho.
Lápis lazúli
Esta cultura é considerada autoestéril.Para polinizar a planta é necessário plantar outras variedades de madressilva. Zircônia cúbica, Opala de Fogo e Vlada são perfeitas para essa finalidade. A cultura tolera facilmente uma variedade de condições climáticas. A altura do arbusto chega a 1,7-2 metros. Ao mesmo tempo, tem um aspecto muito elegante e possui excelentes propriedades decorativas. Isso se deve à presença de uma copa espessa composta por folhas verde-escuras.
O lápis-lazúli é considerado uma variedade de meia estação e de grande frutificação. Uma planta adulta produz frutos com peso de até 2,5 gramas. Eles são de cor azul escuro e cobertos por uma camada espessa. Os bagos distinguem-se pela sua clássica forma cilíndrica e casca fina e tuberosa. Uma vantagem indiscutível da variedade é a sua alta pontuação de degustação - 5 pontos.
A frutificação do lápis-lazúli começa 3-4 anos após o plantio. A colheita é recomendada do final de junho a meados de julho. Ao mesmo tempo, a partir de 1 arbusto é possível obter 1,4-2,3 kg de frutos silvestres. Para fazer uma boa colheita, a planta necessita de muita luz e ar.
Sobremesa
Esta planta apresenta um período de maturação médio e excelente sabor da fruta. Esta variedade é caracterizada por arbustos de tamanho médio. Durante o período de maturação, aparecem frutos fusiformes roxo-bordô, com peso médio de 2 gramas. O topo dos bagos é coberto por uma casca grossa.
Os frutos desta variedade de madressilva caracterizam-se por um sabor adocicado com ligeiro azedume. Uma vantagem indiscutível é a excelente transportabilidade dos bagos. Eles se distinguem por uma longa vida útil e finalidade universal.
Altair
Esta variedade precoce é resistente ao frio e possui forte imunidade. É por isso que é muito popular entre muitos jardineiros. Esta variedade é um arbusto que possui copa espessa e achatada.
A planta distingue-se pelos saborosos e doces frutos silvestres de cor azul. Eles são cobertos por uma camada cerosa característica da madressilva. Os frutos permanecem muito tempo nos arbustos e não caem. Portanto, Altair é adequado para pessoas que raramente vão à sua dacha.
Yugana
Esta planta pertence ao grupo varietal Bakcharsky. É caracterizado por alta resistência ao gelo e excelente sabor. A autofertilidade é considerada uma vantagem importante do Yugana. Isso significa que a planta não necessita de polinizadores para produzir ovários. No entanto, se estiverem disponíveis, os parâmetros de rendimento serão maiores.
Os arbustos desta variedade apresentam densidade média. Atingem 1,8-1,9 metros de altura. Uma importante característica distintiva do Yugana é considerada a excelente resistência ao gelo. Esta planta pode suportar quedas de temperatura até -50 graus.
Prazer
Esta variedade foi cultivada na Sibéria com base na fazenda hortícola Bakcharskoye. Esta cultura é considerada resistente e de alto rendimento. É resistente a doenças e pragas. Ao mesmo tempo, a planta não tolera longos degelos no inverno.
Os polinizadores devem ser colocados nas proximidades para produzir colheitas. Suas funções podem ser desempenhadas por Yugana, a Filha do Gigante, Silginka. Esta variedade caracteriza-se pela elevada resistência ao gelo. A planta pode suportar temperaturas de até -40 graus.
Os frutos do Delight amadurecem cedo - no início de junho.Os bagos caracterizam-se pela forma de fuso alongado. Além disso, são bastante grandes e de cor quase preta. Uma vantagem importante da fruta é o seu excelente sabor. Sua polpa tem sabor agridoce harmonioso, sem amargor.
Fuso azul
Esta é uma variedade antiga, criada no final dos anos setenta do século passado. A cultura resiste perfeitamente à seca e às fortes geadas. Além disso, é altamente resistente a patologias e pragas.
Mesmo com o mínimo de cuidado, esta planta produz uma colheita garantida. Neste caso, é importante que a cultura garanta a polinização cruzada. Para fazer isso, você precisa plantar nas proximidades outros arbustos de madressilva que sejam adequados para os períodos de floração. Poderia ser Cinderela, Azure e outros.
Esta planta tem um tamanho compacto. A altura do arbusto não ultrapassa 0,8-1 metros. Além disso, distingue-se por uma coroa esparsa, que não tende a engrossar.
Os primeiros frutos aparecem 5 anos após o plantio. Os bagos são fusiformes e têm casca densa, preto-azulada. A polpa tem sabor agridoce com amargor característico. De 1 arbusto você pode obter 1,5-2,5 kg de frutas vermelhas.
Detentores de recordes de sabor e tamanho
Existem diversas variedades de madressilva que podem ser consideradas verdadeiras campeãs em sabor e tamanho de fruta.
Siberiano
Esta cultura foi cultivada pelo cruzamento de duas variedades selvagens de madressilva - Kamchatka e Turchaninov. Esta planta é considerada precoce e de alto rendimento. É caracterizada por uma frutificação estável e um alto grau de resistência.
Esta cultura é de tamanho médio. Sua altura é de 1,6 metros. A variedade é considerada de produção muito precoce. Já no segundo ano dá a primeira colheita.O Siberian distingue-se pelo amadurecimento precoce e produz frutos grandes, de tonalidade púrpura escura. Apresentam sabor delicado e agradável e aroma pronunciado.
Roxana
Esta planta é caracterizada por um alto grau de resistência às geadas. Pode suportar até geadas de -40 graus. Esta cultura é caracterizada por uma aparência atraente. Possui arbustos baixos com tamanho não superior a 1,5 metros. Distinguem-se por uma coroa arredondada e larga, cujo diâmetro é de 60 a 70 centímetros.
Os bagos desta variedade atingem 3 centímetros de comprimento. Distinguem-se pela sua forma alongada e alongada e são cobertos por uma casca azul escura. Os frutos são caracterizados por um sabor agridoce. Eles se distinguem pela polpa fibrosa densa.
Silginka
Esta variedade é considerada uma das mais saborosas. Além disso, as bagas Silginka são caracterizadas por um alto nível de transportabilidade. Essa variedade possui arbustos vigorosos que chegam a 1,8 metros.
Os frutos caracterizam-se pelo grande tamanho e peso de 1,4-2,2 gramas. Os bagos têm formato oval e ponta pontiaguda. No topo são recobertos por uma casca azul escura com cobertura, e no interior apresenta uma polpa tenra e de aroma agradável. Um diferencial importante é o sabor adocicado, que não possui adstringência.
Quais variedades usar para diferentes regiões
O rendimento da madressilva e o sabor dos seus frutos dependem do clima. Os criadores desenvolveram muitas variedades adequadas para determinadas regiões:
- Região de Moscou e zona intermediária. Aqui você pode cultivar variedades de madressilva como Antoshka, Kingfisher, Skoroplodnaya.
- Sibéria. As variedades mais resistentes à geada incluem Gerda, Cinderela e Orgulho de Bakchar.
- Urais. Nesta região é permitido o cultivo de madressilva Fianit, Lenita, Sineglazka.
- Regiões do Sul. Recomenda-se plantar aqui Violeta e Silginka.
A madressilva é uma planta interessante e muito procurada por muitos residentes de verão. Para que o cultivo seja bem-sucedido, é importante escolher a variedade certa. Além disso, hoje os criadores oferecem diversos tipos de plantas que produzem frutos saborosos.