A calêndula é amplamente utilizada por humanos. Muitos medicamentos e medicamentos tradicionais são feitos a partir dele e usados em cosmetologia e culinária. Além disso, esta flor brilhante é frequentemente usada na decoração de canteiros de flores, gramados, bordaduras e varandas. Existem cerca de 20 variedades de calêndula, mas apenas 2 tipos são utilizados na floricultura.
- Descrição da planta
- Vantagens e desvantagens
- Variedade de calêndula
- Campo
- Medicinal
- Rádio
- Yuvel
- Bombom
- Príncipe Indiano
- Características do cultivo
- Datas de desembarque
- Preparação de material de plantio
- Seleção e preparação de um site
- Processo de plantio
- Sutilezas do cuidado com flores
- Rega
- Fertilizante e alimentação
- O solo
- Inverno
- Aparar
- Pragas e doenças
- Propagação de calêndula
- Aplicação em paisagismo
Descrição da planta
Calêndula ou calêndula é uma planta perene com flores amarelas ou laranja que possui um aroma balsâmico característico. Em latim, seu nome soa como Calêndula, que significa “calendário pequeno” ou “relógio pequeno”. Isso não é por acaso, pois as flores da planta sempre fecham e florescem no mesmo horário do dia.
A floração dos malmequeres ocorre de junho a meados do outono. Na maioria das vezes, eles são encontrados em hortas e fazendas de jardinagem, e raramente são vistos como ervas daninhas.
Vantagens e desvantagens
Calêndula tem muitos benefícios. Entre eles estão os mais importantes:
- sementes disponíveis;
- cultivo fácil;
- despretensão às condições;
- amplamente utilizado em diversas indústrias;
- um grande número de variedades.
É difícil encontrar desvantagens nesta planta, pois praticamente não existem. Mesmo assim, as desvantagens incluem o fato de a calêndula ser contra-indicada para mulheres grávidas.
Variedade de calêndula
Existem algumas variedades de calêndula, embora inicialmente houvesse apenas 2 delas - campo e medicinal, e os demais tipos foram criados por criadores. Todas as variedades de calêndula são divididas em variedades de baixo crescimento, médio e alto.
Campo
A pátria dos malmequeres é o sul da Europa. As inflorescências desta espécie são pequenas. Eles têm uma tonalidade amarelo ocre. Eles crescem de 10 a 30 centímetros.
Medicinal
A calêndula medicinal é a mais comum. É uma planta anual que, assim como a calêndula do campo, é a ancestral de outras variedades.
Rádio
Variedade de flores grandes, cuja inflorescência tem 8-12 cm de diâmetro. O caule atinge 50 cm de altura.As inflorescências são de cor laranja brilhante e com aroma agradável. A floração ocorre de agosto a setembro.
Yuvel
Arbusto ramificado com folhagem verde clara, com 40-50 cm de altura, flores de 5 a 8 cm de diâmetro, semi-duplas, laranja.
Bombom
Esta variedade é ligeiramente mais baixa que a anterior, com cerca de 30 cm de altura. Possui flores em forma de gorro grosso com 8 cm de diâmetro e a cor pode ser amarela ou laranja.
Príncipe Indiano
A variedade Indian Prince tem caule alto, de até 75 cm, e flores de 9 cm de diâmetro. As flores da variedade são laranja-bronze. Eles têm um centro escuro com pinceladas bordô ao longo das bordas das pétalas. Freqüentemente, essas flores são usadas para decorar canteiros e canteiros de flores.
Características do cultivo
Cultivar malmequeres não é difícil. Reproduzem-se por sementes, que podem ser adquiridas ou colhidas de outros representantes desta cultura.
Datas de desembarque
A melhor época para plantar malmequeres é no início da primavera ou antes do inverno. Os jardineiros de cada região decidem independentemente quando exatamente é melhor fazer isso.
O plantio na primavera deve ocorrer quando a neve derreter completamente e o solo descongelar pelo menos 10 cm, e no outono a calêndula é semeada entre as geadas e o congelamento do solo.
Preparação de material de plantio
No final de março, as sementes de calêndula sem qualquer tratamento devem ser plantadas em taças de turfa separadas. De cima tudo é coberto com 2 cm de terra e borrifado com água morna. Então eles são cobertos com filme. Mantenha as xícaras em um local escuro onde a temperatura do ar seja de 18 a 20 graus.
Depois de uma semana aparecerão os primeiros brotos, retire o filme e leve os copos para um local onde a temperatura seja no máximo +15. As mudas devem estar sob luz difusa e espalhadas conforme necessário.Quando as plantas têm 2 folhas, elas podem ser colhidas. E plante-as no solo quando já tiverem 5-6 folhas. 2 dias antes do plantio, as plantas são endurecidas, deixando-as ao ar livre o dia todo.
Também é possível semear diretamente em solo aberto, pois a calêndula é uma planta resistente à geada. Ao mesmo tempo, o cultivo através de mudas acelera significativamente o aparecimento das primeiras flores.
Seleção e preparação de um site
O local ideal para flores de calêndula é um local aberto e ensolarado, com solo úmido e solto. Em 10-15 dias, o local é desenterrado, acrescenta-se húmus e fertilizantes minerais, que podem ser cloreto de potássio, uréia ou superfosfato.
Processo de plantio
Para semear deve-se nivelar o solo com ancinho e fazer sulcos de 2 cm de profundidade, mantendo uma distância de 30-40 cm entre as fileiras, semear as sementes e preencher os sulcos com terra.
Ao plantar mudas de espécies ornamentais, mantenha uma distância entre as plantas de 25 a 30 cm, e o espaçamento entre linhas deve ser de no mínimo 60 cm. Ao plantar variedades medicinais, mantenha uma distância entre as mudas de 7 a 10 cm e 30 a 40 cm entre linhas. .
Sutilezas do cuidado com flores
Cuidar das unhas não requer nenhum processo especial. Basta realizar cuidados padrão, como capina, afrouxamento, rega e fertilização.
Rega
A calêndula adora água, por isso deve ser irrigada regularmente. Após o plantio das mudas em campo aberto, a rega é realizada de 3 a 4 vezes por semana. Enquanto uma planta já madura precisa de umidade adicional apenas durante períodos de seca. Se não chove há muito tempo, regue os malmequeres 2 vezes por semana.
Fertilizante e alimentação
A alimentação é realizada pelo menos uma vez por mês. Para tanto, utiliza-se amophoska ou nitrophoska.
Importante! As instruções de uso nas embalagens de fertilizantes devem ser seguidas; se for usada mais do que a quantidade especificada, podem ocorrer doenças.
Os fertilizantes são aplicados durante o plantio na forma de húmus. Se o solo for pobre em nutrientes, uma mistura de fósforo e potássio é adicionada ao húmus.
O solo
Os malmequeres crescem e se desenvolvem melhor em solos soltos e moderadamente úmidos. Para verificar se o solo está solto o suficiente, é preciso pegar o caroço nas mãos e jogá-lo fora. Se o solo se desintegrar, está bastante solto.
Inverno
A calêndula não é uma planta perene, então depois que as flores terminam de desabrochar, os arbustos são desenterrados e retirados do local.
Aparar
As flores de calêndula são podadas para que apareçam mais novas inflorescências. Isso deve ser feito regularmente quando começarem a desaparecer. Se for uma calêndula medicinal, as flores são cortadas quando totalmente abertas.
Os pedúnculos também são podados, mas isso acontece mais tarde, no final do verão e início do outono.
Pragas e doenças
As doenças mais comuns das plantas são a mancha preta e o oídio. Com manchas pretas aparecem manchas pretas e marrons nas folhas e, com o oídio, forma-se uma camada branca.
Para evitar doenças, você precisa:
- desbastar as plantações em tempo hábil;
- remova ervas daninhas;
- fertilizar adequadamente as plantas;
- desenterrar o local no outono;
- Retire do local as plantas já afetadas, de preferência com raízes.
Das pragas, apenas os pulgões podem viver da calêndula. Mas às vezes isso também é uma vantagem, porque se houver calêndula no local, todos os pulgões existentes se acumularão nela e será fácil destruí-la com a ajuda de um destes medicamentos: “Actellik”, “Akarin ”, “Antitlin”, “Biotlin” ou “ Karbofos."
Propagação de calêndula
A planta se reproduz por meio de sementes. São bastante grandes e têm formato semelhante à letra “C”. As sementes são colhidas quando as inflorescências começam a murchar. Para evitar a auto-semeadura, que muitas vezes acontece se as sementes não forem colhidas a tempo, é colocado um saco de gaze sobre a flor que ainda não murchou. Suas bordas estão amarradas ao caule da planta.
Após a coleta, são secos em local ventilado e escuro e joeirados. Armazenar em sacos de pano até a semeadura.
Aplicação em paisagismo
No projeto paisagístico, as flores de calêndula harmonizam-se bem com tons quentes de vermelho, laranja e amarelo. Também com os frios: azul e roxo. Dos tons neutros, o branco e o creme são perfeitos.
Os malmequeres ficam bem em composições de borda; plantas de baixo crescimento são frequentemente usadas para eles. Eles também são usados como destaque em uma horta ou horta. Os canteiros de flores também são colhidos exclusivamente de flores de calêndula de diferentes variedades com diferentes tonalidades.
A calêndula vai decorar qualquer área, sozinha ou em combinação com outras plantas. Ao mesmo tempo, os malmequeres não são apenas uma flor bonita, mas também úteis. Além das propriedades medicinais, repele as pragas do local, auxiliando outras plantas.