Criar patos não é uma tarefa fácil, ao contrário da crença popular, que é errada. Além das competências do agricultor, também serão necessários custos monetários. Existem dois métodos de criação: ao ar livre e em gaiolas. O último método é mais moderno e econômico. Ao mesmo tempo, a chave para um início bem-sucedido na criação de aves é o cuidado adequado dos filhotes, que inclui equipamentos para gaiolas para patinhos.
Tipos de gaiolas para patinhos
A gaiola permite criar mais pássaros mesmo sem muito espaço. Com este método de cultivo em uma área de 1 m2 são colocados até 40 patinhos, enquanto em alojamentos sem gaiolas - não mais do que uma dúzia de cabeças de animais jovens. Os patinhos são criados nessas estruturas por até 15 dias, e depois as aves são liberadas para passear.
Existem vários tipos de estruturas, dependendo do número de cabeças de gado e da escala de produção:
- Multicamadas. Este tipo de design permite colocar de forma compacta um grande número de pássaros em uma área. É mais frequentemente usado em granjas avícolas. A presença de laterais reduz a quantidade de detritos que as aves podem acidentalmente empurrar para fora da gaiola. Toda a estrutura é construída de forma a proporcionar o máximo conforto à ninhada e ao mesmo tempo acomodar de forma compacta o gado.
- Com piso em malha. Este tipo de gaiola é usado na agricultura familiar. A estrutura não é difícil de construir e tem muitas vantagens. Se o piso for de malha, é muito cómodo limpá-lo, pois por baixo está instalada uma bandeja. Este último é constantemente preenchido com excrementos sem intervenção do agricultor. É fácil de transportar sem incomodar os pássaros. Nesse caso, o ar limpo circulará na casa dos patinhos, o que garante o pleno desenvolvimento dos filhotes.
Desenhos e dimensões
Para a criação produtiva de patinhos, vários pontos precisam ser levados em consideração. Dados importantes que afetam as dimensões da estrutura:
- O número planejado de patinhos na gaiola - em média, espera-se que sejam 300 cm por cabeça2.
- As dimensões ideais da estrutura para 10 patinhos - um produto com parâmetros de 70 x 50 cm é considerado adequado.
- A colocação e o número de bebedouros e comedouros - seu número depende do número de animais na gaiola.
- Tamanhos de células.
Um parâmetro importante é a altura da estrutura. O pato deve ser capaz de ficar em pé em toda a sua altura, sem se agachar ou sentir desconforto.Para calcular corretamente a altura, leva-se em consideração a raça dos patinhos. De acordo com dados médios, o valor ideal varia entre 30-40 cm.
Ferramentas e materiais necessários
O material pode ser qualquer coisa, desde metal até madeira compensada. No primeiro caso, a gaiola será altamente durável, mas pode enferrujar rapidamente, especialmente em condições de alta umidade. A ferrugem é destrutiva para patos jovens e adultos. Mas o compensado se deteriora rapidamente, o que afeta negativamente o orçamento do agricultor.
Melhor parar em uma árvore. Pode ser revestido com linóleo, o que protegerá o material da umidade. Para trabalhar você precisará de:
- Pranchas;
- grade metálica;
- Chave de fenda;
- parafusos auto-roscantes;
Como fazer uma gaiola para patinhos com as próprias mãos
Em casa não é difícil fazer uma estrutura em malha. Um vídeo detalhado do processo de fabricação também ajudará:
Antes de iniciar a montagem, é necessário preparar sua área de trabalho. É imprescindível nivelar a superfície onde se pretende realizar o trabalho, caso não haja local adequado.
Procedimento de montagem:
- Primeiro, duas molduras do mesmo tamanho são montadas a partir de placas. O comprimento da prancha é de 1,5 m.
- Em seguida, várias vigas de suporte com 0,5 m de comprimento são fixadas à primeira estrutura.
- As portas são feitas de vigas de madeira cobertas por malha.
- A tampa é fixada na parte superior - a moldura restante, que já foi preparada.
- A gaiola é forrada com malha preparada.
- Este último também é colocado na parte inferior.
- Os produtos acabados são equipados com bebedouros e comedouros.
Além disso, a gaiola deve ser instalada em um celeiro aquecido. Os animais jovens devem se sentir confortáveis nele.É necessário excluir as condições sob as quais eles se amontoam para se aquecerem. Para deixar o gado confortável, utiliza-se serragem, areia grossa ou palha picada como cama no final. Na hora de fazer piso para patinhos, é melhor preferir turfa. A espessura da camada depende do clima:
Temporada | Espessura da cama, cm |
Verão | 10 |
Inverno | 40 |
A manutenção de pássaros em gaiolas permite criar um grande número de pássaros em uma pequena área. O principal é calcular corretamente as dimensões e arranjar uma estrutura que seja confortável tanto para os patinhos como para o gado adulto.