O tomate de fruta rosa de maturação ultraprecoce Kasamori F1 da seleção japonesa esteve recentemente presente no mercado russo, mas já se tornou o favorito dos horticultores que cultivam tomates em estufas para produção precoce. No Japão, são impostas altas exigências às qualidades tecnológicas e de consumo dos tomates cultivados em condições de produção. A empresa Kitano Seeds e seu híbrido Kasamori não são exceção. Híbrido de alta qualidade.
Sobre o híbrido
A bucha é do tipo indeterminado com entrenós encurtados, por isso é compacto. Recomendado para cultivo em estufas de primavera e inverno.Amadurece rapidamente, no 90-100º dia da germinação. A descrição disponível dos frutos indica que são muito grandes, com mais de 200 g, de cor rosa brilhante, destinados à salada, e adequados para venda no mercado de produtos frescos. O formato do fruto é achatado e redondo, com mais de seis ninhos de sementes. Os frutos são formados em cachos de 5 a 6 peças. Avaliações de jardineiros indicam que os frutos nunca são menores que 200 g. Em média, seu peso é de 270 a 300 ge o máximo é de 550 g. A superfície é plana e lisa, não se forma mancha verde no caule, e não foram observadas rachaduras na fruta.
Características distintivas do híbrido
Os produtores de vegetais com experiência no cultivo deste híbrido notaram uma série de suas propriedades positivas:
— boa frutificação em quaisquer condições, inclusive estressantes;
— alto rendimento, obtêm-se em média 4 kg de frutos por arbusto;
— a possibilidade de cultivo em todos os tipos de abrigos de filme e vidro, inclusive temporários, e em campo aberto.
Os especialistas destacam a alta plasticidade do tomate Kasamori, suas características permitem seu cultivo em todas as épocas do ano. O curto período de produção é a vantagem da Kasamori.
Conselho: plante mudas deste híbrido várias vezes, bem como sementes diretamente no solo para uma cultura sem sementes. Os últimos frutos podem ser colhidos no final de setembro e amadurecidos em casa. Não perdem o sabor quando colhidos na fase de maturação leitoso-cerosa.
Cultivo de mudas
O momento de semear as mudas depende de onde as plantas estão planejadas para serem plantadas em local permanente. As seguintes opções são possíveis:
- em estufa aquecida de primavera, a semeadura é feita em meados de fevereiro;
- em uma estufa sem aquecimento na primavera - no final de fevereiro;
- em campo aberto - nos primeiros dez dias de março;
- semeadura direta a céu aberto em duas épocas - final de abril e início de maio;
- semeadura direta em campo aberto em estufa móvel de outono - no final de maio.
Mudas de tomate precisam ser alimentadas a cada 10-14 dias. Eles aceitam bem fertilizantes à base de húmicos. Se faltar luz, as plantas são iluminadas com fitolampo.
Cuidando dos tomates em uma estufa
Os principais trabalhos de manutenção incluem regar, capinar e soltar, fertilizar e modelar arbustos. Os tomateiros em estufa precisam ser regados duas vezes por semana e em dias alternados durante os períodos de calor. Após cada rega, o solo deve ser solto e ao mesmo tempo removidas as ervas daninhas, pois podem ser portadoras de pragas e doenças.
É melhor que o solo da estufa seja coberto com turfa, serragem ou qualquer outro material. A formação de um arbusto inclui pinçar as plantas. Os enteados devem ser retirados até ultrapassarem 2-2,5 cm, sempre com instrumento desinfetado, por exemplo, tesoura. A planta se forma em um caule. Pincéis pesados precisam de amarração adicional.