Ipomoea anual (perene) é usada para decorar chalés de verão. Plantar e cuidar desta planta não requer muita atenção. A ipomeia morre no inverno. É aconselhável cultivar esta bela planta com flores em mudas. Depois de semear as sementes em abril-março, já em pleno verão é possível admirar o exuberante tapete florido.
- Descrição
- Peculiaridades
- Tipos e variedades
- Roxo
- Em forma de hera
- Nilo
- Kvamoklit
- Vermelho
- Almirante
- Lâmina
- Estrelas cintilantes
- Abate
- Pinado
- Céu azul
- Flor da Lua
- Cairo
- Tricolor
- Estrela Azul
- Variegata
- Crescente
- Para mudas
- Quando plantar
- Preparação de sementes
- Seleção de solo
- Como plantar
- Regras para plantio de mudas em terreno aberto
- Estacas
- Como cuidar
- Rega
- Capina e afrouxamento
- Cobertura
- Aparar
- Controle de pragas
- Ácaro aranha
- Pulgão
- Características de cuidado no inverno
- Propagação por estacas
- Doenças e tratamento
- Fúngico
- Inchaço branco
- Coleta e armazenamento de sementes
- Combinação com outras plantas
- Uso em paisagismo
- Respostas sobre perguntas
Descrição
Ipomoea perene (do latim ipomoea) é uma trepadeira trepadeira da família Convolvulaceae. Originário da América do Sul e da África. Cresce em florestas tropicais e subtropicais. Algumas variedades de ipomeias são arbustos ou pequenas árvores. Existem mais de 450 espécies.
A trepadeira é muito popular entre os jardineiros. Afinal, suas vinhas de rápido crescimento, repletas de flores brilhantes e perfumadas, criam a tão esperada sombra no verão. Utilizada para decorar paisagens, como planta suspensa, cultivada em vasos suspensos. Comumente chamada de trepadeira.
O nome traduzido do grego significa “semelhante a um verme”. É verdade que não estamos falando dos caules, mas das características estruturais do sistema radicular. A ipomeia pode ser anual ou perene. O caule trepador desta planta às vezes atinge 3-8 metros de comprimento. As folhas são esverdeadas, em forma de coração, com ponta pontiaguda ou perfurada, fortemente dissecadas.
A flor tem formato de funil. A corola consiste em pétalas fundidas. Seu diâmetro chega a 5 a 20 centímetros. Os botões abrem pela manhã em dias ensolarados. Em dias nublados e à noite eles se enrolam. As flores podem ser simples ou duplas. As pétalas das flores podem ser brancas, rosadas, vermelhas, roxas, amareladas, azuis. Cor - lisa ou matizada.
As flores aparecem em junho-julho. São polinizadas por insetos ou pelo vento, após o que aparecem sementes pretas em caixas fechadas.A ipomeia pode florescer antes do início do tempo frio. Esta não é uma cultura resistente à geada, não tolera o frio e morre rapidamente no inverno.
Peculiaridades
Em muitas regiões da Rússia com invernos rigorosos e com neve, apenas ipomeias anuais são cultivadas. Esta trepadeira floresce bem e abundantemente de julho até as primeiras geadas de outono. As flores da ipomeia florescem rapidamente pela manhã e murcham à noite. É verdade que a floração exuberante a longo prazo é alcançada devido às flores constantemente renovadas. A floração é remanescente e contínua.
Esta é uma cultura completamente despretensiosa, mas venenosa. Propagado por sementes. A ipomeia é semeada em solo aberto apenas em maio. Para mudas - no final de abril. Desde o momento da semeadura até o aparecimento das flores, demora cerca de 2 a 3 meses. Se a trepadeira não florescer por muito tempo, significa que não está sendo cuidada corretamente. Nesse caso, é necessário reduzir a quantidade de fertilização.
A ipomeia é muito sensível à luz solar direta. Prefere iluminação difusa. Nas latitudes setentrionais só pode ser cultivada em estufas.
Tipos e variedades
Cerca de 25 espécies de ipomeias são cultivadas na jardinagem. Normalmente as seguintes variedades são plantadas em chalés de verão: Roxo, Tricolor, Batata Doce, Nilo, Kvamoklit. Ipomoea Cairo, Moonflower e Palmate são muito raramente criados.
Roxo
Escalada anual. O nome em latim é Ipomoea purpurea. Popular entre os residentes de verão. Crescendo rapidamente. Possui muitas flores pequenas e folhagem verde exuberante. O caule pode atingir três metros de comprimento. Uma inflorescência pode ter até cinco flores. As flores têm formato de funil, compostas por cinco pétalas fundidas, de até 4,9 centímetros de diâmetro. Eles têm cores diferentes: azul, rosa, roxo, vermelho. Variedades populares: Gypsy, Blue Venice, Beauty of Moscow, Crimson Rambler.
Em forma de hera
Cultura anual com caule fino, longo e encaracolado que atinge 2,5-3 metros. As folhas são simples, divididas em 3-5 lóbulos, semelhantes às folhas de hera. As flores têm forma de funil, crescem em hastes, uma de cada vez, ou são coletadas em inflorescências compostas por 2 a 3 flores. O diâmetro da flor é de 4,95 centímetros. A cor das pétalas varia do azul ao roxo. A variedade mais famosa é Roman Candy.
Nilo
Liana anual e fortemente ramificada. Pode atingir um comprimento de 2,5 a 3 metros. As flores desta planta são grandes e podem atingir 9,5 centímetros de diâmetro. Pintado em rosa, azul, avermelhado, roxo. Variedades populares: Pikoti, Serenata híbrida.
Kvamoklit
Este é um ano muito bonito. Também é chamada de cipreste. Os caules que envolvem qualquer suporte podem crescer até 3-5 metros. As folhas são verdes, rendadas, lembrando um leque. As flores parecem estrelas. Eles podem ser brancos, rosados, avermelhados. A ipomeia floresce de meados do verão a outubro.
Vermelho
Cultura de rápido crescimento. Durante a floração, assemelha-se a uma árvore de Natal decorada com flores vermelhas brilhantes. O caule atinge 3-5 metros de comprimento. Possui folhas rendadas e penugentas, semelhantes a uma samambaia. As flores parecem estrelas vermelhas, cada uma com 2 a 4 centímetros de diâmetro.
Almirante
Uma trepadeira com flores avermelhadas em forma de estrela sobre um fundo verde de densa folhagem perfurada. Floresce do final de julho até o final do outono.
Lâmina
Escalada anual. O caule cresce até 2,5-3 metros de comprimento. As folhas são perfuradas. As inflorescências são pontiagudas, com 19 a 25 centímetros de comprimento, compostas por 8 a 12 flores, semelhantes a gotas avermelhadas, amarelas e brancas.
Estrelas cintilantes
Trepadeira cipreste anual. O caule pode crescer até 2,5-3 metros. As folhas são penugentas e rendadas. As flores parecem estrelas multicoloridas (escarlate, branco, rosa).
Abate
Liana que cresce até 2-3 metros de comprimento. Possui folhas dissecadas de formato exótico, semelhantes às folhas de palmeira. As flores são pequenas, vermelhas, com 2,5 centímetros de diâmetro. Eles florescem de manhã cedo.
Pinado
Uma videira de rápido crescimento semelhante ao cipreste. As folhas são dissecadas, como as de uma samambaia. As flores são escarlates e lembram estrelas.
Céu azul
Planta anual pertencente à espécie Tricolor. Possui flores grandes (até 9,5 centímetros de diâmetro) azul-celeste. A trepadeira pode atingir 4,2-5 metros de altura. A planta é densamente coberta por folhas esverdeadas em forma de coração. As flores são dispostas em pares ou 3 peças. Eles abrem ao nascer do sol e fecham à tarde.
Flor da Lua
O caule cresce até 2,5-3 metros de comprimento. As folhas têm formato de coração. Flores brancas perfumadas atingem 9,5 centímetros de diâmetro. A floração é exclusivamente noturna. Com os primeiros raios de sol, as flores brancas como a neve se fecham. É verdade que em tempo nublado as flores podem abrir à tarde, ao anoitecer.
Cairo
O caule cresce até 4-5 metros de comprimento. Possui folhas esculpidas. As flores são lilases suaves, com centro escuro. O diâmetro das flores é de 9,2 centímetros. A floração é abundante. A ipomeia parece um tapete verde com delicadas flores roxas.
Tricolor
Anual. Os caules crescem até 3-5 metros de comprimento. As folhas são esverdeadas, em formato de coração. As flores atingem 8 a 10 centímetros de diâmetro. As flores apresentam uma mistura de cores - rosa-azulado, com centros brancos. Variedades: Via Láctea, Azul Celestial, Royal Ensign.
Estrela Azul
Planta trepadeira anual. Possui caules fortes, com 2,5-3 metros de altura. As flores são em forma de funil, azuis, com listras azuis no interior. Abrem de manhã e fecham à noite e em dias nublados.
Variegata
Uma trepadeira com folhas variegadas e flores lilases ou lilás-brancas. As folhas são trilobadas, branco-esverdeadas. O caule atinge 1,5-2,5 metros de comprimento.
Crescente
A ipomeia é uma planta que adora o calor e tem um longo período de crescimento. É plantado por meio de mudas pré-germinadas ou semeando sementes diretamente em um canteiro aberto. Algumas variedades podem ser propagadas a partir de estacas. A escolha do plantio depende do tipo de ipomeia e das características climáticas da região.
Para mudas
Anuários de flores pequenas de crescimento rápido (roxo) podem ser semeados diretamente no solo. Eles terão tempo de florescer em meados do verão. Espécies de flores grandes (Nilo) - caracterizadas por crescimento lento. Elas florescem mais tarde, por isso é melhor semear previamente essas variedades para as mudas. A semeadura direta de plantas em terreno aberto é praticada apenas em zonas de clima quente. Em condições de clima continental temperado, é aconselhável cultivar ipomeia em mudas.
Quando plantar
No final de abril, são semeadas sementes de ipomeia para as mudas. Esta cultura tem um sistema radicular que não gosta de transplante. É aconselhável semear as sementes em taças de turfa separadas.
Preparação de sementes
Antes da semeadura, é aconselhável deixar as sementes de ipomeia de molho por 23 horas em água morna. Se a casca da semente não estiver enrugada, ela é levemente perfurada com uma agulha (escarificada). Em seguida, as sementes são novamente embebidas em água morna.
Seleção de solo
Para o plantio, use uma mistura de solo fertilizado comprada (para culturas suculentas) ou prepare você mesmo o solo. Misture solo de folhas de jardim com turfa e areia, adicione um pouco de superfosfato, nitrato de amônio, sulfato de potássio e cinza de madeira (5 gramas por 1 litro de líquido de irrigação).
Como plantar
Coloque 2-3 sementes em cada pastilha de turfa a uma profundidade de 1-2 centímetros.Coloque para germinação em local aquecido (18 graus Celsius), cubra com filme por cima. As mudas aparecem em 8 a 14 dias. Durante o desenvolvimento, as mudas precisam ser cuidadas regularmente: irrigar o terreno, organizar luz do dia de dez horas. Quando as mudas atingem 16 centímetros, elas precisam ser amarradas a um suporte (estaca) para que estiquem para cima.
Regras para plantio de mudas em terreno aberto
As mudas jovens cultivadas são plantadas em local permanente até o final de maio. A essa altura, o solo deve aquecer até 10 graus Celsius, e o clima lá fora deve estar quente, quinze graus. Para ipomeia, escolha um local bem iluminado e sem vento. A planta é transplantada pelo método de transbordo. A ipomeia com um pedaço de terra ou em uma pastilha de turfa é enterrada em um buraco especialmente cavado. O terreno para plantio é pré-adubado com matéria orgânica e superfosfato.
Estacas
A ipomeia é propagada por estacas. Para fazer isso, corte brotos de 16 a 22 centímetros de comprimento. Cada um deve ter 2 botões fechados. O corte inferior é feito em um ângulo de 45 graus. Os caules sem folhas são colocados em água e aguardam o aparecimento das raízes. Com o aparecimento das raízes, as mudas são transplantadas para solo fertilizado, levemente ácido e solto.
Como cuidar
As mudas transplantadas são amarradas a um suporte ou treliça e guiadas. A ipomeia deve crescer em uma determinada direção: para cima ou em torno de um arco. Na hora do crescimento é constantemente cuidado: regado, fertilizado. Quando a ipomeia atingir a altura desejada, retire o topo do broto principal. Após este procedimento, os rebentos laterais crescem mais ativamente.
Rega
Imediatamente após o plantio, a ipomeia é regada abundantemente. É preciso garantir que o solo não seque e a planta não sofra com falta de umidade.Em clima quente, a ipomeia é regada 2 a 3 vezes por semana. 5 a 10 litros de água são despejados sob o arbusto. É importante garantir que o solo não fique encharcado ou encharcado, caso contrário a ipomeia começará a apodrecer.
Capina e afrouxamento
O solo ao redor da ipomeia precisa ser afrouxado regularmente. Remova a crosta do solo. Deixe as raízes respirarem. É aconselhável retirar as ervas daninhas para que não retirem os nutrientes.
Cobertura
Uma vez a cada 15-20 dias, a ipomeia é alimentada. Para alimentação, use fertilizantes complexos (por exemplo, para cactos ou flores decorativas de interior). Durante o crescimento, a planta deve receber quantidades suficientes de nitrogênio, potássio e fósforo. Três vezes por temporada, 20-35 gramas de fertilizante complexo diluído em água (5 litros) são adicionados ao solo.
Aparar
Durante o processo de desenvolvimento, os brotos de ipomeia precisam ser modelados, guiados, cortar galhos excedentes ou quebrados e apertar o topo a tempo. Antes do inverno, os caules das plantas anuais que gostam de calor são completamente cortados.
Controle de pragas
A ipomeia está sujeita a ataques de insetos. Os principais inimigos desta planta são pulgões e ácaros. Se a ipomeia não for protegida desses insetos, ela pode morrer.
Ácaro aranha
São pequenos insetos vermelhos que se instalam na parte de trás da folha. Eles tecem redes na planta. Alimentam-se do suco das folhas. Pode causar murchamento e crescimento lento da ipomeia. Contra eles são usados inseticidas (Aktofit, Fitoverm) e pulverização com água fria ou infusão de alho.
Pulgão
Um inseto minúsculo, de corpo mole e verde claro. Ele se instala nas folhas das colônias e se alimenta da seiva das plantas. Pode causar amarelecimento e murchamento da folhagem. Os pulgões podem ser evitados pulverizando-se com sabão, solução de alho ou inseticidas (Iskra, Aktara, Biotlin).
Características de cuidado no inverno
Antes do inverno, os caules da ipomeia anual são completamente cortados, o solo é desenterrado e as raízes são removidas do solo. No ano seguinte, são semeadas as sementes, das quais crescem novas plantas anuais.
Propagação por estacas
A ipomeia pode ser propagada a partir de mudas. Para fazer isso, corte os galhos superiores e coloque-os na água. Cada um deve ter vários botões fechados. As folhas inferiores são removidas. Os galhos são cortados em um ângulo de 45 graus. Quando as raízes aparecem (geralmente 5-6 dias), as plantas são transplantadas para o solo.
Doenças e tratamento
Em tempo frio e chuvoso, a ipomeia pode adoecer. As folhas da planta podem ficar amarelas ou secar. A doença pode ser desencadeada por regas raras ou frequentes ou pela falta de nutrientes no solo. A Ipomoea não adoece se você cuidar bem dela e, para fins preventivos, adicionar ao solo uma quantidade suficiente de suplementos minerais.
Fúngico
A ipomeia pode ser afetada por antracnose, ferrugem branca e várias podridões. A infecção vem do solo. A ipomeia não adoece se for tratada com fungicida (Fitosporina, Topázio) e uma quantidade suficiente de suplementos minerais for adicionada ao solo.
Inchaço branco
Esta é uma doença não infecciosa que afeta mais frequentemente as culturas em estufas. Desenvolve-se com regas frequentes e baixas temperaturas. Saliências e bolhas esverdeadas ou marrom-amareladas aparecem nas folhas. Logo as folhas ficam amarelas e voam. A ipomeia não fará mal se você organizar cuidados e rega adequados. Para aumentar a resistência a doenças, a cultura é regularmente (2-3 vezes por temporada) fertilizada com fósforo e potássio.
Coleta e armazenamento de sementes
As sementes de ipomeia são coletadas no outono (outubro). Depois que a flor murcha, aparece uma caixa com sementes. Ao longo de várias (quatro) semanas ele amadurece.A caixa é cortada quando fica marrom e abre ligeiramente. As sementes são despejadas e secas. As sementes são armazenadas em saco de papel por 3-4 anos.
Combinação com outras plantas
A ipomeia é usada para jardinagem vertical. Combina bem com capuchinha, rosa trepadeira e clematite. Deve haver uma distância de 1 metro da planta vizinha.
Uso em paisagismo
Com a ajuda da ipomeia você pode decorar a área próxima à casa, varanda, mirante. As vinhas flexíveis desta cultura podem assumir qualquer formato. Eles trançam perfeitamente um arco ou cerca. Com a ajuda de um tapete verde exuberante e flores brilhantes, você pode encobrir lugares feios na fachada dos edifícios. A ipomeia fica espetacular em vasos pendurados.
Respostas sobre perguntas
Pergunta: é possível guardar até a primavera os caules com raízes desenterradas no outono?
Resposta: raízes e brotos escavados no solo não podem ser preservados até o próximo verão. Eles vão apodrecer. É aconselhável semear as mudas todos os anos na primavera e cultivar novas plantas.