Os tomates Chio chio san são uma excelente escolha para cultivo em qualquer zona climática. A sua exclusividade reside não só na elevada produção de fruta, mas também no excelente sabor.
Antes de semear um tomate, você precisa ler as resenhas sobre a variedade selecionada de planta de jardim. É importante conhecer as características básicas da hortaliça e as condições para o seu cultivo.
Propriedades básicas do tomate
A variedade Chio Chio San é popular há muito tempo e foi criada em 1998. Seus frutos pequenos, parecidos com ameixas, são ótimos para enlatados.E o período de maturação do tomate é no início de agosto, quando começam em massa os preparativos para o inverno.
As características e descrição da variedade incluem os seguintes indicadores:
- Em arbustos altos, atingindo dois metros de comprimento, formam-se frutos oblongos em cachos.
- O híbrido f1 tem sabor de sobremesa, polpa carnuda e casca fina e rosada.
- Em um cacho você pode contar até cinquenta frutas, cada uma pesando cerca de quarenta gramas.
- O rendimento por arbusto chega a cinco a seis quilos.
- Pertencente aos híbridos de primeira geração, o tomate está protegido de doenças fúngicas comuns.
- O tempo de maturação do tomate é de 100 a 120 dias após o aparecimento dos primeiros rebentos.
- As colheitas são feitas na hora certa, sem deixá-los muito tempo nos galhos, pois o tomate chio começa a rachar.
As frutas colhidas a tempo nos arbustos são armazenadas por muito tempo e toleram bem o transporte.
Os tomates Chio chio san enraízam-se bem e frutificam em quaisquer condições climáticas, e não têm medo do calor nem das temperaturas moderadas. Eles produzem altos rendimentos em terrenos abertos e estufas.
Trabalhos preparatórios e plantio de variedade indeterminada
Como qualquer variedade híbrida, cultive chio chio san simplesmente usando mudas. As sementes para plantio são preparadas com antecedência, adquiridas em lojas especializadas. As etapas do plantio de tomate incluem:
- rejeição de sementes;
- embeber as sementes em solução de permanganato de potássio;
- endurecendo-os na geladeira;
- preparar recipientes com solo nutritivo e solto;
- plantar sementes no solo;
- colheita após o aparecimento de duas ou três folhas verdadeiras.
Para que as mudas apareçam na hora certa e fiquem fortes, é necessário regá-las à medida que a camada superficial do solo seca.
Regras para plantio em terreno aberto e cuidados
Assim que chegam os dias quentes de maio, as caixas com as mudas cultivadas ficam expostas ao ar livre, primeiro por várias horas. O procedimento de endurecimento é ampliado gradativamente, deixando os tomates chio durante a noite na varanda ou terraço.
As mudas são plantadas em terreno aberto quando a ameaça de geadas noturnas no solo finalmente desaparece. As mudas são transplantadas para a estufa no final de abril - início de maio. Ao mesmo tempo, os rebentos jovens devem ter sistema radicular desenvolvido, caule forte e aparecimento dos primeiros ovários.
Para facilitar o cuidado dos pés de tomate, eles são colocados em fitas com distância de oitenta centímetros entre elas, em duas linhas com distância de cinquenta. É necessário adicionar húmus e cinza de madeira nas covas de plantio, de onde é fácil para as hortaliças absorverem o fósforo. Os tomates respondem bem ao plantio profundo, desenvolvendo um sistema radicular adicional em solo solto. Após o plantio, os arbustos jovens são regados com três litros de água por planta.
Para prevenir doenças fúngicas, duas semanas após o plantio, a hortaliça é pulverizada com calda bordalesa.
Dado o rápido crescimento dos caules do tomate chio chio san, após o plantio dos brotos, ele é amarrado em estacas ou treliças. Este procedimento deve ser realizado várias vezes durante o verão, à medida que os arbustos crescem em altura. A liga evitará que os caules fiquem quebradiços com o peso dos cachos de frutas.
O cultivo adequado de tomates inclui:
- rega moderada de arbustos até duas vezes por semana;
- aplicar fertilizantes em intervalos de três semanas, alternando orgânicos com minerais;
- arrancar os enteados da parte inferior do caule;
- beliscar o topo dos brotos no final de julho;
- afrouxar o solo, capinar;
- colhendo frutas à medida que amadurecem.
Para os pés de tomate cultivados em estufa, é necessário realizar ventilação regular, regulando a temperatura do espaço fechado. A fertilização com solução de verbasco na proporção de 1:8, nitrato de amônio, na quantidade de cinquenta gramas por balde de água, aumentará o rendimento do tomate. Se houver falta de fósforo, expressa por uma tonalidade roxa nas folhas, regue as plantas com uma solução de cinza de madeira (75 gramas por balde de água).
A variedade Chio Chio San é indicada para consumo in natura e saladas de verão. Os tomates têm poucas sementes e líquido. A descrição dos frutos carnudos fala do sabor agradável e do aroma maravilhoso do vegetal, que acrescentam a diversos pratos e conservas.
Para o inverno, molhos e sucos são preparados com tomates pequenos. São adequados para decapagem e decapagem, pois a integridade da fruta é preservada após o processamento a quente.
Jardineiros sobre tomates chio
Os fãs do tomate chio chio san destacam as seguintes vantagens da hortaliça:
- Os arbustos são especialmente adequados para estufas. Eles não ficam doentes e toleram facilmente o calor. Os frutos fixam-se bem à sombra parcial.
- Mesmo no plantio de um número mínimo de brotos, a colheita de pequenos frutos carnudos é suficiente para preparar o alimento para uma pequena família.
- Eles adoram comer deliciosos tomates em saladas e as crianças os apreciam frescos.
- Os tomates amadurecem juntos. Cada pincel implora para ser colocado em uma jarra.
- Para quem cultiva hortaliças para fins comerciais, a variedade é especialmente indicada, pois os frutos têm alta comercialização e não racham ou quebram durante o transporte.
O aspecto da casta, o seu sabor maravilhoso e os elevados rendimentos fazem com que muitos a escolham para cultivo nas suas hortas.