Floribunda na tradução significa floração abundante, este tipo de rosa foi obtido pelos criadores no processo de cruzamento de variedades de polyanthus e chá híbrido. Os primeiros exemplares de floribundas tinham uma desvantagem significativa - careciam completamente de aroma. Porém, com o tempo, essa desvantagem foi corrigida e os floricultores foram presenteados com amostras de flores com um aroma delicioso. A rosa Arthur Bell continua a ser uma das mais populares entre os jardineiros da atualidade. Cuidar dela não é mais difícil do que outras variedades, e seus botões amarelos de cores vivas atraem olhares de admiração dos vizinhos.
- Descrição da variedade e variedade
- Vantagens e desvantagens
- As nuances do cultivo de flores
- Quando e onde plantar
- Preparação de material de plantio
- Processo de plantio
- Recomendações para cuidados com as plantas
- Rega
- Cobertura
- Aparar
- Afrouxamento, cobertura morta e remoção de ervas daninhas
- Preparando-se para o inverno
- Proteção contra doenças e pragas
- Como propagar
- Usando a rosa floribunda Arthur Bell em paisagismo
Descrição da variedade e variedade
Um delicado aroma frutado e ricos botões amarelos são a marca registrada das rosas Arthur floribunda. Mas esta não é a única razão pela qual é valorizada pelos floricultores de todo o mundo. Suas características aumentadas de resistência à geada e imunidade a doenças fazem dele um convidado bem-vindo em qualquer canteiro de jardim.
O arbusto Arthur floribunda se caracteriza pelo formato padronizado, sua largura não ultrapassa 70 cm, com os devidos cuidados a rosa chega a atingir 1 metro de altura. Também é decorado com folhas verdes escuras brilhantes e coriáceas, densamente localizadas nos galhos. Os botões de Arthur são semi-duplos, com estames cor de framboesa em seu interior. O diâmetro de uma flor varia de 10 a 12 cm, e o botão tem cerca de 20 pétalas, além disso, várias delas se formam em um pincel.
A cor muda para creme nas bordas das pétalas e, se o arbusto ficar ao sol, elas desbotam e ficam completamente creme. O período de floração da floribunda Arthur é bastante longo - a primeira onda de floração ocorre em julho, os últimos botões murcham em outubro. No total, 3 ondas são observadas durante a temporada.
Floribunda também possui uma variedade trepadeira, de mesmo nome Arthur Bell. Para cultivá-lo, você terá que construir um suporte e amarrar os galhos.
Vantagens e desvantagens
Os jardineiros notaram vantagens e desvantagens da floribunda Arthur.
As vantagens das rosas incluem:
- O aroma frutado brilhante das flores e a beleza dos botões em flor.
- Possibilidade de cultivo em regiões com invernos gelados.
- Imunidade a doenças e resistência a pragas.
- Longo período de floração.
Entre as desvantagens das rosas estão:
- Intolerância a ventos frios e correntes de ar.
- Sensibilidade ao fechamento das águas subterrâneas.
- Necessidade de fertilização e rega durante a estação de crescimento ativa.
- A necessidade de podar e modelar o arbusto para criar um aspecto decorativo.
- Numerosos espinhos nos galhos, que podem facilmente machucar você ao cuidar da flor.
As nuances do cultivo de flores
Em primeiro lugar, são determinados o momento e o local do plantio, e o solo e as mudas de rosa Arthur também são pré-preparados.
Quando e onde plantar
Jardineiros experientes recomendam plantar floribunda Arthur na primavera. Na estação quente, as mudas se adaptam ao novo local e hibernam sem problemas.
Você pode praticar o plantio de outono apenas nas regiões do sul, onde os invernos são quentes.
O local para colocar a floribunda deve ser bem iluminado, mas apenas na primeira metade do dia, à tarde deve haver sombra nesta área, caso contrário as pétalas de rosa brilhantes irão desbotar e perder a atratividade. Solos argilosos e levemente ácidos, cuja reação não ultrapassa 6,5, são considerados solos ideais para flores. Floribunda não deve ser plantada em solos rochosos, franco-arenosos, pantanosos e argilosos. Eles monitoram cuidadosamente o nível do lençol freático, se necessário, fazem uma pequena elevação para colocar a rosa e equipam o fundo com drenagem.
Preparação de material de plantio
Antes de plantar, inspecione as raízes das mudas, corte as raízes secas e as áreas escurecidas. Trate o sistema radicular com qualquer fungicida ou estimulador de crescimento.
Processo de plantio
Algoritmo para plantio de rosas floribunda Arthur Bell:
- No outono, eles preparam o solo: desenterram, selecionam as raízes das ervas daninhas e aplicam fertilizantes.
- Os furos são feitos com dimensões de 50 x 50 x 50, deixando também uma distância de 50 cm entre eles.
- No fundo dos buracos, coloque primeiro uma camada de drenagem, depois composto e fertilizantes fosfatados.
- Despeje uma camada de solo fértil em um pequeno monte.
- Uma muda de rosa é colocada no centro e suas raízes são cuidadosamente esticadas.
- O restante da terra é derramado por cima e pressionado um pouco com as mãos.
- Umedeça generosamente a planta e coloque uma camada de cobertura morta.
Conselho! Ao plantar, certifique-se de que o local da enxertia fique de 3 a 7 cm no subsolo.
Recomendações para cuidados com as plantas
A duração e a abundância da floração, bem como a beleza dos botões das rosas, dependem de cuidados bem organizados.
Rega
Floribunda Arthur precisa de umidade abundante durante toda a estação de cultivo ativo. Eles param de regar a rosa apenas no outono, antes de se prepararem para o inverno. O estado do solo é monitorado especialmente durante os períodos de seca, o solo não deve ficar coberto por uma crosta seca. Em média, as rosas são irrigadas uma vez por semana e apenas à noite. Utiliza-se a rega das raízes, pois o líquido que entrar em contato com as folhas e botões provocará um surto de doenças fúngicas. Para isso, use um regador com bico longo e estreito.
Cobertura
A aplicação de fertilizantes é parte integrante do cuidado agrotécnico das rosas. Sem componentes nutricionais, os botões da floribunda crescerão pequenos e imperceptíveis. Eles fazem isso pelo menos 6 vezes por temporada, utilizando compostos minerais e orgânicos. No primeiro ano de crescimento não são aplicados fertilizantes, as rosas recebem nutrição suficiente durante o plantio.
Também são utilizadas formulações complexas, tomadas na proporção de 30 gramas para cada 10 litros de água limpa.Cada arbusto deve conter até 3 litros de composição. No outono, antes de cobrir as rosas para o inverno, grânulos de fertilizante potássico são espalhados pelas mudas.
Aparar
Para criar uma aparência esteticamente atraente dos arbustos, é necessária a poda. Na primavera, cortam-se ramos secos e muito compridos que congelaram durante o inverno. No verão, apenas os botões são removidos à medida que desaparecem para permitir a formação de novos. Antes do abrigo para o inverno, utiliza-se um tipo de poda sanitária.
Afrouxamento, cobertura morta e remoção de ervas daninhas
Ao longo da temporada, afrouxe regularmente o solo ao redor dos arbustos após cada umedecimento. Ao mesmo tempo, arrancam-se as ervas daninhas, tentando não pegar as raízes da floribunda. Para reduzir o número de regas e inibir o crescimento de ervas daninhas, o solo ao redor da rosa é coberto com serragem e turfa seca.
Preparando-se para o inverno
No âmbito dos trabalhos preparatórios para o inverno, são interrompidas as regas e a aplicação de complexos nutricionais e realizadas podas sanitárias dos arbustos. Sem problemas, a floribunda resiste a quedas de temperatura de até 30 graus, por isso não fica coberta na região sul. Nas regiões setentrionais, utilizam-se folhas secas ou ramos de abeto para isolamento, e a parte superior é coberta com spunbond ou lutrasil.
Proteção contra doenças e pragas
A forte imunidade a doenças e pragas permite que você não se preocupe com a saúde das rosas. Com rega excessiva, pode ocorrer apodrecimento e pulgões se espalharem a partir de arbustos já infectados. No primeiro caso, utilizam-se preparações fungicidas, os insetos são combatidos com inseticidas - “Aktellik”, “Aktara”.
Como propagar
Para criar a bela floribunda no local, os jardineiros costumam usar o método de corte.
No entanto, a propagação das rosas Arthur também é realizada com a ajuda de:
- sementes;
- dividindo o mato;
- brotamento ou vacinação;
- usando camadas laterais.
Usando a rosa floribunda Arthur Bell em paisagismo
Floribunda rose Arthur é usada tanto em composições individuais quanto em grupo. Com sua ajuda decoram gazebos e criam lindos canteiros de flores.