Graças ao trabalho dos criadores russos, hoje é possível cultivar tomate não só nas regiões quentes, mas também nas regiões do norte. Uma das variedades desenvolvidas, capaz de crescer e frutificar nas condições da Sibéria, com baixas temperaturas e pouca luz solar, foi o tomate Pride.
Descrição da variedade
Orgulho do tomate da Sibéria é uma das primeiras variedades de tomate. Você pode começar a colher tomates já 3 meses após o aparecimento dos primeiros brotos. A variedade é determinada, embora tenha um crescimento elevado: a planta pode atingir 1,5 metros de altura. É importante amarrar os arbustos a um suporte vertical ou fazer um suporte. O arbusto tem formato padrão, não sendo necessária a formação de plantas.
De acordo com as características e descrição do tomate Orgulho da Sibéria, a variedade destina-se ao cultivo em terreno protegido. No entanto, nas regiões sul e central da Rússia é possível plantar em terreno aberto.
A principal característica da variedade siberiana é o grande tamanho dos tomates. O peso de uma fruta pode chegar a 0,9 kg. Portanto, os preparos caseiros não são feitos com tomates dessa variedade. O tomate é ideal para consumo in natura, saladas, suco de tomate e outros pratos de vegetais.
Observando as características do tomate Orgulho da Sibéria, podem ser destacadas as seguintes características:
- fruta grande;
- precocidade;
- os frutos têm formato redondo-achatado;
- a planta atinge 1,5 metros de altura;
- tomate escarlate;
- resistência a doenças e pragas;
- despretensioso no cuidado;
- os tomates têm um sabor agridoce agradável;
- os tomates são muito suculentos porque contêm 6% de matéria seca.
Características de cultivo
O cultivo do tomate começa com o plantio de mudas. Para isso, prepare as sementes e plante-as. Nas regiões do norte, o tomate é plantado em estufas e estufas, nas regiões mais ao sul pode ser plantado em terreno aberto. Isso é feito 2 meses após o plantio das sementes. Os especialistas recomendam o plantio de 3–4 plantas por 1 metro quadrado. m.
Cuidar da planta é bastante simples, consiste nos seguintes pontos:
- rega sistemática e de alta qualidade;
- aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos;
- enteado;
- realização de medidas preventivas contra doenças e pragas.
Vantagens e desvantagens
O orgulho da Sibéria tem alta produtividade. De um arbusto você pode coletar cerca de 4 a 5 kg de frutas e de 1 metro quadrado. m - 20kg.Além disso, a planta possui excelente imunidade a diversas doenças. Um bônus agradável será a despretensão do tomate e o amadurecimento precoce das frutas.
Para todo agricultor e jardineiro, os pontos importantes são o alto rendimento, a qualidade da colheita e o sabor agradável. Estas são as principais características das quais os tomates Pride of Siberia podem se orgulhar.
Apesar das muitas vantagens, a planta tem uma desvantagem. Você terá que gastar muito tempo amarrando os troncos ou fazendo suportes. Isso se deve ao fato do arbusto não suportar o peso do tomate e pode quebrar ou cair no chão a qualquer momento, estragando os frutos.
Características de cuidar e cultivar tomates
No início, foi planejado o cultivo de tomate siberiano nas regiões norte, em estufa ou estufa. Nas regiões mais quentes, a planta pode ser plantada em terreno aberto. São áreas como: Crimeia, Território de Krasnodar, Norte do Cáucaso.
Para aumentar o rendimento do tomate, é necessário cortar o excesso de galhos. Isso é feito para manter o arbusto em duas hastes. Além disso, os tomates precisam de fertilizantes especiais que contenham potássio e fósforo. Uma das características da variedade é a necessidade de rega. É necessário umedecer os tomates de maneira regular e eficiente.
Assim, podemos destacar diversas recomendações para o cultivo de tomate desta variedade:
- A planta é plantada de acordo com as condições climáticas.
- Poda de arbusto.
- Aplicação de fertilizantes.
- Capina.
- Rega regular e de alta qualidade de tomates.
- Liga.
Seguindo recomendações simples para o cultivo do tomate, você poderá obter uma colheita abundante e de alta qualidade que fará as delícias de qualquer veranista.
Doenças e pragas
Embora os tomates siberianos tenham alta imunidade a doenças e pragas, existem vários fenômenos desagradáveis que qualquer jardineiro pode encontrar:
- Os tomates estão quebrando. Isto pode ser devido à rega frequente. Para eliminar o problema, basta reduzir a intensidade da irrigação. Os especialistas recomendam adicionar adicionalmente fertilizante contendo nitrato.
- A mosca branca com efeito de estufa é um visitante frequente no cultivo da variedade siberiana. Para se livrar dos insetos, use um produto especial “Confidor”. Pegue 1 ml do medicamento e misture em 10 litros de água. Este volume é suficiente para 100 m². m metros de área. A mistura resultante deve ser pulverizada nos arbustos da planta.
- Wireworms podem aparecer quando cultivados em terreno aberto. Para se livrar dos insetos, é usado um método tradicional. Eles pegam palitos de madeira, colocam pequenos pedaços de vegetais sobre eles e colam no local dos insetos. A praga cheira a isca e vai em frente. Após 2 a 3 dias, os gravetos com insetos devem ser recolhidos e queimados. Você também pode coletar wireworms manualmente. Como medida preventiva contra a sua ocorrência, é necessário evitar o plantio de batata próximo ao tomate.
Até mesmo um residente de verão novato pode lidar com o cultivo de variedades de tomate da Sibéria. Os tomates distinguem-se pela facilidade de tratamento, colheita abundante e excelente sabor.