Loosestrife é uma planta persistente, resistente e nobre. Cresce rapidamente, abre os botões, deliciando-se com uma bela floração. Se você deseja decorar seu jardim ou casa de verão com folhas soltas, precisa se familiarizar com os meandros de plantar e cuidar de plantas perenes.
- Descrição
- Tipos e variedades
- Ordinário
- Ver
- cunhado
- Áurea
- Cachinhos Dourados
- Cletrofórmio
- Roxo
- Preto-magenta
- Ciliado
- Dubravny
- Efêmero
- Racemotáceo
- flor lotada
- Lírio do vale
- Alexandre
- Rastejante
- Enrolado
- Peculiaridades
- Crescendo em terreno aberto
- Selecionando um local
- Requisitos do solo
- Preparação de sementes
- Esquema de plantio
- Limitadores de crescimento
- Cuidado
- Rega
- Cobertura
- Aparar
- Transferir
- Cobertura morta
- Inverno
- Reprodução
- Sementes
- Vegetativamente
- Doenças e pragas
- Gorgulho
- Pulgão
- Lagarta
- Uso
- Projeto paisagístico
- etnociência
- Infusão de ervas
- Chá de vitaminas
- Decocção
- Combinação com outras plantas
- Respostas sobre perguntas
- Avaliações
Descrição
Loosestrife é uma das plantas herbáceas perenes da família Primrose, que possui 150 espécies. Algumas variedades desta cultura são caracterizadas por características comuns como flores amarelas unidas em inflorescências corimbosas em forma de espinhos, caules retos e poderosos, folhas simples e opostas. Mas existem variedades que diferem significativamente.
Tipos e variedades
Espécies cultivadas comuns e suas melhores variedades.
Ordinário
Loosestrife é caracterizada por brotos retos e pubescentes de até 1 m de altura, folhas ovais e espiraladas, coletadas em 3-4 pedaços. Em junho, florescem inflorescências piramidais complexas contendo pequenas flores amarelas.
Ver
Loosestrife perene com rebentos retos e fracamente ramificados até 80 cm de altura. A folhagem adere firmemente aos rebentos. As flores são pequenas estrelas, reunidas em cachos, e caracterizam-se pela cor dourada.
Fascina pela beleza de suas flores desde junho até os últimos dias de agosto. As melhores variedades desta variedade são consideradas:
- Loosestrife Alexander (lisimaquia);
- Alexandre Dourado.
cunhado
Loosestrife perene, formando caules finos, com 30-40 cm de comprimento. Os arbustos são decorados com folhas redondas, de cor verde claro, em forma de moedas, crescendo aos pares em pequenos pecíolos opostos entre si. Chamam a atenção as frequentes flores soltas com cinco pétalas amarelas que ostentam nas axilas da folhagem.
Áurea
A perene Loosestrife Aurea é considerada uma planta ornamental com caule reclinado de até 30 cm de comprimento.As folhas de formato oval estão em pecíolos curtos. A variedade é valorizada por suas flores amarelas axilares únicas. Floresce em junho por cerca de 20 dias.
Cachinhos Dourados
Uma variedade ornamental com uma vegetação incomum com tonalidade dourada. As flores desta variedade apresentam uma rica cor amarela.
Cletrofórmio
Arbustos perenes de vida solta até 1,2 m de altura. Uma variedade interessante são as folhas ovais lanceoladas com 15 cm de comprimento, colocadas alternadamente em brotos retos, e inflorescências brancas como a neve com pontas caídas. Floresce em julho - agosto.
Roxo
Loosestrife roxo tem caules retos de até 50 cm de altura e folhagem roxa larga lanceolada emparelhada. As inflorescências soltas consistem em pequenas flores amarelas com tonalidade limão.
As flores Loosestrife desabrocham em agosto e agradam aos olhos até o início da primeira geada.
Preto-magenta
A loosestrife perene, cuja altura varia de 45 a 90 cm, possui inflorescências em forma de espinhos, constituídas por flores bordô, quase pretas, e folhas verdes lanceoladas com tonalidade prateada. Uma ondulação interessante ao longo da borda da lâmina foliar torna esse tipo popular.
Floresce de julho a agosto. A variedade mais comum é o Beaujolais.
Ciliado
O loosestrife ciliado do Firecracker tem um caule reto e poderoso e grandes folhas ovais marrons. As flores em forma de sinos amarelos são coletadas em inflorescências densas que são colocadas no topo do caule. Floresce em setembro.
Dubravny
A perene loosestrife Dubravny tem um caule não ramificado que pode subir 10-30 cm acima do solo.É valorizada por suas folhas grandes e largas e flores amarelas únicas que florescem em maio e florescem até julho.
Efêmero
Loosestrife atinge até 1 m de altura, formando rapidamente matagais densos.O caule é reto, a folhagem é alongada-lanceolada, de cor prateada. No final do verão, formam-se flores brancas de cinco pétalas com longos estames, que são coletadas em inflorescências em forma de espiga.
Racemotáceo
Esta variedade de loosestrife caracteriza-se pelo rápido crescimento, possui caules retos e poderosos de até 60 cm de altura, folhas estreitas e lanceoladas e inflorescências fofas constituídas por flores amarelas com estames salientes. Esta é a única variedade que floresce nos últimos dez dias de maio.
flor lotada
Um espetacular loosestrife com hastes de até 40 cm de comprimento, em cujas extremidades florescem em abundância de maio a setembro flores originais amarelas com pinceladas avermelhadas na base das pétalas. A folhagem é caracterizada pela suculência e rica cor verde.
Lírio do vale
Este tipo de loosestrife é considerado o mais crescente de todos os disponíveis, pois possui raízes ramificadas, de cor rosa, semelhantes ao lírio do vale. É por isso que recebeu esse nome. Planta perene de caule reto e forte, de até 50 cm de altura, e inflorescências em forma de espinhos, constituídas por flores brancas como a neve, com 20 cm de comprimento.
Floresce em julho por cerca de 20 dias. Variedades bem conhecidas incluem:
- Senhora Jane;
- Gueixa.
Alexandre
A variedade Alexander é caracterizada por uma folhagem verde incomum emoldurada por uma borda branca. A cultura tem um caule reto e ligeiramente ramificado, cujo topo é decorado com muitas flores amarelas em forma de estrela e sino. A floração irá deliciar-se no final de junho.
Rastejante
Este tipo de loosestrife é caracterizado por um caule tetraédrico rasteiro, ligeiramente ramificado, que pode atingir 50 cm de comprimento, cujos arbustos são decorados com folhas redondas opostas com pecíolos curtos. No momento da floração apresenta flores douradas em forma de sino.
Enrolado
Arbusto Loosestrife de 30 cm a 1 m de altura com raiz alongada. Distingue-se por um caule reto, folhas ovais-oblongas em longos pecíolos, agrupados em verticilo. A lâmina foliar é suavemente pubescente na parte inferior. Flores regulares em inflorescências espiraladas, com pedicelos visivelmente alongados na época da frutificação.
Peculiaridades
Devido às suas características naturais, o loosestrife é capaz de crescer em solos inférteis. Mesmo o seu aspecto discreto é invejavelmente popular, e o segredo é que agrada com uma floração abundante e duradoura e praticamente não requer cuidados. As flores inferiores desabrocham primeiro, depois as superiores se abrem e florescem por cerca de 30 dias.
Crescendo em terreno aberto
O cultivo não será difícil nem para um iniciante, pois a planta cria raízes com facilidade e rapidez.
Selecionando um local
Para cultivar a vida solta, você precisa escolher um local com sombra e solo úmido e enriquecido com nutrientes.
Requisitos do solo
Se houver solo infértil, antes de plantar, equipe-o com um complexo de fertilizantes minerais. A principal condição é solo muito úmido e com boa drenagem. Não plante a cultura em solos argilosos.
Preparação de sementes
Para cultivar arbustos saudáveis, você precisa primeiro preparar o material de plantio realizando a estratificação - endurecendo as sementes no frio a temperaturas de 8 a 10 graus por 1 a 2 meses.
Esquema de plantio
O plantio da vida solta é realizado na primavera de acordo com as regras geralmente aceitas e envolve as seguintes ações:
- Pegue pequenas caixas e encha-as até a metade com uma mistura de turfa e areia.
- Semeie as sementes, deixando um espaço de 2 a 3 cm entre as unidades.
- Polvilhe 0,5-1 cm de mistura de solo por cima.
- Cubra os recipientes com vidro e envie-os para um local quente e claro.
- Após 2 semanas, formam-se os brotos, o abrigo deve ser removido imediatamente.
- Mergulhe quando 2-3 folhas verdadeiras estiverem formadas.
- Uma semana após a colheita, comece a endurecer as mudas, levando-as ao ar livre por 2 a 3 horas.
- Mudas endurecidas podem ser plantadas em canteiros de flores. Para isso, faça furos, mantendo uma distância de 40-60 cm entre eles, depois coloque-os nos furos e, polvilhado com substrato de terra, compacte levemente.
- Umedeça e solte o solo.
No outono, você pode plantar a safra com estacas ou brotos. A época ideal para o pouso é setembro.
Limitadores de crescimento
Loosestrife forma um sistema radicular poderoso que tende a cobrir a maior parte do território. Portanto, para preservar a beleza do jardim de flores, seu crescimento deverá ser regularmente limitado, removendo o excesso de brotos. Você também pode cavar limitadores, que podem ser de ardósia, tijolo, pedra, enterrados em 20 cm.
Ao cultivar uma cultura, é imperativo evitar a propagação de raízes pelas áreas.
Cuidado
Loosestrife é despretensioso no cuidado, pois a cultura cresce e se reproduz de forma independente em um canteiro ao ar livre. Mas para que uma planta perene brilhe com todos os tipos de cores é preciso cercá-la de cuidado e atenção.
Rega
A perene não necessita de rega abundante, pois para locais de plantio deve-se dar preferência a áreas alimentadas por água subterrânea. O solo deve ser umedecido adicionalmente durante a estação seca.
Cobertura
Loosestrife não precisa de fertilização, somente se houver solo pobre é recomendado o uso de fertilizantes especiais. Aplique-os entre maio e junho, no máximo uma vez a cada 14 dias.
Aparar
No final da floração, é necessário cortar as inflorescências desbotadas dos exemplares que crescem verticalmente. Folhas secas e partes danificadas da flor também devem ser removidas. E no outono corte completamente os caules, deixando 2 a 3 cm, e polvilhe com composto.
Transferir
Para o pleno crescimento do loosestrife, ele deve ser constantemente replantado. Embora possa crescer em um local por 10 anos, 2 anos após o plantio ela crescerá e formará muitos filhos. Recomenda-se replantar esse arbusto. Recomenda-se realizar o evento na primavera e no outono, quando as folhas já caíram.
Cobertura morta
Na primavera, você pode cobrir os arbustos com cobertura morta, o que reterá a umidade do solo por muito tempo.
Inverno
A resistência ao gelo do Loosestrife permite que ele não fique coberto durante o inverno. Tolera facilmente o inverno, por isso não necessita de abrigo adicional.
Reprodução
Loosestrife é propagado pela divisão do arbusto; também pode ser propagado por meio de estacas ou sementes.
Sementes
Ao propagar uma cultura com sementes, isso deve ser feito no final do outono, semeando em campo aberto - desta forma o material de plantio será submetido à estratificação natural.
Você pode semear de fevereiro a março, usando recipientes cheios de uma mistura de solo composta de areia, turfa e solo de jardim. Envie caixas com colheitas para uma câmara fria por 30 dias, depois coloque-as em uma janela iluminada pelo sol e crie uma temperatura de +18-20 graus. Em seguida, as mudas precisam ser colhidas e plantadas na horta no início de junho.
Vegetativamente
Loosestrife pode ser propagado dividindo o arbusto e cultivando brotos laterais. É melhor realizar este procedimento na primavera. Você também pode cortar a colheita usando brotos jovens.
Doenças e pragas
Um dos aspectos positivos desta cultura é a sua resistência a doenças e pragas.
Gorgulho
Loosestrife pode ser atacado por gorgulhos. O sinal de sua invasão será a folhagem comida. Além disso, as larvas do besouro prejudicam as raízes. O inseto fica ativo à noite, por isso deve ser coletado após o pôr do sol.
Pulgão
Os pulgões podem se tornar um inimigo perigoso para a vida solta. Isto é evidenciado pela aparência pouco saudável dos arbustos. Este inseto deve ser combatido com produtos químicos modernos.
Lagarta
Convidados glutões e indesejados são lagartas que, se não controladas, podem prejudicar arbustos soltos. Eles precisam ser combatidos com remédios populares ou inseticidas.
Uso
Graças à sua aparência fascinante e natureza pouco exigente, a cultura é popular no paisagismo. E a capacidade de tratar muitas doenças faz da planta um remédio que deveria estar em todo armário de remédios caseiros.
Projeto paisagístico
Devido à sua despretensão, resistência ao gelo, beleza incomum e adaptabilidade, os jardineiros costumam dar-lhe preferência na criação de projetos paisagísticos. Decora edifícios no jardim, gazebos e pequenas cercas. Serve como decoração viva para fontes e reservatórios artificiais.
etnociência
Loosestrife pertence a plantas medicinais utilizadas em receitas da medicina tradicional, bem como no preparo de cosméticos. Para extrair o máximo de benefícios, é necessário levar em consideração as contra-indicações existentes.
Infusão de ervas
Para fazer uma infusão, tome 1 colher de chá. ervas e despeje 250 ml de água fervente, reserve por 1 hora.Beba o remédio 50 ml por dia para anemia, doenças estomacais, artrite.
Chá de vitaminas
Para obter chá curativo, você precisa de 1 colher de sopa. eu. despeje loosestrife em um copo de água fervente. Deixe em infusão quando o produto esfriar, filtre e beba 1 colher de sopa antes das refeições. eu. para doenças hepáticas e distúrbios gastrointestinais. Você pode usar o chá externamente para gargarejar e como anti-séptico para feridas.
Decocção
Uma decocção medicinal pode ser feita a partir da parte aérea ou das raízes. Despeje água fervente sobre 20 g da planta triturada e leve ao banho-maria por 30 minutos, filtre. Beba 1/3 xícara 2-3 vezes ao dia para resfriados e distúrbios estomacais e intestinais.
Combinação com outras plantas
Loosestrife fica ótimo ao lado plantas perenes que amam a sombra sob a copa das árvores. Cria um conjunto maravilhoso junto com uma planta como a samambaia. Parece espetacular cercado por floxes, juncos e íris anãs.
Respostas sobre perguntas
Os jardineiros costumam fazer estas perguntas:
- Como podar o Loosestrife corretamente? A planta precisa ser podada. A operação é realizada após a floração, retirando os ramos secos, e no inverno, cortando completamente o arbusto pela raiz.
- Você precisa replantar a colheita? No cultivo deve-se levar em consideração o grau de crescimento da planta, recomenda-se o transplante de ramos jovens da mata-mãe. Se isso não for feito, a vida solta tomará conta de todos os canteiros de flores da vizinhança e sufocará outras culturas.
- Como lidar com lagartas? Eles representam uma ameaça para a vida solta e as lagartas. Para combatê-los, pode-se recorrer a métodos mecânicos: retirar partes danificadas da planta, cavar o solo próximo aos arbustos, destruir ninhos descobertos com ovos e larvas.Um remédio popular também é eficaz: tratar a planta com uma solução aquosa de sabonete líquido.
Cultivar a loosestrife será um prazer, pois suas vantagens em cuidados pouco exigentes, bela aparência e rápida adaptação às diversas condições climáticas têm cativado muitos jardineiros. E a massa de propriedades benéficas é de grande interesse para os curandeiros da medicina tradicional.
Avaliações
Marina: “Plantei vida solta no jardim perto de um lago artificial. Seus arbustos têm um aspecto original e não requerem cuidados especiais. Flores brilhantes me deixam feliz durante todo o verão.”
Vladimir: “Apenas o tipo de luta solta do lírio do vale me chamou a atenção. Sua aparência espetacular conquistou meu coração. Não considero outras variedades para cultivo no meu terreno.”