A variedade híbrida de rosa chá Blush é a personificação da ternura e da graça no mundo floral. Graças aos esforços dos criadores americanos, esta flor maravilhosa foi cultivada em 2007. Os botões em forma de vidro logo no início da floração são pintados de rosa, que, à medida que florescem, permanece apenas nas bordas das pétalas, e o resto da inflorescência adquire uma delicada cor leitosa. Rose Blush é uma flor estranha no jardim de casa.
- História de origem
- Descrição e características do blush rosa
- Qual é a diferença dos tipos principais?
- Como cultivar uma planta corretamente?
- Selecionando um local
- Tempo
- Como deveria ser o solo?
- Pousar
- Regras para cuidar de flores
- Temperatura
- Rega
- Cobertura
- Capina
- Aparar
- Transferir
- Preparando-se para o inverno
- Flor de rosa
- Doenças, pragas e prevenção
- Propagação de plantas
- Uso em paisagismo
História de origem
Blush é um híbrido da seleção americana de rosas-chá, adaptado para cultivo no clima russo. Traduzido do inglês, o nome desta flor requintada significa “blush”. A flor foi incluída no registro varietal da coleção mundial de rosas em 2007.
Descrição e características do blush rosa
Blush é um arbusto perene que pode atingir 1,3 metros de altura, o diâmetro do arbusto é de 60 centímetros. Características do Blush rosa:
- Os caules são retos, as folhas são grandes e de formato regular.
- Os espinhos são grandes, localizados em pequeno número nas hastes.
- Os botões são grandes e rosados; quando queimados, as pétalas ficam brancas; a cor rosa permanece apenas nas bordas.
- O formato da flor é cálice.
- Aroma delicado, floral e calmo.
- O período de floração vai da primavera até as primeiras geadas.
- Maior robustez no inverno e resistência à seca.
Rosas blush são ideais para corte. Os botões florescem lentamente, a flor pode durar cerca de duas semanas no vaso.
Qual é a diferença dos tipos principais?
Tea rose Blush conquistou os corações dos jardineiros não apenas pela sua cor elegante e original. A flor se distingue por sua capacidade de tolerar invernos gelados e mudanças de temperatura no verão. A variedade está adaptada ao clima temperado das regiões russas.
Rosas blush fazem lindos buquês. Os botões da beleza americana florescem sistematicamente, demonstrando lentamente o esplendor da flor e a iridescência da cor.
Como cultivar uma planta corretamente?
Para que uma flor atinja todo o seu potencial num canteiro, é importante criar condições ideais para o crescimento das plantas: proporcionar uma rega racional e uma fertilização equilibrada.
Selecionando um local
As rosas são exigentes quanto ao local onde são plantadas.Não é recomendado plantar arbustos em áreas ensolaradas ou em locais onde haja possibilidade de correntes de ar. A estagnação da umidade nas raízes é prejudicial às plantas; arbustos floridos não devem ser plantados em terras baixas e pantanosas.
A sombra parcial clara é o local ideal para o plantio de rosas-chá. Um gramado verde e curto serve como um belo fundo que pode destacar o charme da variedade Blush. O híbrido americano é plantado em composições de grupo ou em plantios individuais.
Tempo
Recomenda-se que todas as atividades agrícolas sejam realizadas à noite, de manhã cedo ou em dias nublados. Quanto à estação, os arbustos jovens são plantados na primavera, quando já passou a ameaça de retorno das geadas. O Blush também pode ser plantado no outono, em setembro. No plantio no outono, leva-se em consideração que o arbusto transplantado deve ter tempo para desenvolver sistema radicular, ou seja, faltam cerca de 30 dias para a chegada das primeiras geadas.
Como deveria ser o solo?
O solo para rosas deve ser solto e nutritivo, com alto teor de húmus e baixa acidez. A areia é adicionada ao solo em pequenas quantidades ou como cobertura morta.
Não é recomendado adicionar estrume fresco sob arbustos e rizomas, pois plantas delicadas podem queimar.
Pousar
Blush é plantado como arbustos individuais ou composições de grupo. Muitas vezes, com a ajuda de belezas, são enfeitados os espaços de áreas de lazer e caminhos. É possível plantar plantas em vasos profundos.
As roseiras são plantadas a uma distância de 0,5 metros umas das outras. A profundidade da cova de plantio é de 50-60 centímetros, no fundo são colocadas drenagem e uma mistura de turfa e areia. As raízes da planta são cuidadosamente esticadas, regadas e cobertas com solo básico.O espaço radicular é compactado, regado novamente e coberto com esterco podre ou húmus misturado com areia na proporção de 1:1.
Em uma nota! A distância das árvores deve ser de pelo menos 1,5 metros dependendo do diâmetro da copa. Se o Blush ficar na sombra o tempo todo, a flor não revelará toda a beleza da transição de cores dos botões.
Regras para cuidar de flores
A flor americana precisa de cuidados regulares, caso contrário o arbusto degenera em roseira brava e perde seu apelo visual. A planta precisa receber nutrição e irrigação balanceadas, remover ervas daninhas regularmente dos canteiros de flores e proteger os arbustos com abrigos adicionais para o inverno.
Temperatura
A temperatura ambiente ideal para rosas para floração abundante é +22 0COM.
No primeiro ano após o plantio, é importante proteger as plantas das oscilações de temperatura. O sistema radicular fica protegido da geada, as plantas ficam amontoadas e cobertas com folhas caídas para o inverno.
Rega
A rega das rosas é feita à noite com água morna, evitando que gotas de líquido caiam sobre os botões em flor. As rosas são favoravelmente afetadas pela irrigação por gotejamento, durante a qual fertilizantes minerais líquidos são aplicados simultaneamente.
Cobertura
As rosas são plantas que respondem positivamente a qualquer tipo de fertilizante. A alimentação de canteiros de flores pode ser de dois tipos:
- foliar;
- raiz.
Como alimentação foliar, os arbustos são pulverizados com composições complexas de fertilizantes minerais “Para Rosas”, que podem ser adquiridos em lojas especializadas. Os remédios populares incluem borrifar as folhas com iodo ou uma solução de verde brilhante.
A alimentação das raízes é aplicada três vezes por estação: no início da primavera, após a primeira floração, no outono, antes do início do frio.Estrume podre e uma solução aquosa de excrementos de pássaros infundidos são usados como cobertura de raízes.
Capina
Os canteiros são capinados manualmente, com cuidado, sem danificar o sistema radicular. O procedimento é combinado com amontoamento simultâneo de arbustos, afrouxamento e alimentação de raízes.
Aparar
Para deixar o arbusto bem cuidado, é necessário realizar podas formativas após cada onda de floração. Aparar galhos velhos ou excessivamente alongados estimulará o florescimento e a planta terá um formato elegante.
Na primavera e no outono são realizadas podas sanitárias, retirando os brotos deformados, ressecados e doentes.
Transferir
Eles começam a plantar arbustos na primavera. A rosa levará cerca de dois anos para criar raízes em um novo local, portanto, o replantio geralmente não é recomendado. As rosas-chá híbridas americanas Blush são transplantadas pelo método de transbordo.
Preparando-se para o inverno
Apesar da capacidade do Blush de resistir a invernos rigorosos com geadas de até -25 0C, recomenda-se cobrir as plantas para o inverno com ramos de abeto, folhas caídas ou materiais especiais de cobertura. É importante proteger o sistema radicular da planta da exposição prolongada a temperaturas negativas. Antes do início do frio, os arbustos devem ser amontoados e cobertos com folhas caídas.
Flor de rosa
O blush floresce em junho, os botões florescem lentamente, desbotando ao sol, demonstrando uma transição de cores: as bordas das pétalas ficam rosadas e o centro adquire uma delicada cor leitosa. O espetáculo é hipnotizante.
Durante a temporada, a rosa floresce três vezes, ganhando novos botões. Ainda em setembro, os arbustos encantam os olhos dos floricultores e dos visitantes do jardim.
Doenças, pragas e prevenção
As rosas, como muitos outros arbustos com flores ornamentais, são suscetíveis ao ataque de pragas de insetos e ao desenvolvimento de doenças fúngicas. Na primavera, as plantas devem ser pulverizadas com inseticidas e antifúngicos, por exemplo, calda bordalesa. O principal inimigo das belas flores são os pulgões, que se alimentam dos sucos das plantas.
Se a infecção for grave, as rosas perdem os botões, as folhas ficam amarelas e enroladas, e a planta começa a ter um crescimento visivelmente lento.
Para prevenir a ocorrência de doenças, é recomendável plantar ervas aromáticas ao lado das rosas que repelem insetos. Antes de plantar arbustos no solo, o solo é desinfetado com uma solução de permanganato de potássio e as plantas são pulverizadas com uma solução de iodo ou verde brilhante duas ou três vezes por temporada.
Propagação de plantas
O principal método de propagação do híbrido americano são as estacas. Imediatamente após a floração, os brotos lenhosos são cortados do arbusto e cortados em estacas de modo que permaneçam 3-4 botões vivos em cada um.
Em seguida, o material selecionado é colocado na solução de Kornevin por 6 horas e, em seguida, colocado verticalmente em vasos com terra, pulverizando os cortes com Kornevin. As mudas são cobertas com uma jarra de vidro e deixadas no parapeito da janela por um mês, regando periodicamente o recipiente com flores para manter a umidade. Nesse período, a muda cria raízes e os primeiros brotos aparecem nos galhos a partir dos botões.
Uso em paisagismo
Rosas blush vão virar uma curiosidade no jardim de flores. A beleza americana é plantada individualmente em arbustos no gramado ou usada em plantios em grupo. A flor parece impressionante em combinação com rosas brancas ou rosa claro.
Blush vai decorar o local com áreas de lazer, gazebos e terraços. A variedade é adequada para corte e pode ser cultivada em vasos profundos.