É difícil não notar os espetaculares pedúnculos do delfínio perene no jardim. Eles florescem no auge do verão. Se os cuidados forem adequados, nos últimos dias de agosto a perene floresce pela segunda vez. Sujeita às regras de plantio e à tecnologia agrícola de alta qualidade, a perene vive no canteiro por 5 anos.
- Descrição e características da flor
- Variedades populares de delfínio
- Híbrido
- Beladona
- Flor grande
- Campo
- Alto
- Opções de reprodução
- Dividindo o mato
- Propagação por estacas
- Sementes
- Cultivo de delfínio perene a partir de sementes
- Seleção de material de semente
- Preparando sementes para plantio
- Semeando sementes de delfínio para mudas
- Cuidando de mudas de delfínio
- Plantando delfínio em terreno aberto
- Escolhendo um local de pouso
- Quando semear uma planta em terreno aberto?
- Pousar
- Cuidados com flores
- Como regar corretamente
- Alimentando e fertilizando a flor
- Poda de delfínio
- Métodos de corte
- Poda para o inverno
- Transplante de delfínio
- Doenças e pragas
- Delphinium em paisagismo
Descrição e características da flor
A planta é herbácea, perene, da família Buttercup. Os cientistas chamam isso de espora, os produtores de flores chamam de delfínio e muitas pessoas o conhecem como esporão. Durante a temporada, a planta desenvolve de 10 a 15 hastes. São retos, sua altura depende do tipo (10-300 cm).
As variedades de baixo crescimento vêm de áreas montanhosas, enquanto as variedades altas são cultivadas a partir de espécies de delfínio que crescem na floresta. Os rebentos são cobertos por belas folhas arredondadas ou profundamente dissecadas. Abaixo eles formam uma roseta.
Durante a floração (junho-julho), a planta lança pedúnculos altos cobertos por brilhantes inflorescências semi-duplas. Uma flor individual vive cerca de uma semana. Seu diâmetro pode chegar a 7 cm e a cor depende da variedade. As flores são azuis, azuis, brancas, rosa.
A cor do olho localizado no meio da flor geralmente difere da cor das pétalas externas. O sistema radicular é racemoso, com grande número de raízes adventícias. Nas raízes das plantas velhas formam-se botões de renovação e a parte central do rizoma morre.
Os caules das flores secas são cortados para que o delfínio volte a florescer no final do verão. A planta perene é resistente à seca e às geadas. Começa a se preparar para o inverno com o início do frio. Os nutrientes passam das partes aéreas para as raízes.
No inverno, o delfínio não tem medo da geada, mas do degelo. Não morre por causa das baixas temperaturas, mas pelo apodrecimento das raízes. A perene é considerada uma planta venenosa. Existem substâncias (alcalóides) nos tecidos das raízes e frutos que podem ter efeito depressor no sistema nervoso central, no trato gastrointestinal e no coração.
A planta é uma planta de mel.As pessoas não podem comer mel coletado de esporas, é tóxico. A planta pode causar intoxicação em humanos, insetos e mamíferos.
Variedades populares de delfínio
Na zona intermediária você pode cultivar a rara variedade amarela Sungleam. Os produtores de flores ficam maravilhados com sua beleza com os novos híbridos de cores incomuns da Escócia e da Nova Zelândia.
Híbrido
A mais numerosa subespécie de delfínio, combinando formas híbridas. Eles foram obtidos através do cruzamento de diferentes tipos de plantas perenes. As formas híbridas de delfínio são populares entre os jardineiros. Muitas variedades de cores diferentes foram desenvolvidas.
A altura das perenes deste grupo é de 0,3-2 m, as flores são simples, duplas, semidobras com diâmetro de 3-7 cm, existem formas com inflorescências de 50-70 flores. As cores primárias são azul, lilás, violeta.
Beladona
As variedades mais comuns são Casa Blanca, Volkerfriden, Lamartine.Casa Blanca tem flores brancas como a neve de uma beleza incrível, semi-duplas, duplas, grandes - 5 cm de diâmetro. As inflorescências são paniculadas e soltas. A altura dos pedúnculos (hastes) é de 1,2 m.
As velas Lamartine são de cor azul escuro e são formadas por flores semiduplas. A variedade Volkerfriden decora o jardim com espetaculares velas azuis de até 1,5 m de altura.As flores brancas como a neve da Casa Blanca têm o centro amarelo.
Flor grande
As variedades selvagens chinesas, mongóis e coreanas foram tomadas como base. Deles foram obtidas formas de jardim de delphinium grandiflora. Os caules com 50-100 cm de altura são cobertos por folhas trifolioladas estreitas e altamente dissecadas.
As inflorescências, com 5 cm de diâmetro, são coletadas em grandes cachos soltos nas cores branca, azul, azul claro e rosa. O período de floração depende da zona climática. Os pedicelos são longos, as sépalas são elipsoidais, com 25 mm de comprimento.
Variedades populares de delfínio de flores grandes:
- Borboleta azul. As inflorescências piramidais são azuis brilhantes ou azuis claras.
- Borboleta rosa. Inflorescências racemosas, rosa pálido, soltas. As flores têm 3 cm de diâmetro. Altura da planta 40 cm.
- Borboleta branca. A variedade é plantada em mixborders. As flores são brancas, agrupadas em racemos.
- Mistura de borboletas. Os arbustos são baixos, as cores das flores são bem diferentes.
Campo
A variedade combina variedades altas (2 m) com flores simples e duplas. Esta espécie é cultivada desde 1572. As seguintes variedades são procuradas:
- Céu Fosco - o centro é branco como a neve, as pétalas das bordas são azuis claras;
- Qis Rose - cor rosa suave;
- Qis Dark Blue - a cor das inflorescências é azul escuro.
As variedades florescem por muito tempo, os botões começam a florescer em junho.
Alto
Variedade Delphis Starlight com flores duplas azuis brilhantes, com olho preto contrastante. A cor das pétalas superiores é lilás. A altura dos caules é de 1,5-1,7 m, a largura da flor na barra transversal é de 6 cm e a floração continua durante todo o verão até setembro, começando em junho. O delfínio alto pode ser cultivado na zona de resistência 4 do inverno.
Opções de reprodução
A perene é propagada vegetativamente (dividindo o arbusto, estacas apicais) e semeando. A opção mais simples é dividir o arbusto. Para cultivar uma nova variedade interessante, compre sementes de alta qualidade de um fabricante confiável.
Dividindo o mato
Na primavera, os arbustos de 3 a 4 anos são divididos até o início da vegetação ativa. No outono - durante o amadurecimento das sementes. As plantas perenes velhas não toleram bem o transplante. Plantas saudáveis são selecionadas para propagação. O arbusto é desenterrado pela raiz.
Divida manualmente ou com ferramentas de jardim (pá, tesoura).Um broto e um botão dormente devem ser deixados na divisão. Mais é possível, menos não é possível. Ao dividir na primavera, o delfínio floresce no primeiro ano de vida. Os delenki são imediatamente plantados em canteiro preparado.
Propagação por estacas
Faça cortes apicais. Na primavera, os caules são cortados com 10-15 cm de comprimento, cortados com um pequeno talão - um pequeno pedaço de raiz. Raiz em recipientes. Encha-os com uma mistura de turfa (1 colher de chá) e areia (1 colher de chá). As estacas são enterradas 2 cm, a parte inferior polvilhada com carvão ativado triturado. O solo é umedecido abundantemente com um borrifador.
Uma miniestufa é construída acima da caixa para manter a umidade constante. Após 2 semanas, formar-se-ão calos nas mudas e elas criarão raízes no final da 5ª semana. Todo esse tempo é necessário manter a temperatura do ar entre 20-25 ° C. Depois de um ano, as mudas das caixas são transplantadas para campo aberto.
Sementes
A taxa de germinação das sementes de delfínio é de 50-80%. São colhidas no outono, retirando as vagens localizadas na parte inferior do pedúnculo. Após o corte, penduram-no no celeiro acima do recipiente.
Quando as sementes amadurecem, as cápsulas se abrem. Eles são armazenados a +5 °C. Uma geladeira é adequada para esse fim. O Delphinium pode ser semeado em campo aberto antes do inverno (novembro), na primavera (maio) ou no final de agosto.
Cultivo de delfínio perene a partir de sementes
As mudas são cultivadas com sucesso em casa. A semeadura é feita em março. Plante as sementes em copos separados de 300 ml para não mergulhar. Transplante de mudas de delfínio não tolera bem.
Seleção de material de semente
Escolha um arbusto com características varietais pronunciadas. Para acelerar o amadurecimento das sementes, a parte superior do pedúnculo é quebrada. Não restam mais de 15 caixas em 1 planta.Eles são coletados em um dia claro, depois de ficarem marrons.
As caixas são secas em sala fria, abertas e as sementes são coletadas. Delphinium cultivado a partir de sementes auto-coletadas pode perder características varietais. As inflorescências podem ter cor diferente da planta mãe.
Preparando sementes para plantio
As sementes são estratificadas por 2 a 4 semanas (mantidas na geladeira). Antes da semeadura é realizado um procedimento obrigatório de desinfecção. Use uma solução de permanganato de potássio ou compre um fungicida eficaz na loja.
Por conveniência, as sementes são colocadas em um pequeno saco de pano. Mergulhe na solução por 25 minutos. A semente desinfetada é primeiro lavada com água corrente e depois imersa em uma solução estimulante. Adequado:
- "Epin";
- "Kornevin";
- "Heteroauxina".
As sementes de delfínio são mantidas no estimulador por pelo menos um dia. Eles são secos antes da semeadura.
Semeando sementes de delfínio para mudas
O Delphinium deve ser plantado no final de fevereiro ou março. Umedeça bem o solo, espalhe as sementes pela superfície, não enterre. Você pode polvilhar levemente com areia (1-2 mm). Coloque o recipiente em um saco transparente.
Cuidando de mudas de delfínio
Para obter mudas saudáveis, é importante manter um determinado regime de temperatura:
- antes da emergência - 15 °C;
- após o aparecimento dos rebentos - 20 °C;
Regue o solo moderadamente. A água não deve cair nas folhas durante a rega. Você precisa alimentar uma vez a cada 2 semanas. Agrícola é adequado para esse fim.
Plantando delfínio em terreno aberto
Não é difícil cultivar uma bela planta perene a partir de mudas de alta qualidade. No momento do transplante, a muda deveria ter formado um sistema radicular forte.
Escolhendo um local de pouso
É melhor plantar mudas em solo neutro.Escolha um local ensolarado, não com correntes de ar. Os pedúnculos são altos, pesados e muitas vezes quebram devido a fortes rajadas de vento. O solo ácido é desoxidado no outono: durante a escavação, adiciona-se cal na proporção de 200-500 g/m². A taxa depende do nível de pH.
Quando semear uma planta em terreno aberto?
As sementes de delfínio recém-colhidas são semeadas no final do outono ou na primavera, após estratificação preliminar em solo aquecido a 15 °C. Mudas semeadas em fevereiro-março são plantadas em canteiro em maio.
Pousar
As mudas precisam ser plantadas rasas. Você pode plantar 2-3 peças em um buraco. Após o plantio, o solo deve ser regado e polvilhado com húmus. Quando plantadas profundamente, as raízes das mudas podem apodrecer.
Cuidados com flores
Cuidar de plantas perenes é fácil, especialmente de arbustos maduros. Formas altas precisam de suporte. A primeira liga é feita quando os brotos atingem 50 cm, as seguintes à medida que crescem.
Como regar corretamente
No primeiro ano de vida, a planta perene é regada uma vez a cada 2 semanas. 3 litros de água são consumidos por 1 arbusto. Em clima quente o volume aumenta. Após cada rega (chuva), o solo é solto até uma profundidade de 4 cm e também é regado mais abundantemente durante a floração. Os arbustos adultos são umedecidos conforme necessário, quando a camada superior do solo seca.
Alimentando e fertilizando a flor
Alimente pela primeira vez na primavera, quando os brotos atingirem 15 cm, use infusão de verbasco. Para regar 10 arbustos de espora, bastam 10 kg de esterco para cada 100 litros de água. No início de junho, eles são alimentados com fertilizantes minerais contendo nitrogênio, potássio e fósforo. Para uma floração abundante, a proporção N:P:K é de 1:2:2.
Poda de delfínio
A poda é uma tarefa necessária. Por meio dele, o produtor mantém o aspecto decorativo do arbusto, obtém a semente e a prepara para o inverno.
Métodos de corte
A primeira poda é feita na primavera, quando a altura dos brotos é de 25-30 cm. Restam os 5 mais poderosos e o resto é cortado ao nível do solo. No verão, os caules das flores secas são cortados. Para obter sementes, deixe a parte inferior do galho com 10-15 vagens. Os cortes ao nível do solo são cobertos com argila para proteger as raízes do apodrecimento. Tocos altos (20-30 cm) não são tratados com nada.
Poda para o inverno
A poda é realizada após a secagem da parte aérea. Os brotos não são cortados pela raiz, deixando 20 cm de cânhamo. Isso protege as raízes do delfínio contra infecções.
Transplante de delfínio
Realizar uma vez a cada 3 (4) anos para rejuvenescer o mato. A localização nem sempre é alterada. O mato é desenterrado e dividido. Selecione divisões bem desenvolvidas. Fertilizantes e húmus são adicionados ao solo. Arbustos de delfínio selecionados são plantados.
Doenças e pragas
Pragas perigosas incluem lesmas, moscas delfínio e pulgões. A mosca põe ovos nos botões. As larvas comem o centro da flor. Nas plantas infectadas, os botões caem e as sementes não se formam. Para combater os insetos, recorrem a inseticidas.
Delphiniums podem sofrer de doenças fúngicas. O perigo é:
- oídio;
- ponto anelar;
- ramularíase.
Delphinium em paisagismo
Variedades baixas de delfínio em canteiros de flores combinam bem com flox, íris e papoula. Variedades altas são plantadas próximo a dependências e sebes. O delfínio perene fica igualmente bem em plantações individuais e em grupo.
É plantada no gramado ou em primeiro plano de arbustos ornamentais:
- bérberis;
- jasmim;
- amêndoas
Espécies de baixo crescimento são usadas para decorar as bordas de caminhos de jardins e canteiros de flores.As flores são cultivadas em varandas e terraços como cultura em recipientes. Variedades anãs de delfínio ficam bem em jardins rochosos e jardins ornamentais.
As inflorescências de Delphinium são usadas para decorar buquês. Em canteiros combina bem com cereais. Bons companheiros para o delfínio:
- rosas;
- dálias;
- rudbeckia;
- lírios.
Existem muitos novos produtos interessantes à venda. Em março, você pode começar a plantar novas variedades de delfínio. Dentro de um ano, espetaculares inflorescências piramidais decorarão o jardim.