A questão de como alimentar a clematite no outono é bastante complexa. Ao escolher um esquema de alimentação, muitos fatores precisam ser levados em consideração. A estrutura e a acidez do solo, a idade da planta e a sua variedade desempenham um papel importante. Para uma floração abundante e duradoura, é necessária a fertilização. O melhor efeito é alcançado com o uso combinado de fertilizantes minerais e orgânicos.
- Como determinar que falta fertilizante na clematite?
- Quando começar a fertilizar clematite
- Alimentação de primavera
- Alimentação de verão
- Fertilizando no outono
- Tipos de fertilizantes para clematite
- Mineral
- Azoto
- Fósforo
- Potassa
- Orgânico
- Estrume
- Excrementos de pássaros
- Remédios populares
- Levedura
- Amônia
- Leite de limão
- Regras para aplicação de fertilizantes
- Esquema de alimentação
- Fertilizantes foliares
- Sinais de excesso de fertilizante
- Erros comuns que os jardineiros cometem
Como determinar que falta fertilizante na clematite?
O aparecimento de uma planta ornamental indica a qualidade do cuidado e a fertilidade do solo. Para o rápido crescimento da massa verde, formação de botões e floração, necessita de micro e macroelementos. Você pode entender qual elemento nutricional está faltando observando os sinais externos.
Sintomas de deficiência de potássio:
- as bordas das folhas velhas ficam marrons;
- pedicelos e pedúnculos tornam-se marrom-escuros;
- os botões primeiro caem e depois morrem;
- a cor das flores desaparece.
Mais frequentemente, variedades de clematis com flores abundantes (Ville le Lyon) sofrem de deficiência de potássio.
Sua deficiência prejudica a síntese de substâncias orgânicas no nível celular e leva ao fornecimento insuficiente de umidade aos tecidos.
A planta usa cálcio para neutralizar ácidos e construir células. Brotos deformados com pontas amolecidas são sinal de deficiência de cálcio. Os sinais aparecem claramente durante o período de intenso crescimento da massa vegetativa.
Clorose - folhas amarelas, padrão em mosaico, manchas necróticas nas lâminas das folhas indicam deficiência de magnésio. Sua deficiência afeta a floração. A cor das flores desbota e elas ficam menores. A deficiência de magnésio é encontrada em jardins com solo arenoso e franco-arenoso. Os sintomas geralmente aparecem no final da floração ou após ela.
Se as folhas novas ficarem amarelas, significa que falta enxofre na planta. A clorose também é observada com deficiência de ferro. Na primavera, a planta sofre de clorose temporária. A razão é o solo frio e, portanto, o fraco funcionamento das raízes. A clorose crônica é observada em plantas perenes que crescem em solos alcalinos.
Após a calagem do solo, pode ocorrer deficiência de zinco. Na clematite, manifesta-se pela redução dos entrenós (comprimento) e cessação do crescimento.Após a adição de matéria orgânica (húmus, esterco fresco), podem aparecer sinais de deficiência de cobre. Os processos redox da planta deterioram-se.
Quando começar a fertilizar clematite
A fertilização programada da clematite é realizada na primavera, verão e outono; a fertilização não programada é realizada quando aparecem sintomas de deficiência de nutrientes. Graças à aplicação regular de fertilizantes, consegue-se uma floração abundante e duradoura da clematite varietal. O uso sistêmico de fertilizantes aumenta a imunidade das plantas perenes.
Alimentação de primavera
Na primavera, 1-2 mamadas, realizadas em intervalos de 2 semanas, são suficientes. No início do período vegetativo, quando o solo aquece, alimente as raízes com uma infusão de verbasco ou excrementos de pássaros. Você não pode adicionar mais do que 1 colher de sopa de uréia. eu. para um balde de 10 litros.
Aplique a segunda alimentação ao longo das folhas após o crescimento dos brotos. Solução para alimentação foliar de clematis na primavera:
- água 1 litro;
- uréia 3g.
Alimentação de verão
Em junho, as flores são alimentadas com fertilizantes contendo fósforo e potássio. Se houver sinais de deficiência de potássio, é usado sulfato de potássio. Durante ou após a floração, os arbustos são pulverizados com sulfato de magnésio. Clematis que crescem em solo arenoso e franco-arenoso precisam dessa alimentação. Em agosto, é melhor usar o fertilizante complexo Fertika Autumn.
Fertilizando no outono
Em setembro, todos os fertilizantes são aplicados na forma seca. Durante o inverno, os microrganismos do solo irão processá-los em uma forma mais acessível às plantas. A alimentação no outono não deve estimular o crescimento dos brotos. Adicione ao solo:
- farinha de ossos, serve como fornecedor de fósforo e cálcio;
- cinza, contém potássio e fósforo, que a clematite utilizará para a formação de raízes e de botões.
Tipos de fertilizantes para clematite
Os produtores de flores usam fertilizantes orgânicos e minerais em sua prática. Alimentação alternada, melhora a absorção de nutrientes pela clematite.
Mineral
É mais fácil usar fertilizantes minerais complexos contendo nitrogênio, fósforo e potássio. Muitos jardineiros usam Fertika. Adequado para culturas de flores:
- "Fertika Universal 2 Primavera-Verão";
- "Fertika Outono".
O conteúdo de N (nitrogênio), P (fósforo), K (potássio) é apresentado em proporções ideais. Eles atendem às necessidades das plantas ornamentais em diferentes fases do ciclo vegetativo.
Azoto
Na floricultura, o nitrogênio do solo é reabastecido com fertilizantes contendo nitrogênio. Eles são introduzidos no solo de 2 maneiras:
- seco (grânulos);
- líquido (solução fertilizante).
A solução é preparada exatamente de acordo com as instruções. Os grânulos são espalhados pela superfície do solo e regados abundantemente. Para alimentar a clematite com nitrogênio você pode usar:
- ureia;
- nitrato de amônio;
- amofos.
Fósforo
Na maioria das vezes, os jardineiros usam superfosfato. Contém cerca de 20% de ácidos fosfóricos. O fertilizante é produzido na forma de grânulos solúveis em água. Eles podem ser usados secos ou preparados como solução aquosa. Adicionar a solos acidificados:
- rocha fosfática (P = 25%);
- farinha de ossos (P = 35%).
Potassa
Os fertilizantes à base de potássio podem conter cloro (cloreto de potássio). Clematis reage mal a compostos de cloreto. Na primavera, recomenda-se alimentar as flores com nitrato de potássio e, após a floração, adicionar sulfato de potássio.
Orgânico
O uso de fertilizantes orgânicos não prejudica a microflora do solo. São utilizados por quase todos os jardineiros devido à sua disponibilidade e baixo custo.
Estrume
O estrume (verbasco) contém todos os nutrientes essenciais para as plantas.A maior parte é composta por fósforo e nitrogênio, há também o potássio, de que a clematite necessita para uma floração abundante. O estrume é necessário como fertilizante orgânico na primavera.
A partir dele é preparada uma infusão:
- leve um balde com capacidade para 10 litros;
- encha-o com 5 partes de água e 1 parte de verbasco fresco;
- cubra com uma tampa, deixe por 7 dias, mexa todos os dias.
Depois de uma semana, filtre o líquido e coloque água no balde. Deveria ser 10 litros. Este é um concentrado. Para alimentar a clematite, a infusão de verbasco é diluída em água 1 a 10. 8-10 litros são despejados sob 1 arbusto.
Excrementos de pássaros
Normalmente é usado esterco de galinha seco. A porcentagem de minerais nele é maior do que no verbasco. O uso da infusão de frango aumenta significativamente a fertilidade do solo. Adicione 15 partes de água para 1 parte de cama e deixe por pelo menos uma semana. O fertilizante contém muito nitrogênio, por isso é usado apenas na primavera e no início do verão.
Remédios populares
As receitas tradicionais não perdem relevância entre os jardineiros. Apesar da simplicidade e do baixo custo, trazem benefícios reais às plantas ornamentais.
Levedura
Levedura contém proteínas, minerais e aminoácidos. A alimentação com fermento de raiz estimula a proliferação de bactérias benéficas do solo. Na clematite, estimula o crescimento das raízes e fortalece o sistema imunológico.
As clematis são alimentadas com fermento na primavera, mas somente depois que o solo aquece até 12-15 °C. Receita de fertilizante para barril de 70 litros:
- 1 balde de ervas picadas;
- 0,5 kg de pão seco;
- 500g de fermento fresco;
- água.
Deixe por 2 dias. Para alimentar a clematite, a infusão é diluída em água 1:5.
Amônia
Na amônia, o nitrogênio está em uma forma acessível à flor. É adicionado à água e é realizada a alimentação das raízes. Para 10 litros de água basta 1 colher de sopa. eu.amônia. A dosagem não deve ser excedida. Quando há overdose de nitrogênio na clematite, a massa verde cresce em detrimento da floração. As plantas superalimentadas têm maior probabilidade de sofrer de doenças fúngicas.
Leite de limão
Este tipo de fertilizante é utilizado por todos os jardineiros. Desoxida o solo. Prepare leite de limão com 10 litros de água morna, 150 g de giz, 100 g de cinza. Todos os ingredientes são bem misturados até obter uma consistência homogênea. Aplicar o produto durante maio ou junho.
Regras para aplicação de fertilizantes
Durante o plantio, são adicionados fertilizantes ao solo, que a planta utiliza no primeiro ano de vida. A alimentação de raízes está incluída no regime de cuidados para plantas com 2 anos ou mais. Eles precisam ser alimentados pelo menos 5 vezes durante a temporada. Só neste caso haverá floração abundante.
Esquema de alimentação
Na primavera, no início do período vegetativo, a clematite precisa de nitrogênio. Em maio são alimentados com infusão de verbasco, acrescentando 1 colher de sopa. eu. uréia. As plantas precisam de potássio antes e durante a floração. Em junho, antes da formação dos botões, são alimentados 2 vezes:
- sob a raiz com fertilizante líquido de 10 litros de água, 1 colher de sopa. eu. sulfato de potássio, 10 g de Agrícola;
- na folha usando o produto “Bud”.
Quando termina a floração em massa, as clematites são fertilizadas com fertilizantes minerais complexos:
- "Agrícola";
- "Kemira";
- "Fertika Verão".
A alimentação é realizada a cada 2 semanas. Em agosto, as plantas começam a se preparar para o inverno. Alimente com fertilizantes de fósforo e potássio. O nitrogênio não é necessário neste momento.
Fertilizantes foliares
A pulverização da clematite com fertilizantes líquidos é realizada quando aparecem sintomas de deficiência de nutrientes. Os fertilizantes foliares são absorvidos pelas flores mais rapidamente do que os fertilizantes para raízes. O efeito do uso de fertilizantes líquidos ocorre após 5 horas.
Clematis responde bem à alimentação com as seguintes preparações:
- "Aquarina";
- “Solução” (para plantas com flores);
- "Mestre".
Sinais de excesso de fertilizante
Na ausência de um plano de fertilização exato e no uso caótico de todos os tipos de fertilizantes, as clematites apresentam sintomas de excesso de um ou outro nutriente. Com uma overdose de potássio, as folhas velhas ficam amarelas, os entrenós encurtam, formam-se menos botões e a cor das flores muda para pior. O crescimento da clematite diminui.
O excesso de cálcio causa envelhecimento precoce da clematite. As folhas caem, a floração é esparsa. Com excesso de cálcio, ferro, potássio, magnésio, boro e manganês são menos absorvidos. A planta apresenta sinais de sua deficiência.
Raízes danificadas, seu crescimento lento e a formação de um lóbulo radicular são sintomas de excesso de magnésio. Devido a problemas nas raízes, a clematite recebe menos nutrientes, o que retarda o crescimento dos brotos. O excesso de magnésio prejudica a absorção de ferro, potássio e cálcio.
Os sintomas de excesso de ferro aparecem na clematite que cresce em solo ácido:
- as folhas adquirem coloração azul escura ou azul esverdeada;
- o crescimento dos rebentos diminui;
- algumas folhas morrem.
Erros comuns que os jardineiros cometem
Ao cultivar clematis de flores grandes, os jardineiros muitas vezes cometem o erro de alcalinizar o solo. Cubra com cinza ou areia. Leite de cal é usado como fertilizante.
Formas híbridas de viticela, integrifolia e variedades de flores grandes adoram solo ácido, preferem variedades alcalinas:
- oriental;
- tangutica;
- alpina;
- Montana.
O plantio de mudas na primavera em solo frio tem um efeito negativo no desenvolvimento do sistema radicular. A planta sofre menos estresse se a temperatura do solo a uma profundidade de 20 cm for de 18-20 °C.Um problema comum para os jardineiros iniciantes é que a clematite para de crescer em junho, sua altura não ultrapassa 20-30 cm, o motivo é o mau cuidado. O problema é resolvido aumentando a irrigação e 2-3 fertilizações com nitrogênio.
Nos verões quentes, devido às regas pouco frequentes, os arbustos perdem as propriedades decorativas e a copa seca. É necessário regar regularmente a planta. Folhas enroladas podem sinalizar uma infestação de pulgões. Pulverizar com infusão de tabaco ajuda. Eles são realizados a cada 3 dias.
Ao cuidar da clematite, você precisa se lembrar de regras simples. Na primavera eles precisam de nitrogênio e no verão de potássio e fósforo. Remédios populares, fertilizantes minerais e orgânicos ajudam a alcançar a floração a longo prazo.