O que os jardineiros e horticultores não fazem para aumentar a produtividade ou se livrar dos insetos em seus canteiros. O peróxido de hidrogênio é um super remédio para o tomate. Ao contrário dos medicamentos caros, que às vezes são completamente ineficazes, este produto pode ser comprado por alguns centavos em qualquer farmácia.
Peróxido de hidrogênio para desinfecção
Muitas pessoas sabem que o material de plantio deve ser desinfetado antes do plantio. Na maioria das vezes, iodo ou permanganato de potássio são usados para essa finalidade. Mas você pode tratar sementes de tomate com água oxigenada.
Segundo os cientistas, as sementes das culturas contêm inibidores.São eles que impedem a germinação do material de plantio. No ambiente natural, eles são destruídos através do processo de oxidação. Mas na agricultura, o peróxido é usado para esse fim. As sementes de tomate são pulverizadas com um borrifador de peróxido de hidrogênio a 1%. Você precisa pulverizar as sementes que já foram plantadas no solo. Assim, não só os inibidores contidos nas sementes são destruídos, mas todo o solo é desinfetado.
Outra forma de desinfetar futuras mudas. Em uma solução de peróxido a 10%, é necessário deixar as sementes de molho por 25 minutos, depois lavá-las em água corrente e secar no radiador até fluir livremente.
Este produto também é utilizado como estimulador de crescimento de hortaliças. O material de plantio de tomate deve ser embebido por 12 horas em solução de peróxido a 0,5%. Após esse tempo, as sementes também são lavadas em água limpa e secas. Este método de processamento de sementes garante 100% de germinação.
O peróxido de hidrogênio para mudas de tomate também é usado no tratamento do sistema radicular do tomate. Mas, neste caso, todas as raízes finas morrerão, mas nenhuma bactéria ou fungo permanecerá no próprio rizoma.
Tratamento do solo antes do plantio de mudas
O produto também encontrou aplicação no cultivo de terras em chalés de verão. A maioria dos insetos nocivos prefere passar o inverno no solo. Portanto, antes de plantar mudas em campo aberto, é recomendável desinfetar o solo. O substrato deve ser regado com solução de peróxido não só antes do plantio das mudas, mas também após a colheita.
Para 4 litros de água você só precisa de uma garrafa do produto. Misture bem a solução com um bastão de madeira, despeje em um regador e despeje sobre a terra escavada.A rega com solução aquosa é realizada no outono e na primavera, alguns dias antes do plantio das mudas nos canteiros.
Processamento de mudas e plantas adultas
Ao cultivar tomates, atenção especial deve ser dada ao processamento dos arbustos. As mudas de tomate são muito fracas, por isso precisam de estímulo adicional de crescimento. Você pode usar produtos químicos como estimulantes, mas pode ficar sem eles e tentar tratar as mudas com uma solução de peróxido.
Para pulverizar os arbustos é necessário pegar 1 litro de água morna filtrada e diluir 1 colher de sopa nela. eu. peróxido. Misture bem e despeje em um borrifador, a pulverização é feita constantemente até que as mudas sejam transplantadas para o solo. Recomenda-se pulverizar uma vez por semana. Com essa alimentação, as mudas começam a crescer ativamente poucos dias após o início do procedimento.
Mas não apenas as mudas jovens precisam de um estimulador de crescimento. Sob certos fatores, os arbustos adultos também podem crescer mal, ter uma aparência pouco saudável e secar. Para resolver esse problema, você pode usar peróxido de hidrogênio. Feridas e fraturas de caules podem ser desinfetadas. A área quebrada é lubrificada com água oxigenada e selada com látex.
Este remédio também funciona bem contra doenças fúngicas. Diluir 25 ml de peróxido em 1 litro de água em temperatura ambiente e borrifar o líquido resultante nos galhos e folhas do tomate.
O peróxido também pode lidar com uma doença tão comum nas plantações de erva-moura, como a requeima. Dilua algumas gotas de iodo (pode dispensar) e 35 ml de peróxido em 1 litro de água. Pulverize as plantas até que todos os sinais de requeima desapareçam.
Use como fertilizante para tomates
Usando peróxido de hidrogênio você pode fertilizar tomates. Diluir o peróxido com água (3 litros por 50 ml de produto) e regar os pés de tomate com o fertilizante resultante. Você pode fertilizar mudas jovens e arbustos adultos.
Regar as mudas com este produto ajuda o rizoma a absorver melhor microelementos e macroelementos. O oxigênio liberado “come” pequenas raízes e também destrói todas as bactérias e fungos patogênicos. Basta lembrar que não é aconselhável regar a folhagem das plantas. A alimentação é feita no máximo uma vez a cada 10 dias.
Ao regar mudas de tomate dessa forma, você deve seguir uma série de recomendações:
- A água deve penetrar no solo a uma profundidade superior a 15 cm;
- A necessidade de utilizar apenas água morna (não fria);
- Ao regar os arbustos, o líquido não deve cair no topo e corroer o solo ao redor dos buracos;
É necessário regar os arbustos de manhã cedo ou tarde da noite, quando o sol já se pôs (se regue os tomates quando o sol brilha, podem queimar-se e morrer).