O arbusto tropical anual é usado em jardins e chalés de verão de jardineiros russos para paisagismo de gazebos e criação de sebes. Kobeya cresce rapidamente, cobrindo estruturas verticais com vegetação. Flores em formato de grandes sinos duplos encantam pela sofisticação e beleza. Todo jardineiro deve saber como plantar corretamente o kobei em terreno aberto e a quais cuidados prestar atenção.
- Descrição e recursos
- Crescente
- Preparação de sementes
- Prazos
- Preparação do solo
- Como plantar mudas
- Escolhendo
- Apoiar
- Endurecimento
- Plantar em terreno aberto
- Quando plantar
- Selecionando um local
- Esquema de plantio
- Cuidado
- Rega
- Cobertura
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Doenças e pragas
- Formação de cílios
- Reprodução
- Sementes
- Estacas
- Depois da floração
- Coleta e armazenamento de sementes
- Preparando-se para o inverno
- Variedades populares
- Roxo
- Branco
- O sino do czar
- Amazonas
- Regras para pousar na varanda
- Uso em paisagismo
- Cerca
- Arcos
- Varandas
- Gazebos
Descrição e recursos
Uma flor tropical, dadas as condições adequadas de cultivo, prospera em nosso clima.
Descrição e características da planta:
- Taxa de crescimento rápida.
- Poderoso sistema radicular ramificado.
- A presença de gavinhas nas hastes.
- Flores grandes em forma de sino com longos estames e pistilos.
- O fruto é uma cápsula com sementes arredondadas.
Ela cresce naturalmente nas florestas tropicais da América do Sul e do México. Cultivada desde finais do século XVIII. O nome popular é hera mexicana.
Crescente
A principal dificuldade no cultivo é a germinação relativamente fraca das sementes. O tegumento da semente é muito espesso e denso, dificultando a eclosão do broto através da crosta. É necessária a preparação da semente antes da semeadura.
Preparação de sementes
O objetivo da preparação pré-semeadura é livrar-se da espessa casca da semente e dissolver a crosta até um estado semelhante ao muco. Etapas de preparação do material:
- As sementes são colocadas no fundo do recipiente e enchidas com água morna.
- Após 2 horas estarão cobertos de muco, que deve ser limpo.
- Então as sementes são embebidas novamente.
- Repita o procedimento várias vezes até que a semente esteja completamente limpa.
Nota: A germinação das sementes é em média cerca de 40%. Os brotos aparecem depois de muito tempo, após cerca de 3 semanas.
Prazos
As sementes são semeadas para mudas no início da primavera ou no final de fevereiro.O período de crescimento do material é longo, não é recomendável atrasar o plantio.
Preparação do solo
O solo para kobeya deve ser nutritivo e solto; adicionar areia é aceitável. Antes de semear, o solo deve ser desinfetado com solução de permanganato de potássio ou escaldado com água fervente para prevenir doenças fúngicas e bacterianas.
Como plantar mudas
Quando cultivada como mudas, a kobeya é plantada imediatamente em copos individuais. O lado plano da semente é colocado no chão e, em seguida, o futuro broto é borrifado com terra até uma profundidade não superior a 1 centímetro.
Escolhendo
Com a idade de três folhas verdadeiras, as mudas de kobei mergulham. Os brotos são cuidadosamente retirados dos copos e transplantados para vasos de 3 litros. As raízes da videira tropical são poderosas e devem ser bem formadas. Mover as plantas para recipientes maiores ajuda a produzir caules mais fortes.
Apoiar
Após a colheita, são instalados dispositivos adicionais em cada vaso em forma de escada, que servirá de suporte para a futura videira.
Endurecimento
Para melhor aclimatação e sobrevivência das plantas em campo aberto, elas são endurecidas após o plantio. Por volta da terceira década de abril, as mudas podem ser colocadas em varanda ou varanda envidraçada. Em condições climáticas favoráveis, os recipientes para mudas podem ser deixados ao ar livre até o plantio.
Plantar em terreno aberto
Kobeya é uma planta tropical que gosta de calor, não há necessidade de pressa para plantar a videira em solo desprotegido, mas ao mesmo tempo não deve ser permitido o estiramento excessivo das mudas.
Quando plantar
Assim que a ameaça das geadas da primavera passar e a temperatura do solo atingir uma marca estável de +10 0A planta é plantada em local permanente em terreno aberto. Via de regra, estamos no final de maio - início de junho.
Selecionando um local
O principal requisito do kobei para o local de cultivo é a ausência de correntes de ar e ventos fortes na região. O solo deve ser nutritivo, a seca é inaceitável. A iluminação da área está acima da média, embora a hera mexicana também seja cultivada em locais com sombra parcial.
Esquema de plantio
Kobeya é plantada em covas preparadas com antecedência. A profundidade dessas depressões é de 30 a 40 centímetros e uma mistura de húmus e areia é colocada no fundo. A distância entre os furos é mantida em cerca de 1 metro. Os buracos são regados e um arbusto é plantado.
É necessário instalar um suporte para a videira jovem no dia do plantio. Para desenvolver um caule poderoso e criar matagais densos, a planta precisa de sua presença.
Cuidado
Kobeya é exigente com as condições de cultivo. Para conseguir a cobertura completa da cerca com folhagem e floração de uma videira tropical, são necessários cuidados sistemáticos.
Rega
A hera mexicana não tolera bem a seca. O solo não deve secar. É necessária rega regular. A irrigação é feita com água morna na raiz da planta. Mas não se empolgue em regar, o excesso de umidade leva ao aparecimento de diversos tipos de doenças fúngicas.
Cobertura
Os principais fertilizantes necessários para o kobei são os fertilizantes contendo nitrogênio. Assim que a planta ganhar folhagem suficiente e crescer em comprimento, é necessário aplicar fertilizantes de potássio e fósforo durante o período de formação dos botões.
Nota: A partir de receitas populares, recomenda-se regar as vinhas com infusão de excrementos de pássaros ou verbasco 2 a 3 vezes por temporada. A adição de humato e outros fertilizantes orgânicos é incentivada.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
A remoção de ervas daninhas e o afrouxamento regular são procedimentos obrigatórios, após os quais os arbustos podem ser borrifados com uma mistura de húmus, cinza de madeira e areia.
Doenças e pragas
Os principais inimigos das videiras tropicais são as colônias de pulgões e os ácaros. Em caso de infecção grave, as plantas são tratadas com inseticidas: Iskra, Aktara, Fitoverm. Para prevenção, utiliza-se mostarda em pó e cinza de madeira, ou pode-se usar calda bordalesa.
Formação de cílios
O arbusto começa a se formar imediatamente após o transplante para terreno aberto. A planta é amarrada a suportes em forma de escadas, redes ou estacas. O ritmo de crescimento da videira é rápido, o arbusto deve ser amarrado regularmente ao longo da temporada. Para formar lindos cílios, a planta é pinçada e o excesso de brotos é retirado.
Reprodução
A criação de kobei envolve dois métodos: sementes ou mudas, bem como estacas. As lianas não podem ser propagadas dividindo o arbusto.
Sementes
O principal método de propagação da hera mexicana. As sementes passam por tratamento pré-semeadura, a casca dura é retirada ou amolecida para melhorar a qualidade das mudas. Essas plantas florescem por mais tempo e adoecem menos.
Estacas
As estacas para estacas são obtidas de plantas adultas que hibernaram em condições quentes em solo protegido. As estacas começam no início da primavera. Forma-se um galho de no máximo 20 centímetros de comprimento, colocado na água até o aparecimento das raízes, depois a planta é plantada em vaso individual, onde se desenvolve por 3 a 4 semanas. A seguir, a videira é transplantada para um local permanente.
Depois da floração
O período de floração da videira tropical continua até o final do outono. Em seguida, os arbustos kobei são removidos, já que na Rússia a hera mexicana é cultivada como planta anual.
Coleta e armazenamento de sementes
Sementes autoproduzidas, coletadas na hora certa e armazenadas em temperatura, umidade e iluminação corretas, apresentam germinação extremamente baixa.Recomenda-se adquirir sementes de kobe em loja especializada.
Preparando-se para o inverno
No final do outono, o arbusto é desenterrado e removido. No clima russo, a planta vive apenas uma estação. Jardineiros avançados, para preservar a videira, enraízam alguns brotos de plantas adultas para o inverno e cultivam-nos em casa até a primavera do próximo ano.
Variedades populares
A diversidade varietal do kobei não é muito extensa. Como regra, os jardineiros cultivam uma ou duas variedades favoritas de trepadeiras tropicais. Na escolha de uma casta é necessário ter em consideração as condições naturais e climáticas da região onde se pretende cultivar a videira.
Roxo
Uma variedade comprovada para paisagismo de superfícies verticais. Atinge 4-5 metros de comprimento. A vantagem desta variedade são suas grandes flores em forma de sino, de rica cor roxa brilhante.
Branco
Uma variedade ideal para criar sebes, paisagismo de gazebos e varandas. Espetaculares flores brancas criam um visual delicado para áreas relaxantes. O cipó atinge a altura de 4 metros.
O sino do czar
Distingue-se pelo formato de sinos brancos com gola pequena. O diâmetro das flores é de 8 centímetros. Floresce até a primeira geada. O comprimento dos cílios é de 3 metros.
Amazonas
Espetaculares sinos roxos cobrem toda a videira durante o período de floração. Forma muitos brotos. O comprimento da videira é de 4 metros. Adequado para criar sebes.
Regras para pousar na varanda
Existem dois métodos usados para paisagismo de varandas:
- As vinhas são baixadas dos potes de acordo com o princípio “de cima para baixo”.
- Os suportes são puxados “de baixo para cima” do solo até as grades da varanda.
Neste caso, é necessário selecionar variedades em função da finalidade de cultivo e paisagismo.A rega regular das plantas é importante, é aconselhável usar recipientes fundos.
Uso em paisagismo
Kobeya é uma planta indispensável utilizada em projetos paisagísticos para paisagismo de superfícies verticais. O longo período de floração e o formato original das flores são as vantagens benéficas da videira tropical.
Cerca
Para criar sebes, os cílios kobei são formados em redes ou suportes de escadas. Um cipó tropical pode cobrir completamente uma cerca com folhagem densa e decorá-la com flores espetaculares.
Arcos
Você pode decorar a entrada de um jardim ou área de lazer criando arcos floridos de kobes. Suportes de arco prontos podem ser adquiridos em lojas especializadas. Basta plantar 2 arbustos de hera mexicana nos lados esquerdo e direito do arco. A seguir, a flor se agarrará aos suportes com gavinhas e logo cobrirá completamente o arco com folhagem densa.
Varandas
Você pode cultivar kobeya em varandas plantando arbustos em caixas profundas e abaixando os galhos. Neste caso, os suportes não são utilizados. A rega regular é importante. A planta reage de forma extremamente negativa ao solo seco e à seca.
Gazebos
O paisagismo de gazebos com matagais de kobes é uma técnica favorita dos paisagistas. A planta cobre completamente as superfícies verticais, floresce abundantemente e por muito tempo. O cipó tropical, embora exigente em termos de luz, pode crescer em sombra parcial.
Você pode decorar um gazebo em seu jardim com uma cortina viva de lindas flores usando kobei. O cipó tropical ficará ótimo no paisagismo de varandas e terraços. O aspecto da planta é inesquecível, o cipó cultivado vai complementar perfeitamente a área de lazer e criar uma sombra agradável no seu mirante preferido.