Tomato White Naliv é uma variedade criada por criadores cazaques através do cruzamento de várias plantas híbridas. Seu principal diferencial é a resistência a altas e baixas temperaturas, podendo ser cultivada em diferentes zonas climáticas. É por isso que é muito popular entre os residentes de verão para o cultivo de tomates em estufa ou em terreno aberto.
Características principais
Os residentes de verão que plantam regularmente a variedade de tomate White Naliv observam um grande número de suas características positivas.Basicamente fornecem as seguintes características e descrição da variedade de tomate:
- determinação: uma planta quando cultivada em estufa pode atingir uma altura de 70 centímetros, e em solo aberto - 0,5 metros;
- maturação precoce: a riqueza da colheita é coletada 90 dias após o transplante da muda;
- Durante o processo de amadurecimento, o fruto muda gradativamente de cor do verde claro para o vermelho. Curiosamente, a cor verde desaparece gradualmente, tornando-se semelhante ao tom de maçã White Pouring, e então a fruta fica vermelha;
- a planta se distingue por um caule denso e persistente de folhas médias;
- a planta tem um poderoso sistema radicular que cresce meio metro em diferentes direções;
- os tomates têm formato redondo, achatados dos dois lados, peso médio de 100 gramas;
- a primeira inflorescência forma-se após a 6ª folha, e as subsequentes em intervalos de algumas folhas;
- normalmente a planta forma 6 cachos;
- as folhas são de tamanho médio, de cor verde claro e com estrutura enrugada;
- o pedúnculo possui articulação;
- o arbusto é resistente à requeima: vale considerar que em geral a planta tem predisposição a essa doença, mas devido à sua precocidade não tem tempo de se infectar.
Vantagens e desvantagens
Muitos residentes de verão, com base em sua experiência no cultivo da variedade de tomate White Naliv 241, identificaram suas vantagens e desvantagens. As vantagens da variedade incluem:
- precocidade;
- excelente sabor a frutos maduros;
- polpa de fruta carnuda e suculenta;
- despretensão com o clima;
- durante o tratamento térmico, o tomate não perde mais propriedades benéficas;
- a capacidade da safra colhida ser armazenada por muito tempo;
- os frutos amadurecem quase simultaneamente;
- resistência a fissuras.
As avaliações dos residentes de verão também mencionam uma série de desvantagens:
- nível médio de rendimento: 3-8 quilos de frutas são colhidos em 1 metro quadrado, dependendo das condições climáticas e dos cuidados;
- resistência média a patologias comuns;
- exigência de cuidado.
Vale a pena considerar que a descrição do tomate Belyi Naliv alerta sobre a pouca capacidade de transporte do tomate.
Características de cultivo
Para obter uma colheita rica, é necessário cultivar adequadamente o tomate White Naliv. Isso deve ser feito de acordo com as seguintes instruções:
- As sementes são desinfetadas em uma solução fraca de permanganato de potássio. A desinfecção é realizada durante 2 horas. Em seguida, o material de plantio é lavado e colocado em estimulador de crescimento.
- No final de março ou início de abril, as sementes de tomate são plantadas em solo quente e colocadas em um recipiente largo. Vale considerar que o solo deve ser caracterizado por baixo índice de acidez e alto enriquecimento de oxigênio. Antes do uso, o solo é vaporizado e desinfetado.
- As sementes devem ser plantadas a uma profundidade de alguns centímetros, a uma distância de pelo menos 20 milímetros uma da outra.
- O material semeado nas mudas é regado e coberto com filme plástico. O recipiente deve ser colocado em uma sala onde a temperatura não seja inferior a 23 graus.
- Quando as filmagens aparecem, o filme é removido. A seguir, as mudas devem ser regadas somente quando necessário, sem deixar umidade na área foliar.
- Após a formação de 2 folhas, as mudas são plantadas em copos de papel ou turfa. Este material permite plantar uma planta diretamente neles, pois se decompõe rapidamente sem causar danos ao meio ambiente.
- Durante o crescimento das mudas, elas devem ser alimentadas com fertilizantes minerais.
- Antes de plantar tomates com recheio branco, as mudas precisam ser endurecidas. Portanto, 2 semanas antes do plantio planejado, é necessário abrir as janelas ou levar o vaso para a varanda por algumas horas.
Quando plantar mudas no solo?
É necessário transplantar as mudas cultivadas para uma estufa 50-60 dias após o plantio das sementes e para um terreno aberto após 65 dias. Se houver geada é necessário adiar o replantio. O material pronto para transplante deve ter mais de 20 centímetros de altura e ter de 5 a 6 folhas formadas.
Transplante
Para obter o máximo rendimento dos arbustos, é necessário seguir algumas dicas importantes para o plantio de mudas.
- Para o plantio é necessário preparar reentrâncias para que haja uma distância de 50 centímetros entre as plantas plantadas.
- Antes do plantio, o fertilizante fosfatado é colocado nas reentrâncias.
- As mudas são plantadas diretamente em copos. Caso contrário, você pode danificar facilmente o rizoma do arbusto.
Se você seguir todas as dicas listadas acima, a planta plantada não só dará altos rendimentos, mas também adquirirá forte imunidade a mudanças de temperatura e doenças.
Regras de cuidado
A principal dificuldade no cuidado da planta é que ela exige o plantio apenas em solo desinfetado. O arbusto é bastante despretensioso em outras condições. Porém, para aumentar a produtividade, recomenda-se os seguintes cuidados:
- regar a planta apenas pela raiz, sem atingir a folhagem;
- se necessário, afrouxe o solo e remova ervas daninhas;
- às vezes aplique fertilizantes minerais - uma vez a cada 1,5 semanas.
O tomate com recheio branco pode crescer e frutificar ativamente sem beliscar e amarrar os cachos às estruturas de suporte.
Se você seguir todas as recomendações listadas para semear, colher, plantar e cuidar da planta, poderá obter uma rica colheita de tomate. Se a estação for quente e os arbustos frutificarem abundantemente, alguns dos tomates podem ser colhidos na fase de maturação leitosa, o que lhe permitirá desfrutar de vegetais cultivados no seu próprio canteiro no inverno.