A peônia é uma herbácea perene e peônia de árvore são duas lindas flores que podem se tornar um destaque digno do jardim. Anteriormente, a preferência era dada à variedade herbácea, mas recentemente flores brilhantes em forma de disco e muito grandes começaram a aparecer nas áreas com cada vez mais frequência. Isso indica a crescente popularidade das variedades de árvores.
Diferenças
As variedades arbóreas e herbáceas de peônia apresentam diferenças significativas não apenas na aparência, mas também nas características de cultivo.Porém, ambas as plantas deliciam-se com lindas flores.
Arbusto e arbusto
As folhas características e os poderosos brotos lenhosos permitem que a peônia da árvore seja classificada como arbusto. Com o início do frio, a parte terrestre da planta herbácea morre, mas na planta arbórea, ao contrário, começa a ficar mais forte. Com o tempo, um arbusto exuberante e arredondado pode atingir a altura de 2 m. A planta também se diferencia pelo fato de que no tipo arbóreo não é necessário cortar a tempo os botões desbotados para estimular a floração posterior e distribuir corretamente forças vitais.
Redefinição da folhagem em forma de árvore
No outono, a peônia da árvore perde as folhas. Os brotos permanecem e ficam mais fortes. Como resultado, eles se assemelham muito à madeira.
Termos de crescimento em um só lugar
Uma peônia de árvore pode crescer em um local por décadas se houver todas as condições necessárias e um suprimento de nutrientes. As variedades herbáceas são mais exigentes e precisam ser replantadas após 10-15 anos. Um sinal de que a planta precisa mudar seu local de cultivo é a floração escassa.
Diâmetro das flores
A peônia arbórea tem flores maiores e atinge um diâmetro de 25-30 cm, enquanto em outras espécies esse número não ultrapassa 20 cm.
Tempo de amadurecimento
A peônia herbácea floresce algumas semanas depois de sua contraparte semelhante a uma árvore. O período exato de floração depende da região e das condições climáticas.
Variedade de cores
A gama de cores da peônia herbácea é mais variada do que a da peônia arbórea. Existem variedades com inflorescências rosa, bordô, brancas e roxas. Os criadores até chamaram a atenção dos floricultores para os bicolores. Mas esta planta não tem uma cor amarela rica. O mesmo vale para flores semelhantes a árvores.Essa característica não causa muito desconforto ao jardineiro, já que a variedade de cores é suficiente para satisfazer as necessidades dos mais exigentes apreciadores de beleza.
Outras características
Uma característica da peônia arbórea é o longo período de floração, que dura cerca de 1 mês. Apenas novas variedades desta variedade podem tolerar invernos frios, enquanto as antigas requerem abrigo obrigatório durante o inverno. As variedades herbáceas toleram mais facilmente a estação fria, pois suas partes aéreas ainda morrem com as primeiras geadas.
Critérios de escolha
Ao escolher uma variedade ou variedade de peônia para um jardim ou terreno pessoal, os floricultores se orientam não apenas por seus gostos e preferências, mas também pelo clima, pela tecnologia agrícola da planta e pelos requisitos de cuidado.
Propriedades decorativas
Em termos de qualidades decorativas, os dois tipos de plantas estão no mesmo nível. Aqui você precisa se guiar apenas pelo seu gosto. Um arbusto alto e exuberante dará um charme especial se for plantado em local aberto e não coberto por outros arbustos. As variedades herbáceas ficam ótimas tanto em plantações individuais quanto em grupo.
Despretensão
Como mostra a experiência dos jardineiros, as peônias das árvores são mais despretensiosas do que suas contrapartes. Eles apresentam maior resistência a pragas e patógenos, toleram facilmente o inverno e crescem em um local por décadas sem replantio.
Tabela de comparação
É aconselhável apresentar uma comparação entre peônias herbáceas e arbóreas em forma de tabela.
semelhante a uma árvore | Gramíneo |
Existem variedades híbridas que combinam as qualidades de plantas arbóreas e herbáceas | |
Alta resistência ao gelo | |
Considerado um arbusto devido à presença de caule duro e lenhoso | Tem um caule herbáceo macio |
A altura máxima do arbusto chega a 2 m | O arbusto atinge altura máxima de 1 m |
Não há necessidade de podar as primeiras flores para estimular o crescimento. | Para estimular o crescimento da folhagem, recomenda-se aparar as primeiras flores |
O diâmetro máximo da flor chega a 30 cm | A flor atinge um diâmetro máximo de 20 cm |
Existem mais de 500 variedades | Mais de 4.600 variedades foram cultivadas |