Enquanto se preparam para a nova temporada, a maioria dos produtores de vegetais começa a pensar sobre que tipo de tomate irão cultivar. Os amantes da colheita precoce escolhem o tomate Andromeda. Esta variedade é considerada relativamente jovem, visto que surgiu no final do século passado. Existem várias subespécies desta variedade que podem ser cultivadas em seu site.
Característica
As características e a descrição da variedade de tomate Andromeda ajudarão os horticultores novatos a estudar mais detalhadamente suas características e diferenças em relação a outros tomates.
Andromeda f1 é um híbrido muito bom que lida com muitas doenças sem problemas. A variedade tomate também pertence aos tomates resistentes ao frio, como comprovam as inúmeras avaliações de quem o plantou. No entanto, isso não significa que os arbustos crescerão ao ar livre em climas gelados. A temperatura ideal para cultivo é de 20 a 26 graus Celsius.
Esta variedade não é adequada para a obtenção de sementes para a próxima safra vegetal. O fato é que é impossível obter sementes de frutos maduros que poderão ser plantados no próximo ano para colheita.
Esse tomate determinado caracterizado por crescimento limitado, que termina quase imediatamente após a formação do racemo floral. Os tomates Andromeda têm arbustos de tamanho médio que crescem até 80 centímetros ao ar livre. Ao cultivar mudas em estufa, sua altura pode aumentar em 35 centímetros.
Durante o crescimento, inflorescências simples aparecem nos arbustos. Eles começam a se formar acima da sexta ou quinta folha. Todas as outras inflorescências aparecem a cada duas folhas.
Andromeda tem um rendimento muito bom. Os primeiros tomates começam a amadurecer três meses e meio depois de serem plantados no solo. Os frutos são bastante lisos e grandes. Após a maturação completa, o peso de cada tomate é de 150-170 gramas. A cor dos tomates depende da variedade. Na maioria das vezes são de cor vermelha, mas o tomate Golden Andromeda se distingue pelos frutos amarelos. Além disso, os frutos deste tipo de tomate são maiores do que os de outras variedades de Andrômeda. O peso médio de um tomate é de cerca de 300-350 gramas.
Os vegetais contêm muita fibra alimentar, vitamina B e licolina.Esta variedade de tomate é recomendada para pessoas com problemas intestinais e vasculares.
Plantando mudas
O cultivo de Andromeda começa com o plantio de sementes para produzir mudas jovens.
Preparação de sementes
Primeiro, o material de plantio é desinfetado. Durante este procedimento, você pode usar uma mistura especial de ácido bórico e vitríolo. Existem também outras maneiras de desinfetar as sementes. Para fazer isso, você pode mergulhá-los em uma solução fraca de permanganato de potássio. As sementes devem ser embebidas por trinta minutos, após os quais são lavadas e secas.
Preparação do solo
Recomenda-se plantar o tomate Pink Andromeda em solo pré-aquecido. Sua temperatura deve ser de pelo menos 15 graus Celsius. Você não precisa esperar o tempo quente para que a terra aqueça. Você mesmo pode aumentar a temperatura. Para isso, basta despejar água quente fervida várias vezes. Desta forma, você não só pode aquecer bem o solo, mas também desinfetá-lo.
Além disso, durante o cultivo, você pode instalar um ventilador de chão, que aquecerá o ar e evitará que o solo esfrie.
Desembarque
As sementes são plantadas em recipientes pré-preparados. Na maioria das vezes, caixas baixas ou potes de turfa são usados para isso. A segunda opção é ainda melhor, pois você pode plantar a planta junto nos mesmos vasos.
Várias sementes de tomate são colocadas em cada vaso a uma distância de 5 a 10 mm. A profundidade de plantio não deve ser muito profunda. Bastará aprofundar as sementes alguns milímetros abaixo do solo. Após o plantio, os recipientes com tomates são colocados em local aquecido e bem iluminado.
Plantando mudas
As mudas de tomate devem ser germinadas em ambiente interno até atingirem 30 cm, sendo recomendado monitorar a temperatura durante o cultivo das mudas. No primeiro mês após o plantio, deve permanecer constantemente a 25 graus. Depois disso, precisa ser reduzido gradativamente para que as mudas se acostumem com as mudanças de temperatura.
Solo para mudas
Para os tomates, o solo que contém muita matéria orgânica é o melhor. No entanto, nem todos os solos podem se orgulhar disso, então é necessário fertilizá-los com antecedência. Ao fertilizar, um quilograma de composto ou húmus deve ser adicionado ao solo.
Além disso, não se esqueça dos fertilizantes minerais que os arbustos jovens precisam.. Alguns meses antes do plantio, você deve adicionar 20 gramas de fertilizantes nitrogenados e potássicos.
Plantando mudas
O plantio inicia-se com a confecção de pequenas covas cuja profundidade não deve ultrapassar 10 cm, todas as covas são dispostas em várias fileiras a uma distância de 40 cm, podendo ser plantadas com menor frequência para que os arbustos não fiquem sombreados entre si.
Uma muda é colocada em cada cova. Depois que todas as plantas forem colocadas no solo, elas devem ser borrifadas com terra e regadas com água morna. Como Andromeda é uma variedade de crescimento médio, é recomendável instalar prendedores de liga perto de cada arbusto.
Conclusão
O tomate Andromeda é uma variedade de maturação precoce e com rendimento bastante elevado. Cultivar estes tomates é muito fácil. Para isso, basta olhar a descrição dos tomates Andrômeda e como eles são cultivados.