Os híbridos de primeira geração são criados para exibir as melhores qualidades parentais. Assim é o tomate Dobry, obtido na forma de planta indeterminada. É especialmente adequado para cultivo sob coberturas de filme.
Recursos do híbrido
Se você deseja cultivar tomates deliciosos para saladas de verão, a variedade Dobry é perfeita para isso. Os arbustos da planta são altos, podendo atingir 160-180 centímetros. Grandes folhas verdes escuras em caules longos.O híbrido produz frutos macios e densos, verdes claros quando verdes e vermelhos quando maduros. Os tomates têm formato achatado e redondo, pesando até 170 gramas. Os tomates são um dos melhores em sabor – doces e carnudos.
Os frutos colhidos são utilizados no preparo de saladas de verão e enlatados em pedaços. Os tomates amadurecem 110-120 dias após o aparecimento dos primeiros rebentos.
O tomate Dobry F1 é adequado para cultivo em interior, pois não tem tempo de amadurecer ao ar livre. De dez a treze quilos de tomates suculentos são colhidos em um metro quadrado.
Pertencente à geração F1, o híbrido é resistente a doenças perigosas do tomate, como fusarium e mosaico viral.
As excelentes características da hortaliça contribuem para a prevalência do híbrido nas roças dos jardineiros.
Regras para tecnologia agrícola de tomate em estufas
O método da muda é uma oportunidade real de obter tomates Dobry de alta qualidade.
Cultivo de mudas
Preparando sementes de tomate realizado antecipadamente. Os procedimentos permitirão obter mudas resistentes a diversas doenças. Depois de colocar as sementes em um saco de lona, mergulhe-as em solução de permanganato de potássio por vinte minutos. É preparado dissolvendo um grama de cristais em um copo de água.
O próximo passo é processar a semente em solução de nitrophoska por duas horas. Para endurecer, as sementes são primeiro colocadas no calor por um dia e depois no frio por dois dias.
O solo é colocado em recipientes, umedecido e compactado. As sementes de tomate são dispostas a uma distância de dois centímetros uma da outra, enterradas a um centímetro e meio no solo. É melhor colocar a bandeja em local bem iluminado.Para que as sementes eclodam mais rapidamente, cubra os recipientes com filme plástico.
A descrição dos cuidados com as mudas inclui as seguintes ações:
- A rega deve ser feita a cada sete ou quatorze dias, dependendo das condições da camada superficial do solo.
- Manter as condições de temperatura é importante para as mudas. Vai esticar muito se a temperatura do ar estiver abaixo de dezesseis a dezoito graus na primeira semana, e vinte nos períodos subsequentes.
- Assim que aparecem três folhas, as mudas são colhidas.
- Após o transplante, seria bom alimentar as mudas com uma solução de nitrophoska, dissolvendo quinze gramas da substância em um balde d'água.
- Uma semana antes de transferir as plantas para a estufa, os arbustos são borrifados com ácido bórico.
Quem cultivou as mudas corretamente terá bons rendimentos vegetais no futuro.
Preparando a estufa para o plantio de tomate
Qualquer estrutura de estufa está preparada para o plantio de hortaliças no outono. O principal procedimento é a desinfecção das instalações. Os edifícios de madeira são fumigados com enxofre. Para isso, uma mistura de enxofre e querosene é colocada sobre chapas de ferro e incendiada. Pulgões por quatro dias, o enxofre protegerá as plantas de fungos e pragas patogênicas.
Em estufas com estrutura metálica, uma solução de água sanitária é usada para pulverizar as superfícies internas.
O solo da sala é substituído por um novo a cada cinco anos. Certifique-se de desinfetar a mistura de solo com mistura bordalesa antes de plantar o vegetal.
Como os tomates são plantas que gostam de calor, o solo deve ser aquecido por dentro. Uma camada de serragem com dez centímetros de espessura é colocada sob ela e depois composto - vinte centímetros de espessura.
Regras de transferência
As mudas são plantadas em estufas bem aquecidas no final de abril, sob cobertura de filme - até meados de maio.
O procedimento para plantar vegetais em estufa é o seguinte:
- Faça buracos no solo com 15 centímetros de profundidade.
- As mudas são regadas meia hora antes do plantio em terreno fechado e as longas raízes da planta são encurtadas.
- Coloque as mudas no solo até a primeira folha. As mudas alongadas ficam levemente inclinadas, cobrindo parte do caule com terra.
- O solo é compactado ao redor do caule e os arbustos borrifados com calda bordalesa (100 gramas da substância para cada 10 litros de água).
Para os tomates Dobry F1, é necessária uma liga com estacas ou uma treliça.
Cuidados com as plantas
Os horticultores sabem como é importante cuidar adequadamente dos tomates. As regras de cuidado incluem:
- rega moderada;
- alimentação regular a cada dez a quatorze dias;
- ventilação da estufa;
- mantendo a temperatura do ar não superior a 25 graus Celsius e a umidade em até setenta por cento.
Quem plantou tipos indeterminados de tomate, aconselha não esquecer a formação do arbusto. Ao remover os enteados, resta uma haste, em casos raros - duas.
Opinião dos jardineiros sobre o tomate Dobry
O híbrido frutifica bem em solo de estufa e produz bons rendimentos. O sabor da fruta é excelente. Todos que plantaram tomates desta variedade notam sua resistência a doenças.
Para que os frutos amadureçam mais rápido nos arbustos, os tomates vermelhos devem ser retirados dos galhos a tempo. Aplicando corretamente as regras de cuidado, você pode obter uma boa colheita de tomates Dobry no meio do verão.