O tomate híbrido Werner foi criado por criadores holandeses. É adequado para terreno aberto. Mas também é cultivado com sucesso em estufas de filme. Este é um tomate bovino de maturação precoce. Frutifica bem mesmo nas regiões norte.
Característica
Este tipo híbrido de tomate apresenta uma combinação ideal de potência vegetal com amadurecimento precoce e formação de frutos relativamente grandes. A altura dos arbustos não passa de 70 cm (determinado tipo de tomate), eles têm pouca folhagem.
O amadurecimento do tomate ocorre aproximadamente 90 dias após o aparecimento dos primeiros brotos.O peso de um tomate Werner pode atingir 240–280 g e, em alguns casos, 300 G. As condições climáticas têm apenas um ligeiro impacto negativo na quantidade e qualidade do ovário formado.
Os frutos apresentam uma rica cor rosada e o sabor é bastante acentuado. Numa escala de 10 pontos, este híbrido tem 9 pontos. Não contêm o ácido habitual inerente a muitos representantes deste tipo de vegetal. A estrutura açucarada da fruta é mais organicamente adequada para consumir tomates Werner frescos, para adicionar em saladas, bem como para fazer sucos, pastas ou ketchup.
Os tomates têm formato achatado e redondo. No topo são cobertos por uma pele bastante densa. Esta circunstância evita que rache em condições de irrigação desfavoráveis (irrigação insuficiente ou abundante). Como observam as análises, a planta é altamente resistente a doenças.
Regras de pouso
As sementes de tomate são semeadas em recipientes para o cultivo de mudas não antes de março. Antes da semeadura, as sementes devem ser tratadas com meios especiais e posteriormente desinfetadas. Para tanto, utiliza-se uma solução fraca de manganês. As sementes são mergulhadas num líquido ligeiramente quente durante um quarto de hora e depois colocadas numa solução de Epin durante 12 horas, tendo-se estudado previamente a sua descrição. As sementes assim preparadas são plantadas em recipientes com terra.
A temperatura não é de pouca importância no cultivo de mudas:
- Os recipientes com sementes plantadas são deixados em uma sala com temperatura de +23–24 ⁰С.
- Após a germinação, o recipiente com as plantas é levado para uma sala onde a temperatura varia de +20 a +23 graus.
Neste momento, a planta se beneficiará da luz solar difusa.Os raios diretos podem queimar brotos tenros.
Mergulho
2 semanas após o aparecimento dos brotos, é feito o mergulho (as plantas retiradas do solo são transplantadas para um novo recipiente). A essa altura, as plantas devem ter pelo menos 2 folhas verdadeiras. Este procedimento ajuda a aumentar o sistema raiz. Como resultado, a planta poderá receber nutrição e água adicionais do solo.
A planta é transplantada para vasos de turfa separados ou para um recipiente grande, mas a distância entre as mudas é deixada em torno de 5 cm e a muda é aprofundada até a primeira folha do cotilédone.
Depois de plantados e enraizados os tomates, os recipientes com as mudas podem ser levados ao ar livre, desde que a temperatura não seja inferior a + 8 graus.
Plantar em terreno aberto
Na época do plantio em canteiro aberto, a planta deve ter no mínimo 2 meses. A distância entre as plantas em uma fileira é de 50 cm e o espaçamento entre fileiras é de 70 cm a 1 metro. Para proteger as plantas de infecções fúngicas, o solo do canteiro é pré-tratado com uma solução de oxicloreto de cobre (1 colher de sopa por balde de água).
Avaliações
Vladislav, 43 anos: “Como outros híbridos, o tomate Werner f1 sempre tem brotos amigáveis. Após o transplante para terreno aberto, as mudas criaram raízes rapidamente. Não houve problemas com doenças. O sabor da fruta também foi inesperado. Praticamente não é inferior ao sabor dos tomates de elite.”
Maria Petrovna, 64 anos: “Todos os anos planto algumas novas variedades de tomate. Seguindo o conselho de um vizinho, comprei sementes de tomate Werner. Descobriu-se que são fáceis de cultivar e têm um sabor delicado. Não gostei da casca grossa, mas não atrapalhou no corte das saladas.”