A obtenção independente de mudas a partir de sementes é um processo muito responsável e importante, cuja importância não pode ser subestimada. A este respeito, surge a questão: como cultivar tomates saudáveis e fortes? Métodos modernos e comprovados vêm em socorro para alcançar o resultado desejado. Muito material foi coletado sobre isso, vídeos foram feitos e vários experimentos foram realizados.
informações gerais
O método sem terra de semear está se tornando cada vez mais popular. Sua essência é simples - em vez de solo, são utilizados alguns materiais disponíveis, e as sementes já contêm um certo suprimento de nutrientes necessários à germinação.
O cultivo de mudas pelo método sem terra apresenta uma série de vantagens significativas, graças às quais este método está se tornando cada vez mais difundido:
- pode ser usado para todas as culturas;
- o sistema radicular permanece intacto, o que garante rápida recuperação e adaptação da planta após a colheita;
- meios acessíveis e dispositivos baratos;
- comodidade, principalmente no cultivo de mudas em apartamentos;
- economizando espaço nos peitoris das janelas;
- as mudas germinarão saudáveis, pois os agentes causadores de algumas doenças estão no solo;
- cuidado fácil, que se resume apenas em garantir um certo nível de umidade e calor;
- Os tomates podem ser plantados em etapas à medida que crescem.
Uma pequena desvantagem são os prazos curtos:
- Você precisa semear o mais tarde possível. A semeadura prematura resultará em mudas que crescerão demais e serão alongadas, e as folhas ficarão amareladas e desbotadas.
- Quando as folhas aparecem pela primeira vez, as plantas precisam de solo, por isso precisam ser replantadas imediatamente.
Entre a grande variedade de opções, encontram-se várias das mais comuns e acessíveis.
Mudas em rolos de papel
Este método ganhou popularidade principalmente porque ocupa pouco espaço. Papel higiênico comum é usado como base de plantio. Qualquer cultura pode ser plantada desta forma, inclusive o tomate. A única condição é cumprir os prazos.
Todo o procedimento pode ser dividido nas seguintes etapas:
- Preparamos com antecedência tiras de polietileno novo com cerca de 10 centímetros de largura e cerca de 50 centímetros de comprimento.
- Disponha-os sobre uma superfície plana e coloque 1 camada de papel higiênico por cima.
- Polvilhe com água.
- Colocamos as sementes a uma distância de cerca de 5 centímetros uma da outra, tomando cuidado para nos afastarmos da borda.
- Cubra-os com o mesmo polietileno da primeira camada. Enrolamos tudo em um rolo e prendemos.
- Não há necessidade de enrolar bem, é necessário espaço livre para as sementes germinarem.
- Colocamos os rolinhos em um recipiente plástico com água com cerca de 4 centímetros de altura, copos plásticos são adequados para isso.
- Os copos com rolos são revestidos com polietileno com furos, devendo ser adicionada água constantemente até o nível exigido.
- Quando aparecerem brotos nas mudas cultivadas, você pode adicionar um pouco de fertilizante mineral à água.
- Após o aparecimento das folhas, as mudas precisam ser transplantadas. Para isso, estenda o rolo com cuidado e retire a camada superior de polietileno. A muda pode ser levada junto com um pedaço de papel para preservar a raiz.
O procedimento é muito simples e não requer ferramentas especiais.
Comprimidos de turfa
Além dos meios diretamente disponíveis, existem também outros especiais, por exemplo, pastilhas de turfa. Várias de suas vantagens podem ser destacadas:
- conveniência e respeito pelo meio ambiente;
- Quase tudo pode ser cultivado neles;
- substâncias adicionais são incluídas na base de turfa - são fertilizantes e estimulantes que ajudam as mudas a crescerem bem;
- não é necessária colheita e as plantas são replantadas imediatamente com turfa, o que garante a integridade do sistema radicular.
O plantio é simples e feito da seguinte forma.
- Os comprimidos são dispostos em uma bandeja com laterais altas de forma que a reentrância neles fique na parte superior. Aí é adicionada uma pequena quantidade de água morna, na qual eles incham. Se necessário, adicione mais água.
- Depois disso, é necessário drenar o excesso de líquido da panela e espremer levemente os comprimidos.
- Uma ou duas sementes são colocadas em cada comprimido e cobertas com a mesma turfa.
- Crie condições de estufa para mudas cobrindo o recipiente com filme.
- Regue as mudas e ventile-as nos intervalos necessários. É importante notar que a turfa seca rapidamente, o que não deveria ser permitido.
- Assim que aparecem os brotos, o filme é retirado.
- Assim que as plantas plantadas tiverem folhas verdadeiras, elas são plantadas no solo após a retirada da rede. A turfa logo se dissolverá nela.
Essas pastilhas de turfa há muito conquistaram o amor de muitos jardineiros.
Sementes em serragem
Este método é mais adequado se você precisar cultivar mudas que são difíceis de tolerar na colheita. Devido à estrutura da serragem, que simplesmente se esfarela, o sistema radicular das mudas não é danificado.
Etapas de semeadura de mudas em serragem:
- Preparamos um recipiente com cerca de 10 centímetros de profundidade, cujo fundo é forrado com polietileno. A serragem deve primeiro ser escaldada com água fervente para eliminar a sujeira e a resina. Em seguida, colocamos-os em uma bandeja com cerca de 6 a 7 centímetros de espessura.
- Criamos sulcos na serragem com uma distância de cerca de 5 centímetros entre eles. Colocamos as sementes no sulco a cada 2-3 centímetros. São polvilhados com uma pequena camada de serragem úmida e o recipiente coberto com filme.
- Certifique-se de regar e ventilar regularmente a panela.
- Assim que aparecem os primeiros brotos, o polietileno é retirado e a bandeja colocada à luz.
- Após cerca de 2 semanas, quando aparecem as folhas, as mudas precisam ser plantadas no solo.
O surgimento de novas formas de cultivo de mudas de tomate sem solo é explicado pelo desejo dos jardineiros de simplificar ainda mais esse processo. Considerando os diversos métodos modernos, todos podem escolher aquele que for mais conveniente.