Alguns jardineiros chamam a variedade de tomate Azure Giant de Radiante ou Açúcar. O tomate é um tomate de meia temporada e o Early Giant amadurece algumas semanas antes. Os conhecedores da cor incomum do tomate falam positivamente sobre esta variedade.
Informações gerais sobre o Gigante Azure
O tomate Azure Giant foi seccionado na Rússia e destinado ao cultivo no jardim. A descrição da variedade observa que o tomate apresenta bom desempenho de crescimento em casa de vegetação.
Em primeiro lugar, o Gigante Azure atrai pela sua aparência incomum. Sua cor é roxa com tonalidade preta, e às vezes os tomates adquirem um tom chocolate. A polpa é vermelha e muito doce. Apesar de os frutos serem densos, contêm bastante suco.
As características de rendimento desta variedade de tomate indicam que os Giants apresentam um desempenho médio. Mas com os devidos cuidados, um arbusto pode produzir até 20 tomates por temporada.
A planta pertence a uma espécie determinada, a altura do arbusto varia de 80 cm a 1,2 m.A descrição da variedade inclui aumento da ramificação dos arbustos e necessidade de pinçamento. Essa manipulação permite o acesso à luz solar, com a qual se forma o ovário e os frutos amadurecem. A planta precisa de sol 10 horas por dia durante o verão.
Os aglomerados resultantes têm de 4 a 6 ovários. A frutificação é gigantesca: um tomate pode chegar a 700 G. Para evitar que frutos grandes de tomate quebrem o caule, eles devem ser amarrados a uma treliça esticada ou outro suporte. Normalmente, os tomates maiores crescem na parte inferior dos ovários e, no topo dos caules, os tomates não pesam mais do que 200 g.
O tomate tem casca densa (mas relativamente macia) e nervuras no pedúnculo. O formato do fruto é achatado e redondo. Eles toleram bem o transporte. Geralmente são usados frescos para fazer saladas, adicionados a sopas e preparados como molho. O suco é feito de frutas bem maduras - a bebida é espessa e rica. Os tomates podem ser usados para preparar comida enlatada para o inverno, mas não inteiros.
A descrição da casta indica que os frutos do Gigante Azul se distinguem pelo bom gosto. A planta é resistente a doenças, o tomate é transportado sem problemas.
As reclamações de quem cultivou essa variedade dizem respeito à instabilidade do volume da colheita, que depende das condições climáticas e dos cuidados com as plantas. É necessária a poda oportuna dos arbustos.
Características dos primeiros tomates gigantes
Os primeiros tomates gigantes distinguem-se por frutos muito grandes, de cor rosa pálido. Seu formato lembra um cone gigante com uma parte estreitada para baixo. Estes tomates são muito precoces e são os primeiros a deliciar os jardineiros com os seus frutos. Um tomate maduro pode pesar até 500 g.
Regras da tecnologia agrícola
A descrição das variedades de tomate Azure e Early Giant confirma que os tomates requerem muita atenção dos jardineiros e alguns cuidados.
Para proteger o tomate de doenças, é necessário observar a rotação de culturas e não plantar tomate no mesmo local por vários anos consecutivos.
Tratamento de sementes
Antes do plantio, as sementes adquiridas em loja especializada ou obtidas na colheita são tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio. Em seguida, são lavados em água limpa e colocados em uma solução especial que estimula o crescimento. Após 1 dia de exposição ao medicamento, as sementes são colocadas em sala fria para endurecimento.
Essa variedade é cultivada por meio do plantio de mudas. Para plantar sementes, obtenha solo leve composto de húmus e solo de jardim. A esta mistura também se juntam areia de rio e cinza de madeira, calcinada no forno.
Plantando sementes
Plante as sementes no final do inverno em recipientes com terra. As sementes são enterradas em pequenos sulcos e polvilhadas com turfa por cima. Em seguida, o recipiente é regado com água morna e sedimentada. A temperatura do ar na sala deve ser de cerca de +23 a 25 graus.Após o aparecimento dos primeiros rebentos, os recipientes são levados para uma sala com temperatura mais baixa, +16 - 20 graus. Não deve haver rascunhos.
Eles são colocados no lado ensolarado, proporcionando iluminação suficiente. Se o tempo ficar nublado por muito tempo, é aconselhável fornecer iluminação adicional com lâmpadas fluorescentes. Os recipientes com sementes devem ser regados com cuidado, usando um borrifador ou peneira comum.
Após a formação da primeira folha, as mudas são colhidas, transplantadas para outro recipiente e regadas com fertilizantes complexos. Para o endurecimento, as mudas, a partir do final de abril, são levadas para uma sala mais fresca ou ao ar livre todos os dias.
Transplante de mudas para o solo
O transplante para o solo é feito no final de maio. Os arbustos destas variedades são colocados de forma que por 1 metro quadrado. m representou 3 plantas. Na cova cavada são adicionados fertilizantes e cinzas de madeira e, em seguida, a muda é colocada e coberta com terra. Arbustos com partes verdes exuberantes, mas com sistema radicular fraco, serão mais difíceis de criar raízes e crescerão mais lentamente.
Para garantir uma colheita mais longa desses tomates, novos pés de tomate são replantados 3 semanas após o primeiro plantio.
Rega
Regue os arbustos depois que a camada superior do solo secar. Para irrigação, use apenas água morna: a exposição à água fria tem um efeito negativo no tomate, retardando o crescimento e a capacidade de frutificação do tomate. Ao regar, deve-se seguir esta regra: a água deve estar nas raízes e não nas folhas. É considerado obrigatório afrouxar o solo após cada rega do solo.
Formação de arbustos
Para evitar o enfraquecimento da planta, remova todos os caules não frutíferos. É considerado ideal deixar 1 a 2 hastes grandes em um arbusto.O resto é pinçado (cortado com faca a uma distância de 2 a 3 cm do tronco principal). Os enteados são beliscados depois que 4 cachos de frutas aparecem no arbusto.
Alimentando
Especialistas no cultivo de tomates Azure Giant F1 em avaliações aconselham fertilizar o solo onde os tomates crescem 4 vezes por temporada. Devem ser usados fertilizantes orgânicos e minerais
Doenças e pragas
A descrição da variedade Azure Giant afirma que o tomate é relativamente resistente a doenças, mas pode ser afetado pelo mosaico do tabaco, murcha de Fusarium e Verticillium. É impossível prescindir de medidas preventivas.
O solo onde as mudas são plantadas é tratado com solução de permanganato de potássio ou solução de sulfato de cobre. Em seguida, os tomates são pulverizados com produtos biológicos atóxicos e com efeito antifúngico, por exemplo, a Fitosporina.
Você pode lidar com as pragas de jardim que podem afetar os tomates cobrindo o solo com palha ou turfa e removendo ervas daninhas regularmente. Larvas e lesmas adultas são coletadas manualmente. Quando as plantas estão infestadas de pulgões, os arbustos são tratados com uma solução de sabão em pó. As pragas voadoras serão repelidas pelos inseticidas utilizados para esse fim, mas só poderão ser usados até a formação dos ovários.
A alta umidade pode levar à formação de doenças fúngicas. Manchas escuras aparecem nas folhas inferiores. Se forem detectados, as folhas danificadas devem ser removidas imediatamente. Se isso não for feito, a doença pode destruir completamente a planta. Você pode lidar com esta doença com fungicidas: Clorotalonil ou sulfato de cobre.