O peróxido de hidrogênio, ou peróxido de hidrogênio, é um remédio universal usado com sucesso em diversas áreas da vida cotidiana e da medicina. Talvez a área mais atípica seja a jardinagem, onde o H2O2 é utilizado como componente para regar as plantas. Como você deve usar peróxido de hidrogênio em casa para regar flores de interior?
- Usando peróxido de hidrogênio no cuidado de plantas de interior
- Plantas de casa para as quais o peróxido de hidrogênio é um fertilizante eficaz
- Métodos de uso de peróxido de hidrogênio ao regar
- Proporções e regras para preparar a solução
- Conselhos de especialistas sobre o uso de peróxido de hidrogênio
- Vantagens e desvantagens de uso
- Situações em que o uso de peróxido em plantas de interior não é recomendado
Usando peróxido de hidrogênio no cuidado de plantas de interior
O peróxido de hidrogênio consiste em dois átomos de hidrogênio e dois átomos de oxigênio. É um líquido incolor que se vende em qualquer farmácia e loja destinada ao jardineiro. O produto ganhou popularidade devido às suas propriedades antibacterianas e anti-sépticas. Pode ser usado no cuidado de plantas de interior.
Como usar:
- água com solução preparada na proporção de uma colher de sopa de água oxigenada por litro de água. Pode ser usado tanto para prevenção quanto aos primeiros sinais da doença;
- lavrar o solo antes de plantar. Isso ajuda a criar um ambiente favorável para o sistema radicular, aumentando as chances de um crescimento bem-sucedido.
É importante seguir a dosagem correta, pois o excesso prejudica as plantas.
Plantas de casa para as quais o peróxido de hidrogênio é um fertilizante eficaz
O peróxido como fertilizante é útil para quase todas as plantas de interior. A solução aumenta o teor de oxigênio no solo e nas raízes de culturas como violetas, hibiscos, orquídeas, Saintpaulias, rosas, antúrios, ararutas e spathiphyllums. Recomenda-se o uso de fertilizante para araruta e aróides. As espécies subtropicais também adoram umidade. É proibido alimentar cactos.
Métodos de uso de peróxido de hidrogênio ao regar
O peróxido de hidrogênio (H2O2) é um composto químico conhecido por suas propriedades benéficas. Além da medicina, da cosmetologia e da indústria alimentícia, o produto é utilizado na jardinagem para regar as plantações.
Proporções e regras para preparar a solução
Antes de preparar a solução, você deve garantir que a concentração de H2O2 seja de 3% ou menos. Uma taxa alta prejudicará a planta. Como fazer:
- preparar água que seja segura para as culturas. Recomenda-se tomar destilado ou filtrado;
- para obter um litro de solução, misture 100 mililitros do produto com 900 mililitros de água;
- despeje os ingredientes em um recipiente de plástico e mexa por dois minutos.
Conselhos de especialistas sobre o uso de peróxido de hidrogênio
Antes de regar, vale a pena verificar se há umidade no solo para ter certeza de que é necessário. Para verificar, você pode fazer um teste enfiando um objeto duro no solo a uma profundidade de 5 centímetros. Se a sujeira permanecer durante a remoção, não será necessário regar.
Após a utilização do produto, recomenda-se aguardar 15 minutos, para depois escorrer o excesso de líquido da panela. O procedimento é realizado para evitar o aparecimento de pus e encharcamento.
Você deve usar H2O2 uma vez por semana. Isso porque o excesso do produto danifica as raízes das plantas e prejudica o crescimento.
Vantagens e desvantagens de uso
Entre as vantagens estão:
- Devido à presença de oxigênio, satura as flores com nutrientes. A saúde das raízes e do sistema imunológico das culturas também é melhorada.
- As propriedades oxidantes ajudam a decompor a matéria orgânica, por isso o produto é utilizado para limpar o solo de pragas e patógenos.
- Absorção ativa de nutrientes pelas plantas, melhorando assim o crescimento e o desenvolvimento.
Entre as desvantagens estão:
- Alta concentração que pode danificar as raízes das plantas jovens.
- As propriedades oxidantes podem causar o ressecamento do solo.
- Possibilidade de efeitos bactericidas sobre microrganismos benéficos e perturbação do equilíbrio natural do solo.
- O uso indevido prejudicará não apenas uma flor, mas o jardim como um todo.
Situações em que o uso de peróxido em plantas de interior não é recomendado
O peróxido de hidrogênio tem propriedades oxidantes que podem danificar as raízes e folhas das plantações. Quando o produto entra no tecido vegetal, as células vivas são destruídas, o que afeta negativamente a saúde e o desenvolvimento. Isso está sujeito ao uso frequente a longo prazo.
Não é recomendado recorrer ao peróxido se a manutenção da acidez do solo for importante para as plantas. Isso se deve ao fato da solução perturbar o equilíbrio bioquímico do solo, o ambiente de PH também muda, o que afeta negativamente o metabolismo água-sal. Como resultado, haverá falta de nutrientes necessários, o que levará a um maior enfraquecimento das plantas.
O peróxido de hidrogênio é uma solução verdadeiramente inovadora para regar flores de interior, o que garante a saúde das plantas.