Descrição e características do lírio-aranha, plantio, cultivo e cuidado

A pátria do lírio-aranha é o Japão. Lá a flor se chama higanbana. Conhecemos vários outros nomes para esta cultura decorativa: lírio ressuscitado, lycoris, amarílis dourada. Uma flor de incrível beleza está envolta em uma névoa de mistério, no entanto, como todos os representantes do Oriente. Existem muitas lendas e tradições sobre ele. Depois de acomodar em casa um hóspede tão exótico, você poderá admirar incansavelmente seus elementos decorativos e trazer para sua casa o aroma da cultura oriental e dos contos de fadas. Não há dificuldades em cuidar de um lírio-aranha.


Descrição e características do lycoris

O lírio-aranha pertence à família Amaryllis e possui um sistema radicular bulboso, o que o torna semelhante aos narcisos e às tulipas. Uma característica da cultura, que a tornou heroína de lendas, é que suas folhas e flores nunca aparecem na planta ao mesmo tempo.

Ao contrário de outras plantas bulbosas, o período de descanso do lírio-aranha ocorre no verão. E só nos primeiros dias de setembro o lycoris acorda e lança um broto. Distingue-se pelo crescimento muito rápido e cresce 50 cm em 4-5 dias.Após um curto período de tempo, formam-se cerca de 5 botões em cada rebento, que se distinguem por uma forma em forma de funil e exalam um aroma mágico e inebriante. que se espalha muito além do canteiro do jardim.

A paleta de botões é muito diversificada: há tons de pétalas douradas, roxas, laranja, vermelhas e brancas. Todo o período de floração do lírio-aranha é bastante curto - apenas 10-12 dias. E depois que os caules das flores murcham, o lycoris demonstra a beleza de suas folhas. Além disso, permanecem durante todo o inverno e desaparecem apenas no mês de junho.

Essa cultura costuma ser plantada em cemitérios, por isso recebeu outro nome - flor da morte. Acredita-se que o lírio-aranha tenha como objetivo decorar a vida após a morte do falecido.

lírio-aranha

Vantagens e desvantagens

Como toda planta, o lírio-aranha tem seus pontos fortes e fracos. As vantagens de plantar esta cultura ornamental incluem:

  • Botões de extraordinária beleza.
  • O aroma brilhante das flores desabrochando.
  • Fácil de cuidar.
  • Não há necessidade de replantio anual.
  • Imunidade persistente a doenças

Entre as desvantagens do lycoris:

  • Requisitos exigentes para a composição do solo.
  • Sensibilidade a rascunhos.
  • A necessidade de abrigo para o inverno nas regiões norte.

lírio florescendo

Tipos de flor

Entre várias dezenas de representantes deste gênero, distinguem-se diversas variedades que são cultivadas com sucesso no clima russo.

Radiante

Atinge uma altura de 30 a 70 cm, as folhas são estreitas, cerca de 5 a 7 mm, algumas especialmente longas dobram-se a partir do centro. Com a chegada do outono, botões rosa ou terracota florescem nos radiantes lycoris. As pétalas têm um traço característico - uma gavinha estreita e longa que se inclina para trás. No centro há vários processos largos com bordas onduladas.

Escamoso

A altura máxima do lycoris escamoso, que cresce no Japão, é de 70 cm. Há uma roseta próxima ao solo, composta por folhas verdes brilhantes em forma de cinto, cuja largura varia de 1 a 3 cm. A floração ocorre no final de agosto. , quando cerca de 8-9 botões. A cor das pétalas ovais é lilás claro. No centro da flor existem estames finos. O período de floração não ultrapassa 2 semanas.

variedade escamosa

Sangue vermelho

Uma das variedades mais curtas - suas dimensões não ultrapassam 45 cm de altura. As folhas são pequenas, aparecem no lycoris vermelho-sangue em abril e em junho ficam amarelas. Em um grande caule formam-se 6 botões, de cor escarlate brilhante, cujo diâmetro não ultrapassa 5 cm.

Dourado

O formato desta espécie lembra o lycoris radiante, mas a cor de suas flores é amarela. As pétalas são caracterizadas por franjas onduladas, no interior da flor existem estames brancos como a neve.

Licoris radiante

Características do cultivo de culturas ornamentais

Para admirar uma planta exótica rara em seu jardim, você deve seguir rigorosamente todas as regras de plantio e preparo do solo para lírios-aranha. A planta não é caprichosa, mas ainda tem seus próprios requisitos de qualidade do solo.

Que horas plantar

Jardineiros experientes consideram o outono a melhor época para plantar lírios-aranha no jardim. Além disso, é importante levar em conta que falta pelo menos um mês para a primeira queda da temperatura para níveis abaixo de zero. Nesse caso, o lycoris terá tempo para crescer em um novo local e se adaptar às condições ambientais. Ele suportará o inverno sem problemas e no próximo outono irá deliciá-lo com flores exóticas.

Se por algum motivo o plantio não puder ser feito no outono, é permitido fazê-lo na primavera, porém, neste caso, o lírio-aranha pode adoecer, e o jardineiro não verá a floração antes de um ano .

mudas são plantadas

Preparando o local e material de plantio

Para plantar lírios-aranha, selecione uma área protegida de ventos fortes e correntes de ar. É preciso levar em consideração que a forte luz solar deixa queimaduras na folhagem do lycoris, por isso coloque-o na sombra parcial clara que cai das árvores caducifólias. Além disso, sob o sol forte, os botões do lírio-aranha não serão tão coloridos, sua cor desaparecerá.

Antes de plantar, cave a área selecionada e remova todas as ervas daninhas para que não sufoquem as flores jovens. O solo deve ser solto e arenoso.

Antes do plantio no solo, os bulbos de lírio-aranha são tratados com qualquer fungicida ou mantidos em uma solução levemente rosada de permanganato de potássio.

preparação do site

Processo de plantio

Instruções passo a passo para plantar lycoris:

  1. Faça furos com cerca de 15 cm de profundidade na área selecionada e preparada.
  2. Na hora de colocar os bulbos, mantenha uma distância de 25 cm entre eles para que as flores tenham nutrição suficiente.
  3. Uma pequena camada de areia de rio é colocada no fundo do buraco para melhorar a permeabilidade do solo.
  4. Pressione suavemente o material no solo, polvilhe areia por cima, se houver vazios preencha com terra.
  5. Polvilhe generosamente o solo com água.

Jardineiros experientes recomendam colocar uma camada de cobertura morta com folhas caídas ou palha.

Como cuidar adequadamente de uma flor

A qualidade decorativa e a saúde do hóspede exótico dependem do cumprimento das regras de atendimento.

Cobertura

Embora o lírio-aranha seja perfeitamente capaz de fornecer nutrientes puxando-os do solo, em alguns casos é necessária fertilização adicional. Eles se concentram na aparência do lycoris - se ele parou de crescer, ficou lento, eles adicionam compostos minerais adequados para plantas bulbosas. Isso é feito apenas 2 horas após a irrigação, caso contrário a fertilização simplesmente queimará o bulbo e destruirá a colheita.

regador perto das flores

Rega

Durante o período de formação dos botões e formação das folhas, o lírio-aranha requer irrigação abundante e regular. Mesmo a secagem do solo a curto prazo não deve ser permitida, pois isso certamente afetará as qualidades decorativas do lycoris.

Durante o período de dormência do verão, quando as folhas murcharam e as flores ainda não apareceram, a umidade é completamente interrompida.

Transferir

O replantio frequente de lírios-aranha não é necessário. A colheita cresce silenciosamente em um local por 5 anos, mas após esse período o lycoris terá que ser transferido para uma nova área. Se isso não for feito a tempo, a flor começa a doer e acaba morrendo.

Preparando-se para o inverno

Não há necessidade de remover os bulbos de lírio-aranha do solo durante o inverno. Porém, não se esqueça de cortar o pedúnculo após o término da floração, pois ele retira todo o suco da planta e atrapalha seu preparo completo para o frio. Se a região tiver invernos frios e com pouca neve, cubra os bulbos com uma camada de folhagem ou ramos de abeto. Isso é suficiente para um inverno bem-sucedido de um lírio-aranha.

lâmpadas para o inverno

Doenças, pragas e formas de combatê-las

O lírio-aranha apresenta forte imunidade a doenças e pragas de insetos. O fato é que a folhagem do lycoris contém fitoncidas que protegem a planta desses problemas. A única praga que às vezes afeta a flor é a mosca narciso. Eles combatem com uma solução de qualquer inseticida sistêmico, regando a área durante o período de crescimento ativo da planta.

Regras de criação

Na maioria das vezes, os jardineiros usam bulbos filhos que se formam regularmente na planta-mãe para propagar o lycoris. O método de sementes para propagação de lírios-aranha raramente é utilizado, pois o material apresenta baixíssima germinação.

Aplicação em design de jardins

Os paisagistas recomendam combinar lycoris nas plantações com plantas de baixo crescimento que exigem cuidados semelhantes. Arranjos florais espetaculares são criados com begônias, açafrões, samambaias e anêmonas. O lírio-aranha também parece vantajoso em jardins ornamentais e escorregadores alpinos em combinação com delfínios e íris.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim