Rosas roxas ou lilases exigem cuidados, mas são muito populares. Eles são frequentemente usados em projetos paisagísticos. A variedade de variedades de rosas roxas é grande. Eles têm diferentes tonalidades, tamanhos de flores e número de pétalas. Existem variedades roxas claras e roxas escuras.
- Existem rosas roxas?
- Variedades de rosas roxas
- Rapsódia em azul
- Cardeal de Richelieu
- Azul para você
- Azul da meia noite
- Novalis
- Éden Roxo
- Condições necessárias para cultivo
- Iluminação
- Rega
- Temperatura
- Umidade
- Características de plantio e cuidado
- Plantando rosas
- Cobertura
- Prevenção de infecções
- O uso de rosas roxas em paisagismo
Existem rosas roxas?
Rosas roxas não são encontradas na natureza. Os criadores desenvolveram variedades com esta cor. Eles introduziram um gene de amores-perfeitos no genótipo da planta. A pureza da cor violeta não foi alcançada. Essas variedades apresentam tonalidade lilás.
Importante! A cor muda dependendo das condições de cultivo do arbusto: luz solar, rega, fase de floração.
Variedades de rosas roxas
Criar rosas roxas demorava muito, mas muitas variedades com essa tonalidade foram desenvolvidas. Os tipos mais populares são descritos abaixo.
Rapsódia em azul
O arbusto atinge 1,5 metros de altura, em linha reta. As flores são exuberantes, duplas, as pétalas são roxas brilhantes. Mais de 5 botões são formados em um ramo. Possui um aroma delicado e agradável. Na fase de botão, as pétalas são escuras, quase azuis. Mais tarde, eles desaparecem ao sol e ficam mais claros. A variedade é resistente a doenças e baixas temperaturas.
Cardeal de Richelieu
Uma das primeiras variedades de rosa roxa. Atinge uma altura de 2 metros. O arbusto é alto e reto. Não há espinhos nas hastes. Botões individuais ou em grupo são formados nos galhos. Na maioria das vezes a segunda opção. As flores são grandes, de cor lilás escuro, o miolo é branco. As pétalas são onduladas, os botões parecem felpudos. Tem um aroma específico acentuado. A floração é duradoura, mas uma vez por temporada. Esta variedade é resistente a baixas temperaturas e possui forte imunidade.
Azul para você
O arbusto atinge a altura de 1 metro. As folhas são verde-escuras, os rebentos são retos e alongados. 3-4 botões são formados em um ramo. Eles estão localizados próximos um do outro, juntos parecem um buquê rosa. As flores não são muito grandes, mas há muitas no mato. As pétalas são onduladas e apresentam um leve tom lilás. A peculiaridade desta variedade é o seu cheiro agradável.
Tolera mal baixas temperaturas e é suscetível a doenças infecciosas devido à imunidade instável.
Azul da meia noite
O arbusto é denso, chega a atingir 1 metro de altura, compacto. Esta variedade floresce abundantemente, já no primeiro ano. 5-7 botões são formados em um ramo. As folhas são brilhantes e verdes. As pétalas são onduladas e formam a dupla aparência da flor. O núcleo é amarelo claro. A variedade apresenta cor roxa escura. O aroma lembra cravo.
Novalis
O arbusto atinge 80 centímetros de altura, é reto e compacto. Vários botões são formados em um galho. A repetição da floração é possível durante a temporada. As pétalas são onduladas. As flores são grandes, roxas claras. Eles têm um aroma fraco. Uma flor contém cerca de 40 pétalas. As folhas não são grandes, verdes e brilhantes. O arbusto é resistente a doenças, mas não tolera muito bem baixas temperaturas e solos encharcados.
Éden Roxo
O arbusto atinge 80 centímetros de altura, é compacto e reto. 5-7 botões crescem em um galho. Floresce várias vezes durante a temporada. As folhas são verde-escuras e de tamanho médio. As flores são roxas escuras e aveludadas. As pétalas são duplas, cerca de 50-70 em uma flor. Tem um aroma brilhante de cravo. O arbusto é resistente a doenças e baixas temperaturas.
Condições necessárias para cultivo
Como qualquer outra planta, as rosas roxas têm características próprias de crescimento. Para uma floração prolongada, é necessário monitorar as condições de rega, iluminação, umidade e temperatura.
Iluminação
Os arbustos adoram luz forte, que deve durar de 6 a 8 horas por dia. O local deve ser aberto e sem sombra. Você não deve plantar rosas perto de uma copa ou de árvores altas. Se não houver iluminação suficiente, a planta pode morrer e a floração será fraca.O local de plantio de rosas deve ser bem ventilado, mas não com corrente de ar constante.
Rega
É necessário regar os arbustos 1 a 2 vezes por semana. Muito depende da temperatura e umidade do ar. Se choveu no dia anterior a rega pode ser adiada, se houver seca aumente para 3 vezes por semana. 1 arbusto requer 10 litros de água. A rega é feita de manhã cedo ou à noite. As rosas não devem ser regadas em excesso, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes e diminuir a imunidade.
Temperatura
A temperatura ideal para rosas é 26°C. Se a estação estiver quente, aumente a rega da planta. Se a temperatura cair abaixo de 0°C, os arbustos serão cobertos com filme de celofane. Se isso não for feito, na próxima temporada eles congelarão. Algumas das hastes morrerão. Levará muito tempo para restaurar uma planta congelada.
Umidade
A faixa ideal de umidade para rosas é de 50 a 56%. Com esse indicador, a planta se desenvolve bem, floresce e fungos e bactérias perigosas não apresentam atividade. Com o aumento da umidade, a imunidade das rosas diminui, os microorganismos se multiplicam ativamente e o arbusto pode adoecer.
Características de plantio e cuidado
Para que as rosas lilases ou roxas criem raízes no local e produzam muitos botões, é necessário seguir as regras de plantio e cuidado delas.
Plantando rosas
Cave covas de plantio com profundidade e diâmetro de 50 centímetros. Se o arbusto for grande, aumente para 70 centímetros. Antes de plantar, prepare uma mistura de nutrientes:
- húmus;
- estrume;
- preparação.
Antes do plantio, a água é despejada na cova para que seja totalmente absorvida. Se as raízes da planta estiverem enterradas não há necessidade de limpá-las, se estiverem limpas corte-as alguns centímetros. Mergulhe em uma solução com estimulador de crescimento radicular por 120 minutos.
Importante! As raízes da planta não devem interagir com fertilizantes, por isso são borrifadas com terra.
A muda é imersa em um buraco, borrifada com terra e compactada para que não haja espaços de ar nas raízes. Em seguida, polvilhe com terra novamente. Suba 10-15 centímetros do solo. Após 14 dias, a lâmina resultante é removida. Durante esse tempo, a muda criará raízes.
Cobertura
É melhor usar esterco de cavalo com seis meses de idade. O esterco fresco libera muito nitrogênio, que se acumula no solo e destrói a planta. Alimentação dependendo da estação de crescimento:
- Período de floração - nitrato de cálcio (1 colher de sopa para cada 10 litros de água).
- Crescimento e desenvolvimento ativos - infusões de ervas, fertilizantes minerais, excrementos de frango. Regue a cada 2 semanas.
- O fim da floração - você não pode alimentá-la.
Prevenção de infecções
Para prevenir infecções, as folhas da planta são borrifadas com solução de refrigerante 2 a 3 vezes por semana. A solução é preparada na proporção de 40 g de refrigerante por 1 litro de água. Uma solução de sabão em pó evita pulgões. Dissolva uma barra de sabão em um balde de água fervida e adicione alguns raminhos de absinto. Pulverize a planta uma vez por temporada.
Também é recomendado plantar cebola, alho, calêndula e malmequeres ao lado das rosas. Eles repelem insetos roedores.
O uso de rosas roxas em paisagismo
Para projetos paisagísticos, rosas roxas são usadas como destaque ou plantas principais. Crescido como uma barreira sonora ao longo da cerca. Fica ótimo como sebes e paredes. Rosas lilases são usadas para decorar gazebos e arcos. Destacam-se como plantas de fundo em jardins e canteiros.
Uma combinação de arbustos altos e baixos forma o pano de fundo para plantas isoladas em um canteiro de flores. Para o projeto de barreiras, variedades altas são selecionadas de modo que se sobreponham à cerca principal.Os arbustos não só decoram o jardim, mas também criam isolamento acústico.
Como planta focal, as rosas atuam como base de um jardim. As plantas são plantadas dependendo do seu crescimento. As plantas baixas são plantadas próximas às plantas altas para que não se sobreponham. Considerando a sazonalidade das rosas roxas, é necessário incluir arbustos perenes na composição.