Como testar a germinação de sementes de pepino em água em casa

Antes de semear mudas de vegetais, muitos produtores de vegetais precisam decidir como testar a germinação das sementes de pepino. Isto é especialmente verdadeiro para sementes preparadas de forma independente.


Nas empresas fabricantes, criadores de sementes experientes estão envolvidos no cultivo e seleção de sementes.

Material de semente em condições industriais:

  • calibrar;
  • aquecimento;
  • tratado com fungicidas;
  • embebido em estimulantes de crescimento.

Portanto, as sementes compradas geralmente não requerem preparação pré-semeadura e testes de germinação, mas são bastante caras.Se a variedade de pepino que você gosta não for híbrida (não havia marcação F1 na embalagem), não será nada difícil coletar sementes em casa. Mas antes de plantar será necessário verificar a germinação. Principalmente se você não tiver certeza sobre as condições de armazenamento.

sementes em água

Rejeição de sementes

A taxa de germinação é a porcentagem de sementes saudáveis ​​em um lote que produz mudas bem desenvolvidas.

Antes de verificar a germinação das sementes de pepino, você pode descartar as sementes vazias na água. Eles não são capazes de produzir brotos normais.

semente

Para isso, a semente é despejada em pequenas porções com água morna e deixada em repouso por 8 a 10 minutos. Sementes leves com energia de germinação insuficiente irão flutuar na superfície. Eles não são adequados para o cultivo de plantas saudáveis ​​e são descartados.

As sementes que ficam no fundo são secas e classificadas. Todos devem ter aproximadamente o mesmo tamanho e cor, é melhor retirar também os menores.

há sementes no fundo

Armazenamento e germinação

Importante!

Não é recomendado plantar sementes de pepino no ano seguinte, pois o amadurecimento pós-colheita da semente desta cultura dura 2 a 3 anos.

Além disso, durante esse período, alguns organismos patogênicos morrem nas sementes, por exemplo, o vírus do mosaico do pepino. As plantas cultivadas a partir de sementes anuais apresentam ramificações piores e formam inflorescências predominantemente “masculinas”. Em local seco e quente, a semente de pepino permanece viável por até 6 a 8 anos. Porém, após o quarto ano de armazenamento, é necessário verificar a germinação das sementes, pois a energia de germinação diminuirá gradativamente.

armazenamento e germinação

Se armazenar sementes em local úmido e frio, existe o risco de cultivar plantas com vinhas longas e floração predominantemente masculina.

Depois que as sementes de pepino estão em más condições há muito tempo, elas precisam ser cheiradas. O cheiro deve estar isento de impurezas mofadas e rançosas. Pois isso é um sinal do desenvolvimento de bactérias e fungos patogênicos nas sementes.

longa estadia

Teste de germinação

Existem várias maneiras de testar a germinação:

  • germinação em papel filtro;
  • germinação em serragem;
  • germinação em rolo de papel.

germinação em papel filtro

Germinação em papel

Várias camadas de papel de filtro são umedecidas com água morna e as sementes são dispostas a uma curta distância umas das outras. Todo o material da semente deve ser contado para posterior cálculo. Cubra a parte superior com outra camada de papel e coloque em local aquecido com temperatura de 26-27 ℃. Várias vezes ao dia, verificam-se bandejas com papel e umedecem-se guardanapos secos.

Após 3-4 dias aparecerão os primeiros brotos de pepino. Essas sementes tiveram a maior energia de germinação. Os brotos em corrida produzirão os arbustos mais saudáveis ​​​​e produtivos. Portanto, as empresas fabricantes estão atentas à determinação da energia de germinação e caracterizam as variedades na descrição pelo indicador de simpatia e taxa de germinação. A energia de germinação é igual à porcentagem de pepinos germinados nos primeiros 3-4 dias em relação à quantidade total de sementes.

filtro de papel

Após 6-7 dias, todas as sementes vivas deverão brotar. Conta-se o número de brotos saudáveis ​​e calcula-se a porcentagem do número total de sementes. Plantar pepinos com taxa de germinação inferior a 60% é considerado não lucrativo.

Mesmo que após 7 dias haja algumas que eclodiram entre as sementes que não germinaram, elas não são contadas e são descartadas. Quanto mais tempo a semente permanece sem germinar no solo, mais fatores negativos ela fica exposta.

sementes não germinadas

Germinação em serragem

Antes de verificar a germinação das sementes, a serragem é cozida no vapor com água fervente. Em seguida, é colocada na caixa uma camada de 5 a 6 cm, os pepinos contados são dispostos a uma distância de 1 a 2 cm, 2 a 3 cm de serragem cozida no vapor são despejados por cima e compactados. A caixa pode ser coberta com uma película transparente para evitar que resseque.

A caixa é colocada em um local quente e iluminado a 25-26 ℃. Os pepinos germinam no escuro, mas percebeu-se que em locais claros os brotos aparecem mais cedo e são mais saudáveis. Outros cálculos são realizados da mesma forma que no método do papel.

germinação em serragem

Germinação em rolo de papel

Duas camadas de papel poroso solto medindo 10x100 cm são umedecidas com água. Afaste-se 2-3 cm da borda superior e coloque a semente em uma linha a uma distância de 1,5-2 cm com os embriões para baixo. Em seguida, cubra com a mesma terceira camada de papel e enrole-o em um rolo solto, que é colocado verticalmente em um recipiente adequado.

A germinação dos pepinos deve ocorrer em local claro e quente. O papel fica umedecido à medida que seca. Após 7 dias, o rolo é desenrolado com cuidado, os brotos saudáveis ​​​​são contados e a porcentagem de germinação é calculada.

em rolo de papel

Aquecimento e tratamento com estimulantes de crescimento

Antes de determinar a germinação das sementes, elas podem ser preparadas. Aquecer a semente e tratá-la com estimulantes de crescimento aumenta a energia de germinação, acelera o crescimento da massa vegetativa e melhora o desenvolvimento do sistema radicular das futuras plantas. Pepinos comprados geralmente passam por preparação preliminar na produção.

Existem dois tipos de aquecimento de sementes:

  • aquecimento a seco;
  • aquecendo na água.

aquecimento a seco

O primeiro método é necessário principalmente para sementes “jovens” coletadas no ano passado.

Conselho!

O aquecimento a seco em um saco de linho em um radiador a uma temperatura de 50-60℃ durante um mês permite enganar a natureza e iniciar o processo de “envelhecimento”.

O aquecimento em água morna a 50-60 ℃ por 30 minutos antes da semeadura permite que os pepinos despertem mais rapidamente e é útil para aumentar a energia de germinação e a germinação.

aquecendo na água

Os seguintes produtos químicos e vitaminas são conhecidos para tratar sementes antes da semeadura (por 100 ml de água):

  • humato de sódio - 10-20 mg;
  • ácido succínico - 0,4 mg;
  • heteroauxina - 50 mg;
  • ácido nicotínico - 10 mg;
  • tiamina - 10 mg.

O volume da solução deve ser 2 vezes o volume das sementes, temperatura 17-18°C. A semente é embebida por 6 a 12 horas, depois bem lavada e seca.

processamento de humato de sódio

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim