Sempre há lugares no jardim que ficam à sombra a maior parte do dia. Mas mesmo o jardim mais sombreado pode ser decorado com muitas plantas diferentes que irão desenvolver e encantar plenamente o seu dono. As plantas que gostam de sombra nem sempre florescem espetacularmente no jardim, mas têm uma bela folhagem.
- Arbustos populares que gostam de sombra
- Hosta
- Astilbe
- Astilboides
- Buzulnik
- Brunner (Não me esqueça)
- Badan
- Volzhanka
- Heuchera
- Dicentra (coração partido)
- Cohosh preto (Cohosh)
- Kupena
- Samambaia
- Rogéria
- Aquilegia
- Gerânio de jardim
- Hortênsia
- Características de cultivo e cuidado
- Regras para criar um lindo canteiro de flores com plantas que gostam de sombra
Arbustos populares que gostam de sombra
Os especialistas aconselham a compra de mudas de plantas apenas em lojas especializadas e de confiança.
Hosta
Hosta é uma planta perene decídua ornamental. Os arbustos Hosta têm cores brilhantes. Podem ser azuis, verdes, cinzas com borda contrastante ou listras de cor mais clara.
Os arbustos são plantados à sombra parcial, em locais protegidos do vento. Os arbustos cobrem uma grande área do solo ao seu redor com sua folhagem. Ao fazer isso, eles suprimem o crescimento de ervas daninhas e quase não precisam soltar o solo. Hosta é um arbusto resistente a doenças, mas suscetível a ataques frequentes de lesmas e caracóis.
Você pode plantar hosta não só em terreno aberto, mas também em vasos largos, decorando com eles cantos desconfortáveis do jardim.
Astilbe
Planta perene em que a parte aérea morre durante o inverno. Sente-se confortável na sombra e tolera bem a alta umidade do solo. Existem cerca de 400 espécies. Seu tamanho varia de 15 a 400 cm.
A planta começa a florescer em julho, a floração dura de 25 a 35 dias. As flores são coletadas em inflorescências em forma de panícula com 10-60 cm de altura.As cores também vêm em cores diferentes, mas os astilbes brancos, rosa, roxos e vermelhos são os mais atraentes.
Seca prolongada, solo pobre, sol aberto e quente podem destruir a planta. No tempo seco é regada duas vezes ao dia, de manhã e à noite.
Astilboides
A pátria da planta é a China. Lá, os astilboides crescem em ravinas e florestas. A altura da planta é de cerca de 30 cm, enquanto o diâmetro das folhas é de 70 cm, que crescem em longos pecíolos. O pedúnculo atinge 1,5 m de altura. As flores são pequenas, coletadas em inflorescências semelhantes a panículas.
O arbusto adora umidade e, se o solo estiver suficientemente úmido, tolera luz solar intensa, mas ainda é melhor plantá-lo em sombra parcial. Tolera bem as geadas sem abrigo. Astilboides é alimentado 2 a 3 vezes por temporada com fertilizantes orgânicos.Não precisa de replantio há anos. A folhagem velha é cortada.
Buzulnik
Uma planta inusitada e bela da família Asteraceae que vai decorar qualquer casa de veraneio ou jardim. Buzulnik floresce com inflorescências amarelo-laranja brilhantes que atraem a atenção.
O arbusto é resistente às intempéries e não requer cobertura morta no inverno. Ela cresce por décadas em um só lugar sem precisar ser replantada. Pode crescer em qualquer solo, mesmo que seja pesado e argiloso. Mas ainda prefere solo úmido e fértil à sombra. Sob a luz solar direta, o arbusto murchará e terá uma aparência pouco apresentável.
O Buzulnik tem ramos fortes e elásticos, mas durante a floração necessita de liga. Você também precisa amarrar a planta se ela crescer em uma área com muito vento.
Brunner (Não me esqueça)
Embora este arbusto perene floresça, sua beleza reside na folhagem. Aparece durante toda a temporada, o que confere frescura e elegância ao mato. Prefere locais semi-sombreados ou ensolarados com solo úmido e fértil.
Brunnera é um arbusto resistente à geada. Para que fique exuberante, o solo é coberto com composto, húmus ou turfa no inverno. Na primavera, fertilize com fertilizante mineral. A planta raramente fica doente.
Badan
Bergenia também é uma planta perene que pode crescer por muito tempo sem ser transplantada. Nos próximos 10 anos após o plantio, definitivamente não será necessário replantar. O arbusto possui um rizoma espesso localizado próximo à superfície. Possui folhas grandes e brilhantes de formato redondo.
O arbusto floresce em roxo, rosa choque ou branco, criando um belo contraste com a folhagem verde. Isso acontece no final da primavera e dura 20 dias. Bergenia se encaixa perfeitamente no design de jardins rochosos.
Volzhanka
O arbusto apresenta arbustos extensos com abundância de inflorescências brancas. O período de floração vai de junho ao final de julho. Sua altura é de cerca de 2 m e Volzhanka cresce com calma tanto ao sol quanto à sombra. Mas crescendo ao sol, os arbustos Volzhanka se desenvolvem mal. O melhor solo para o plantio é um solo úmido com drenagem.
A planta é despretensiosa no cuidado. Pode crescer em um local por 15 a 20 anos. Embora seja resistente ao frio, os jardineiros o isolam para o inverno. Propagado pela divisão do arbusto, estacas e sementes.
Heuchera
A principal vantagem desta planta herbácea é a sua paleta de folhagem brilhante e variada. Suas folhas apresentam as cores mais imprevisíveis, por exemplo, cinza, branco ou creme, roxo, marrom ou vermelho.
A maioria das variedades de heuchera tem uma aparência apresentável, começando no início da primavera e terminando no final do outono. Freqüentemente, a primeira neve que cai cobre a planta junto com a folhagem. Os jardineiros adoram a heuchera não apenas por sua beleza, mas também por sua facilidade de cuidado e tolerância à sombra. Se o arbusto crescer em solo bom, não precisará de fertilização e será resistente a pragas e doenças.
Dicentra (coração partido)
Planta perene com altura de 30 a 100 cm, cujas folhas são verdes com tonalidade azulada e formato finamente dissecado. As flores são em formato de coração, avermelhadas ou rosadas, caídas, com cerca de 2 cm de diâmetro. Eles são coletados em um galho arqueado, que se eleva acima do arbusto.
O local de plantio é preparado no outono, escavando e fertilizando a área com húmus. Durante a temporada, alimente 2 a 3 vezes, remova as ervas daninhas e solte o solo. Durante as secas, é necessária rega adicional.
Se você cortar pincéis desbotados do arbusto, o período de floração aumenta.
Cohosh preto (Cohosh)
Este arbusto herbáceo recebeu esse nome devido às suas propriedades inseticidas. Outro nome para o arbusto é Silver Candles, que descreve mais detalhadamente a beleza da planta.
A altura é de 1 a 2 m, nas variedades anãs é de 60 cm e a folhagem é finamente dividida em bordô ou verde. O arbusto floresce com inflorescências de vela longas e finas de 20 cm de altura.A inflorescência é composta por minúsculas flores brancas com estames, o que cria o efeito de renda e translucidez.
Freqüentemente usado nas tendências modernas de design paisagístico.
Kupena
O gênero Kupena consiste em mais de 50 espécies. Na maioria das vezes, na natureza, eles são encontrados em florestas de várzea e montanhas do Hemisfério Norte. A planta tem caule curvo com folhas verdes brilhantes dispostas em duas fileiras. As flores pendem das axilas das folhas.
Externamente, os kupena são semelhantes aos lírios do vale, mas isso não é surpreendente, pois são da mesma família Liliaceae. Portanto, kupena às vezes é chamado de lírio do vale surdo. Esses lindos arbustos têm propriedades medicinais. Com a ajuda deles, são tratadas doenças cardiovasculares e dores lombares.
Samambaia
As samambaias são encontradas em quase todos os climas, desde florestas de coníferas até os trópicos. Graças à estrutura de seus galhos, chamados de frondes, as samambaias parecem bastante elegantes.
Esta planta atraente também atraiu nossos ancestrais, que viram nela algo mágico e encantador. Muitos mitos e lendas foram contados sobre samambaias. Mas hoje, os jardineiros a usam como planta ornamental em seus canteiros e jardins.
Ao plantar uma samambaia em um local, o principal é escolher o local certo para ela, escuro e úmido.
Rogéria
Rogersia é uma grande planta perene, classificada como planta de folhagem ornamental.Existem 8 espécies do gênero, nativas do Japão e da China.
Floresce com inflorescências paniculadas brancas, atingindo neste período 120 cm e as folhas são lobadas palmadas. Ao cuidar dessa planta perene, é necessário não só regá-la e alimentá-la, mas também limpar a cortina de folhas e caules que morreram.
Depois de plantar Rogersia no seu canteiro, o proprietário notará imediatamente o seu domínio no jardim de flores.
Aquilegia
Esta é uma linda flor com um diâmetro de cerca de 3-8 cm, geralmente de duas ou três cores. As cores mais comuns são branco, amarelo, rosa, azul, índigo e violeta. Período de floração maio-julho.
A reprodução ocorre por meio da dispersão das sementes, e as mudas são recolhidas e transplantadas para local permanente. Não se propagam por divisão, pois as plantas adultas não toleram bem o transplante.
A flor é plantada tanto nos cantos sombreados do local quanto ao sol. Aquilegia tolera bem qualquer solo, mas desenvolve-se melhor em solos arenosos soltos e com umidade suficiente.
Gerânio de jardim
Estas flores desabrocham lindamente, formando matagais pitorescos. Suas folhas mantêm sua aparência decorativa desde o início da primavera até as primeiras neves do outono. Suportam o inverno com facilidade, sem qualquer preparação. Eles crescem rapidamente.
As flores do arbusto são grandes, com cerca de 4-5 cm de diâmetro. As folhas são profundamente dissecadas. Na primavera e no verão são verdes e no outono são vermelhos ou vermelho-laranja.
O gerânio é resistente à seca. Cresce em qualquer solo, mas prefere solos bem drenados e úmidos, sem água estagnada.
Hortênsia
Os jardineiros adoram flores perenes de hortênsias tolerantes à sombra por suas flores lindas e duradouras, que começam na primavera, continuam durante todo o verão e terminam no final do outono.Um jardim onde florescem hortênsias não passará despercebido, pois o esquema de cores das inflorescências da planta é variado, indo do creme ao azul e vermelho.
Variedades arbustivas de hortênsias crescem até 1-3 metros de altura. Variedades semelhantes a lianas atingem 30 metros. A planta também pode ser perene ou caducifólia.
Interessante saber! A cor da hortênsia de folhas grandes não depende apenas da sua variedade. Varia dependendo do pH do solo e da quantidade de alumínio nele contido.
Características de cultivo e cuidado
Para obter uma vegetação exuberante e flores brilhantes em um jardim de flores com sombra, você precisa cuidar adequadamente das plantas.
A maioria das espécies que gostam de sombra requerem bastante umidade. Eles precisam de rega especialmente no final da primavera, quando começa o tempo quente. As plantas são regadas sem esperar que murchem.
Todas as plantas, exceto as silvestres, também precisam de fertilização periódica com fertilizantes. Também é importante soltar o solo, pois assim os habitantes do jardim sombreado poderão absorver mais facilmente a umidade do solo.
Regras para criar um lindo canteiro de flores com plantas que gostam de sombra
Uma variedade de canteiros de flores são coletados de plantas que gostam de sombra. Plantações em vários níveis e canteiros de flores em ilhas são populares. Ao plantar arbustos e flores, siga o esquema. Em 1 metro quadrado, plante no máximo 10 arbustos de cobertura do solo, 5 plantas de tamanho médio, 7 plantas de baixo crescimento e 3 plantas altas. Assim, o canteiro de flores não só terá uma aparência harmoniosa, mas os arbustos também se sentirão bem.
As plantas que gostam de sombra são muito procuradas pelos jardineiros. Isso porque são perenes e vão deliciar seus proprietários com cores vivas por muitos anos, com cuidados mínimos e descomplicados.