Um pré-requisito necessário para a obtenção de um alto rendimento de tomate é um material de plantio de qualidade, cujo indicador é a germinação. Os residentes de verão, principalmente os jovens, às vezes não sabem como verificar a germinação das sementes de tomate e determinar se são adequadas para uso. A germinação é a relação entre o número de primórdios germinados e o número total de sementes semeadas, expressa em porcentagem e caracterizando a capacidade de germinação.
Fatores de qualidade e tempo de teste
As sementes de tomate não perdem a potência durante 5 a 7 anos em condições adequadas. Parâmetros para manutenção da germinação:
- tempo desde o momento da colheita dos frutos e preparação da semente;
- condições de armazenamento;
- o grau de infecção por bactérias e micróbios dolorosos;
- preparação adequada para a semeadura.
A verificação de sementes pré-semeadura permite melhorar sua qualidade de maneira oportuna e rápida ou substituí-la completamente. A germinação é avaliada antecipadamente. O período é determinado com base no tempo desde a semeadura até a germinação. Este período é em média de 8 a 10 dias. Com esse prazo antes da semeadura planejada, os testes começam.
Como determinar a adequação das sementes adquiridas em lojas, mercados e outros locais? A técnica do procedimento pode ser realizada por dois métodos.
Primeira maneira
O teste de germinação começa com a calibração da semente. Este processo envolve a seleção de amostras para germinação com alto teor de nutrientes que possam produzir tomates de qualidade.
Para fazer isso, a massa de sementes é despejada com uma solução de sal comum a 3–5% (15–25 gramas/500 ml de água). Após 2 horas, partículas vazias, feias e enrugadas são removidas da superfície e jogadas fora. Grãos grandes e médios são selecionados, lavados e secos. A prática mostra que pequenos exemplares, se estiverem saudáveis e cheios, podem ser aproveitados e dar frutos. Como resultado da determinação do número de sementes depositadas no fundo, chega-se a uma conclusão sobre a potencial germinação.
A seleção pode ser feita com objeto de plástico eletrificado, plexiglass ou ebonite enxugado com pano de lã. O material de teste é espalhado sobre uma superfície lisa, o plástico é aproximado a uma distância de 1 a 2 cm - ele coleta uma massa insignificante, fraca e leve. O procedimento é repetido várias vezes. Pela quantidade de sementes que não grudam no plástico, é possível reconhecer e avaliar a qualidade de todo o lote.
O método de calibração é amplamente utilizado.É usado imediatamente antes da semeadura, muitos residentes de verão começam imediatamente a semear as mudas.
Segunda via
Permite determinar a germinação das sementes embebendo-as, germinando-as e semeando-as no solo. Sequenciamento:
- Uma dúzia de sementes selecionadas aleatoriamente são embrulhadas em tecido natural e enchidas com água por 24 horas.
- O conteúdo é disposto em um prato e isolado com filme.
- Tudo isso é colocado em um local aquecido. Umedeça o tecido regularmente para evitar que resseque.
É útil usar água derretida em vez de água fervida comum. Depois de alguns dias, ocorrerá a bicagem e as raízes se formarão.
Em uma nota! A temperatura durante este período deve ser de pelo menos 22 – 25 ºC.
Com base no número de raízes germinadas, avalia-se o grau de germinação e energia de germinação dos embriões, velocidade, simpatia e viabilidade das mudas. Para maior confiança e precisão, plante as mudas em um recipiente com solo quente e úmido. Quando as mudas emergem na superfície da terra, os indicadores ficam claros.
Como verificar a porcentagem de germinação das sementes de tomate? É simples. Por exemplo, 8 em cada 10 sementes germinaram, a taxa de germinação é de 80%. O indicador para todo o lote será mais preciso se você levar uma quantidade maior de material para teste.
Desta forma, são testados sachês recém-adquiridos, antigos e vencidos, que sobraram de anos anteriores. Antes de jogá-los fora, verifique brevemente se há germinação.
Os horticultores praticantes acreditam que não há necessidade de ficar chateado se não houver 100% de germinação na horta - o que não acontece nem mesmo com os exemplares padrão. De acordo com a pesquisa, as sementes de tomate com prazo de validade de 3 a 4 anos têm uma taxa de germinação de 60 a 85%. Se o valor for inferior a 50% a semeadura não é recomendada.
Isto é interessante! Os pacotes de sementes adquiridos sempre indicam uma alta taxa de germinação, de até 98%. Este é um indicador laboratorial determinado em condições ideais, quase impossíveis de recriar no campo. Em seu terreno, o jardineiro lida com um valor de campo muito menor.
O tomate possui muitas variedades, variedades, híbridos, cada um com características e necessidades próprias. O desempenho real em circunstâncias reais pode diferir das especificações mostradas. Isso é evidenciado pelas avaliações dos residentes de verão, confirmando a necessidade de semear sementes comprovadas.
Características do tratamento pré-semeadura
A germinação e a germinação podem ser melhoradas usando algumas técnicas de pré-preparação:
- desinfecção, desinfecção;
- tratamento com microelementos;
- uso de estimulantes.
Para a desinfecção, utiliza-se uma solução de permanganato de potássio a 1% (5 gramas/500 ml de água). Um saco de gaze com sementes de tomate é colocado na solução, lavado após 20 minutos e seco. O método é popular entre os residentes de verão, pois aumenta a germinação das sementes de tomate após a desinfecção.
Importante: não ultrapasse o tempo de tratamento com permanganato de potássio - isso diminui a germinação das mudas.
Foi observado um efeito desinfetante eficaz do produto biológico “Fitosporina”. Use-o de acordo com as instruções. Após a desinfecção, as sementes de tomate são tratadas com microelementos prontos, podendo-se usar uma infusão diária de cinzas, dissolvendo 1 colher de chá em 250 ml de água.
As sementes são guardadas por 5 horas, lavadas e secas. A aceleração da germinação é conseguida através do tratamento com substâncias biologicamente ativas, estimulantes de crescimento “Immunocytofit”, “Energen”, “Epin-Extra” ou “Zircon”.Os compostos de boro ou molibdênio têm um efeito positivo nas sementes.
Ao usar microelementos, você deve respeitar rigorosamente sua dosagem. Exceder a concentração da solução e prolongar o tempo do procedimento pode levar à deterioração da energia de crescimento.
Resultados positivos foram obtidos por residentes de verão ao tratar sementes com extrato de babosa. As folhas da planta são colocadas na geladeira por 5 dias. Em seguida, o suco é espremido, a semente é despejada nele e mantida na sala por 24 horas.
Assim, sabendo testar sementes, você pode cultivar mudas saudáveis, de alta qualidade, indiscutíveis e fortes. No verão, uma cama de tomates proporcionará ao jardineiro uma rica colheita.